terça-feira, 6 de março de 2007

For certain

Há coisas simples que, em certos contextos, numa fracção de segundo, derrubam ideias, pré-concebidas, que nos acompanharam como dados adquiridos, a vida toda.

Em boa verdade, nem tudo, tudo nesta tese que me massacra tem sido feito só por mim. Há coisas que não domino, coisas que não têm, directamente, a ver com o tema estudado mas, ainda assim, coisas indispensáveis para a apresentação das conclusões.

Essa ajuda não tem preço. Há coisas precisas, que quando feitas em momentos chave, têm um efeito gigantesco. É o caso desta ajuda.
É, ainda mais, quando essa ajuda vem numa noite em que estava a sentir-me a chegar ao limite da resistência, e me manda dormir enquanto faz o meu trabalho.
É, ainda mais, quando mais do que uma ajuda numa tarefa, assume mesmo a responsabilidade por esse assunto e me tira uma preocupação.
É, ainda mais, quando adivinhando a alimentação irregular e inadequada, me chama a atenção para isso.
É, ainda mais, quando eu digo que também não o quero sobrecarregar, porque também tem as coisas dele, e me responde que nós, mulheres, somos físicamente mais frágeis, que pode porque os homens são assim mais abrutalhados.

Abrutalhados?! São?!?!
Achava que eram. Toda a gente diz, crescemos a ouvir isso, nunca sequer me interroguei acerca dessa certeza, sempre me pareceu que sim...
Achava que sim... até hoje. Só até hoje.

12 comentários:

Anónimo disse...

Não, claro que não. Farás o mesmo por ele quando precisar (e não serás abrutalhada). Que disparate (mas finge que acreditaste porque foi simpático pôr as coisas nesses moldes).

Xuinha Foguetão disse...

Margarida,

tb acho que nem todos são abrutalhados. :)

E um beijo para essa ajuda preciosa.

E outro para ti.

Piquinota disse...

O abrutalhado é muitas vezes fachada... e conseguem sempre mostrar-nos que também têm um lado frágil, preocupado, honesto,...:)

E ainda bem que um ontem te mostrou esse lado e te ajudou, não só com a tese, mas com a recuperação do folgo!:)

Jinhos

Jolie disse...

Pois... então ainda bem que tens uma amigo abrutalhado como esse!

Beijos!

Papoila disse...

Eu acho que o "abrutalhado" deles é uma carapaça, porque já sabemos como os homens são entre eles e se despem a máscara "abrutalhado" são logo alvo de bocas parvas... :)
Mas connosco caem as máscaras :)
Beijos

Ana disse...

Abrutalhados??!! Nao..nao acho.
Medrosos acho que sim, tem medo de demonstrar como realmente sao.
Que ajuda preciosa que tiveste, eh tao bom quando uma mao amiga se estende para nos quando mais precisamos.
Da minha parte e como gosto muito de ti agradeco-lhe tambem a ajuda que ele te deu.
Ana Felpuda

teresa.com disse...

ihih, é mais na forma de por as coisas em palavras do que em qualquer outra atitude, esta visto ;)

Anónimo disse...

Pois que muitos o são. Pois que o meu parece mas não é. Pois que eu é que às vezes sou.
Pois que ainda bem que apareceu.
Pois que sim, que há momentos e pessoas que nos fazem mudar o que pensamos. Ainda hoje li algures que não é mau mudar de ideias, mau é não ter ideias para mudar (e acrescento eu: mau é não haver quem nos ajude a mudar de ideias). E hoje tiveste uma coisa boa!

Beijocas e força!

Margarida Atheling disse...

Clara: claro que faço o que for preciso. mas espero que não seja o mesmo, porque senão... vai ficar com as coisas por fazer, coitado! ;))
fingir, não posso.;) mas aceitei assim, sem ripostar. e foi muito simpático, pois foi!

Xu: pelos vistos...
um bj para ti também. :)

Piquinota: frágil, não diria... mas preocupado e honesto, definitivamente sim.
ajudou, sim. ajuda.

Costinhas: ainda bem! :))

Papoila: nem sei se será fachada. acho que interiorizaram essa postura. assim como nós (eu, pelo menos) assumimos automáticamente que são duros e pouco perspicazes às nossas necessidades e subtilezas.

Ana: por acaso, não o acho medroso.
é, é tão bom.

Boleia: parece que sim.

Maçanica: pois que não podias ter mais razão!! :))
alguns são. alguns que até nos abrem a porta do carro, que nos puxam a cadeira para nos sentarmos... gestos maquinais, afinal, porque depois...
e depois há os outros, os que não fazem "malabarismos", não procuram deslumbrar-nos, parece que ligam pouco e depois, afinal estão lá e até fazem as coisas assim, com uma leveza, com uma justificação que nos deixa desarmadas porque percebemos que quem diz uma coisa dessas é porque não o é. nobreza?! é isto!!
aprendi a ter cuidado com as ideias pré-concebidas!

tomodoro disse...

E de vez em quando ocorrem situações destas em que descobrimos que afinal não são assim tanto, ou não são como pensávamos... e é tão bom conhecer estes lados.

bj

Rui disse...

Nunca se sabe a ajuda que chega em certas noites. :)

Margarida Atheling disse...

Shu: são mesmo certas ocasiões que nos fazem ver estas coisas. estas e todas as outras. é a vida que nos vai ensinando. sei que é uma frase feita, mas é a verdade.

MC: pois. :D

Rui: não, nunca sabemos. nem em certas noites, nem em certos dias. nunca sabemos quando chega, nem com que forma chega, nem sequer de onde chega.
normalmente, nem sabemos se chega.
pronto! já enrolei o assunto, como difícilmente, deixo de fazer.