quarta-feira, 21 de março de 2007

Capitulo 7


Há uns anos disseram-me que escrever uma tese era muito mais do que um trabalho académico, mais do que qualquer outro trabalho, que não se assemelhava à escrita de um livro, que era uma coisa muito mais exigente, desgastante, totalitária, que não se limitava a querer tomar preponderância na nossa vida, que se alimenta de nós. Disseram-me que era uma experiência violenta, e que esse era o motivo porque a maioria desistia.

Eu não entendi. Achei que era puro exagero.
Era um trabalho como os outros, que não me custavam fazer. Maior, só isso. Iria consumir mais tempo, mais trabalho também. Mas mais nada.
E continuava a não perceber porquê que tanta gente desistia.

Hoje sei que é isso tudo.
Não sei porquê que é assim. Mas sei que é assim.
Vi muita gente ficar pelo caminho (a maioria). Senti muitas coisas que nunca tinha sentido. Mas eu não quero desistir.

Fazer uma tese é difícil.
O esforço, a concentração, os momentos de cansaço e de solidão que provoca são de uma violência que não conhecia antes...
Escrever uma tese, de facto, não se assemelha a escrever nenhuma outra coisa.
Escrever uma tese é fazer um mergulho longo e profundo (quase) sózinhos. É entrar num mundo diferente, onde vivemos sem mais ninguém.
Escrever uma tese dá-nos também a percepção exacta do valor de uma ajuda, de uma palavra na altura certa, das pessoas de quem gostamos mesmo, mesmo de verdade...

Entrei em contagem decrescente.
O tempo agora, não passa, corre!
Há datas finais que se aproximam galopantes.
Há muita coisa ainda por fazer, e ajustes na gestão do tempo que se impõem.

Este blog, vai ficar mais parado.
As visitas às pessoas do costume, mais silênciosas.
Foi aqui que respirei muitas vezes, entre uma ficha de leitura, e revisão de um documento, a escrita de mais umas linhas de um capítulo. Foi aqui que encontrei a companhia na dose exacta que me fazia falta.
Não fosse o conservadorismo do juri das provas académicas e, nos agradecimentos da praxe, teria de destacar o apoio que me tem vindo daqui.

Vou entrar num momento mais silencioso, mas em paz. Tenho uma tarefa que, de algum modo me esmaga, mas sinto-me bem.
Sei que durante este tempo, não muito longo, mas muito intenso, vou fraquejar algumas vezes. É de praxe! Acontece a toda a gente!
Mas agora, resta-me respirar fundo e, finalmente, escrever o último capítulo.

26 comentários:

Clara disse...

Minha querida, toda a sorte do mund para este último capítulo!
Bjs

Ana disse...

Nem sequer imagino como deve ser dificil. Se eu estivesse no teu lugar acho que ia ser dessas que se ficam pelo caminho, de certeza.
Mas tu nao, tu vais conseguir!
Estas quase a chegar a fim, forca Margarida!
Beijinhos
Ana Felpuda

Miguel disse...

É de mim, ou andamos trocados?

Força, Margarida...por mais só que estejas no mergulho, sabes ter a margem cheia de gente a dar-te ânimo.

Xuinha Foguetão disse...

Força Margarida!
Arrasa!

Um beijo muito grande.

Estou a torcer por ti.

Piquinota disse...

A minha mãe costuma dizer "O rabo da cabra é o mais difícil de esfolar"... Por isso, acredito que este tempo vá ser duro...mas também será o fim!:)

Desejo-te imensa força para terminares a tese e para a apresentares!:)

Jinhos

[Ariana Aragão] disse...

Margarida,
Escrever uma tese - principalmente quando avançamos para um tema onde as informações aparecem dispersas em locais muito diversos e sem qualquer suporte escrito e fundamentado - pode parece uma odisseia.
Mas confessa, não é como fazer um filho e sonhar a cada dia com o momento da chegada?

Lembra-te que as próximas férias vão "saber a pato"!

Anónimo disse...

Então vai, mas volta rápido e com boas notícias!!!
Entretanto tenta relaxar de outros modos, não paralizes com os timings, ok?!

Beijocas e até já!!!

CGM disse...

As minhas noites vão ficar sozinhas durante um tempo ihihihi (isto vai ser mal entendido de certeza)

Minha querida, aplica-te e depois volta, ok? Não quero perder estes textos magnificos.

Bj

inesn disse...

força para a recta final!!!

ficamos, cá em casa, a torcer por ti!

beijinho grande!

tomodoro disse...

Então vai-te a ele ;-)

E que corra tudo bem.

Bjs e bom trabalho

Margarida Atheling disse...

Clara: obrigada! :))
e depois, finalmente, vem a minha visita guiada! ;)

Ana: tu?! se fosses tu, já a tinhas acabado!
mas eu também hei-de conseguir, sim. não é fácil, mas hei-de acabar! :)

Miguel: assim parece!
bom... mas eu não vou desaparecer, vou é aparecer menos. agora tu... não escreves desde o ano passado!
e obrigada! sabes que o apoio ajuda tanto, aligeira tanto o peso... :)

Xu: obrigada!
tomara que seja como o teu último jogo. pronto... até pode ser um bocadinho menos, mas que o ganhe! ;)

Piquinota: e a tua mãe estava coberta de razão! ;)
obrigada! :)

Ariana: eu lá descobri perto de 500 documentos espalhados por vários locais do país, diferentes arquivos, diferentes fundos... e mais não sei quantos livros e artigos (mais ou menos) relacionados. portanto estás a ver o género de coisa...
mas o que me irrita mais são as notas de rodapé e a necessidade de justificar toda e qualquer informação que faça, por mais óbvia que seja. Isto das práticas académicas tem muito que se lhe diga...
mas escrever uma tese é isso tudo que dizes! é um processo complexo, sofrido mas, ao mesmo tempo, mágico! tu sabes do que estás (estamos) a falar! :)
e as próximas férias... nem quero pensar nelas! :D

Maçanica: eu vou passando por aqui de vez em quando, e pelos vossos blogs, quando sentir que estou mesmo a precisar.
espero que sim, que tenha boas notícias em breve! :)

C: vão ficar um bocadinho sózinhas. não vou desaparecer completamente. ;)
já me estou a aplicar!
textos magnificos?! isso é que é exagero! :)

Inês: obrigada, amiga! :)

Shu: é o que estou a fazer! ;)
obrigada! :)

_+*Ælitis*+_ disse...

Precisas de tempo para te dedicar a esse ultimo periodo do sprint e é compreensivel. Ainda nao fiz tese (claro) mas nao sabia que era isso tudo: tão complicado.

CORAGEM ta?

ficamos a tua espera :)

Dulce disse...

Um beijinho carinhoso, e fico a torcer por ti!

NaRiZiNHo disse...

Cá em csa também se gasta disso :S
Tipo: "P. que lindo dia de sol, vamos sair?"
Diz o P.: "Oh, estou a trabalhar na tese!"
E pronto....está tudo dito! :S snif
Boa sorte! ;)
:-*

Carina Oliveira disse...

Quando voltares, já com tudo feito,
cá estaremos...

Tudo de bom e até breve.

beijos

http://esomeusegredo.blogspot.com

Anónimo disse...

Será isso tudo mas tu consegues!
Olha quem...!? Como se eu não te conhecesse e soubesse que a última cena é sempre tu com as coisas feitas e muito bem feitas! ;-)
Prometo tentar não te desconcentrar muito e portar-me bem! Acaba lá isso de uma vez que depois vão ser só festas! :-D

Beijos

Catarina

Rita disse...

Compreendo-te tão bem.

Quando estavaa terminar a minha tese também tive necessidade de me afastar um bocadinho de tudo para centrar atenções!

Mas depois, quando tudo termina, sabe tão bem!!!

Boa sorte!

Beijos

Papoila disse...

Então que o último capítulo te corra da melhor forma possível. Tanto esforço até agora, só mais um bocadinho e já já vais ver a tua tese terminada!
Muita força e um bocadinho de sorte também minha querida, que ajuda e muito.
Um beijo e... cá estaremos à espera do teu regresso em força!
:)

Unknown disse...

Olá

Tenho muita admiração por pessoaas como tu - Grande capacidade de trabalho!!
beijocas e boa sorte!!
yami

dinorah disse...

olá!!! há já bastante tempo que não passava no teu cantinho! E como já vai adiantada a tua tese!
Muita força agora para o último bocadinho!

Deixei uma perguntinha no meu blog e busco opiniões! bora lá?

beijinhos

nelsonmateus disse...

o k esta na foto ... é apenas 1 capítulo ou nã tem nada a ver???

Vilma disse...

Vou sentir saudades .. mas é por uma causa maior!
Volta breve!
Beijinho moça! ;)

Margarida Atheling disse...

Elite: sim é difícil, mas quando chegar a altura tu vais fazer a tua! e de certeza que não vais vacilar! :)

Dulce: obrigada! sabes que essas coisas ajudam! :)

Narizinho: então já sabes...! ;)

Carina: obrigada! mas vou passando. aos bocadinhos. quando for possível ou quando sentir necessidade. :)

Catarina: ... hoje estavas bem menos animada! ;)
(sim, eu sei que era com outro assunto!)
espero que estejas certa neste! mas só neste! ;)

Rita: tem de ser. temos mesmo de alterar as nossas rotinas. o que tem piada é que isso acontece naturalmente.
ai... depois deve ser fantástico! :)

Papoila: ainda é um "bocadinho" muito trabalhoso! mas vamos ver...
obrigada! a sorte também é bem precisa! :)

Yami: olha que não é caso para isso. a tese já devia estar terminada há imenso tempo. tenho vindo sempre a adiá-la...! :)

Dinorah: obrigada!
vou lá sim. prometo que te dou a minha opinião! :)

Nelson: aquilo é apenas uma pequena parte das coisas que tive de usar para fundamentar o que digo no capitulo que estava a escrever. por acaso o 4.1.2.
hoje estou noutro.
fico farta e tenho de saltar. depois é um "estendal" de papéis por todo o lado, arrumados em montinhos, de acordo com o assunto.

Vilma: vou voltando de vez em quando. sabes como é... umas vezes porque preciso, outras porque arranjo um bocadinho... ;)

Sara MM disse...

força!!!!!


é o que me espera... ai ai....

mas já tenho o Draft pronto!! :oD


Bjss

Margarida Atheling disse...

Sara! Até senti umm nó no estomâgo (linda imagem!)!
Estás mais adiantada do que eu!

Então e a Casa do Meio? Foi bom, não foi?! :)

Bjs!

Anónimo disse...

também estou a escrever uma tese e já estou a dar em doida.
Primeiro é as pesquisas em arquivos e tudo quanto é biblioteca e jornal.
Depois é reunir a informação. ler ler ler, justificar ....bah