quinta-feira, 15 de março de 2007

Poesia

Almocei na varanda.
Com tempo, com silêncio, com a casa só para mim. Com o jardim aos pés, com a vista nas vinhas, no pomar, na mata, no rio lá em baixo...
Recosto-me na cadeira, deixo-me descair um bocadinho e deixo-me estar assim, só com o som de um melro a cantar e dos outros passarinhos que andavam de árvore em árvore.
Enrolo preguiçosamente a ponta do cabelo no dedo, sinto a calor do Sol e o ar morno tão envolvente. Fecho os olhos devagarinho, só na esperança de que o tempo passe devagarinho, muito devagarinho...
Passo a mão pelo pescoço e respiro fundo.
Uma borboleta branca vem pousar na outra mão. Suspendo os movimentos para não a assustar e poder prolongar aquele momento.
Depois ela voa até às sardinheiras.

Olho para o pilar e penso: (as juntas entre as pedras já estão a precisar de ser pintadas outra vez. é que é sempre o mesmo. e o tecto do terraço a mesma coisa. nunca mais resolvem o problema do escoamento da água da chuva lá em cima e depois é isto. e o portão do páteo lá de dentro também já precisava... está a começar a descascar. e convém ser antes do verão. se calhar até há tintas que sobraram, lá na garagem. aquela garagem está uma confusão! tanta tralha lá dentro! por mim, metade daquilo ia para o lixo! com os dias assim, até já dava para caiar os muros e os poços. devia telefonar porque demoram sempre tanto até virem! será que se importavam de deixar cá mais um cavalete?! é que me dava mesmo jeito outro..., para pôr os arreios da c. [da égua], mas se lhes vou cravar um cavalete de cada vez que cá vêem... coitados! e a esquina da portada da sala também precisa de ser arranjada! aquele cão só faz estragos...!)

E não podia ter encontrado um remate mais poético para um almoço tão perfeito!

15 comentários:

Dulce disse...

:)
Sim, essa auto-converseta está "romântica"!...

Perola Granito disse...

Que tranquilidade.

Jolie disse...

este teu texto é um excelento exemplo das razões pelas quais extasiei com o teu siga para bingo :)

beijinho

Margarida Atheling disse...

Dulce: do mais romântico que há!! ;D

Perola&granito: foi um almoço tranquilo, sim. :)

Costinhas: e lá andamos nós a estas horas!! ;))

Clara disse...

Não sabias, que a vida interrompe sempre a poesia?
that's life.

Xuinha Foguetão disse...

Maravilha! :)

Beijos

Frederico Silveira disse...

A penny for your thoughts...

Já sei que não tenho direito a "beijinhos, festinhas e coisas afins" mas e um almoço? Aceitas um almoço?

Beijo

Ana disse...

Ai que bom, almocinho na varanda, silencio, passarinhos, o rio mais em baixo comeco a imaginar-me num cenario assim....puff de repente veio os deveres, o trabalho que precisa de ser feito, vou-me ja embora.
Beijinhos
Ana Felpuda

* Ja esta bom tempo ai, nao esta?

Maria disse...

gosto tanto de te ler...

bjnho

Margarida Atheling disse...

Clara: pois sabia!
mas, o certo que ela acaba sempre por tornar a aparecer, qual fénix.
"that´s life", assim mesmo!

Xuinha: ...a primeira parte! a primeira parte sim!
mesmo sem crespes e sem brasileiro! ;)

Frederico: nem por um "penny", nem por dinheiro nenhum!
o que está acessível dos meus pensamentos está à vista.
quanto ao almoço, definitavemente, não. mas obrigada.
não tentes. a sério. não é uma questão de insistência ou de me demonstrares que merecias, porque eu até sei que sim. sou eu não tenho disponibilidade afectiva. é "só" isso. e isso é ponto assente.

Ana: pensei isso mesmo: "vou-me já embora!" ;)
sim, estão uns dias fantásticos. quentinhos, luminosos... quase um pecado! ;)
mas as noites ainda estão um nadinha frias.

Maria: obrigada! mas, sinceramente, fico até um bocadinho atrapalhada. :)

Frederico Silveira disse...

Há gajos mesmo com muita sorte! Não posso dizer outra coisa.

NaRiZiNHo disse...

Ui....
Eu sou uma gaja muito cusca, além de gostar muito de te ler, também lei-o o que te escrevem.
E o Margarida.... tu acabaste de pregar um prego tão afiado em alguém....tu tem cuidado com os AVCs :)))))
Agora a sério, um dia destes temos uma editora a dar um penny (;)) pelos teus belos rabiscos ;) (ou mais)
:-*

Frederico Silveira disse...

Em mim, não é Narizinho!?
Eu arrisquei-me a apanhar e ela não teve embaraços. Mas até dessa frontalidade e clareza eu gosto.
Repito que há gajos com muita sorte, e não sou eu é claro.

Margarida permites a troca de opiniões no teu blog não permites?

CGM disse...

É por essas e por outras que eu ando indecisa em ir para o yoga, acho que vou dar por mim em vez de relaxada, a pensar o que vou fazer quando chegar a casa e ao escritório :)

Bom fim de semana!

(e sim, o bebé bebe o bibó às 4 e aproveito o despertar para dar uma vista de olhos no bloglines) :)

Margarida Atheling disse...

Frederico: mais uma vez (espero que pela última) digo-te que isso é uma conclusão tua.
e - vá lá! - eu não bati a ninguém! só quis deixar as coisas claras, e acho que isso é bem mais honesto do que andar a brincar ao "gato e ao rato".
claro que permito a troca de opiniões no meu blog! sou uma boa anfitriã, gosto que se sintam em casa. ;)
E a Narizinho é uma boa rapariga!

Narizinho: não foi com intenção de fazer sangue. acho que não fui agressiva (até porque não tinha porque o ser!). fui directa, mas isso... ;)
eu tenho uma editora que me dá um bocadinho mais do que um "penny", e está à espera há... séculos. mas primeiro tenho de acabar esta tortura da tese. (mas são assuntos completamente diferentes. não me acho, nem por sombras, com qualuer vocação literária. mas obrigada!) :)

Cgm: uma amiga minha faz yoga e tem-se dado lindamente. eu penso como tu: acho que aproveitava para pensar em tudo! :)
e então é isso...
estva a ver que havia alguém ainda pior do que eu. esta noite dormi três horas, e não é que eu não goste de dormir!
aproveitas a calma da hora, não é? :)