segunda-feira, 26 de março de 2007

"Interlúdio # 3" ou "Arco-íris"

fotografia dele


Em pequena tinha uma enorme adoração por arco-íris. Deixava-me encantar por eles. Exerciam um fascínio sobre mim, tão forte, que largava tudo para ficar a olhar para eles.

Uma vez desapareci de casa.
Pus-me a andar atrás de um arco-íris e causei o pânico entre a família, que não sabia o que me tinha acontecido.
Estava a brincar no páteo e vi-o muito colorido, e vi também que a base parecia estar numas árvores lá à frente. E pus-me a andar. Era uma mania que parece que sempre tinha tido - deve ter nascido comigo - , queria chegar ao pé do arco-íris e tocar-lhe.
Fui andando, andando, mas a base, infelizmente, ia-se afastando à medida que eu andava.
Fui travada pelo Sr. Luís, que morava (e mora ainda) numa das primeiras casas de uma pequena aldeia que fica a quase dois quilómetros daqui.

Apesar dos meus quatro anos lembro-me muito bem. Lembro-me de ele me ter trazido de volta a casa, lembro-me do susto da minha família, e lembro-me perfeitamente do castigo que isso me custou. Mas lembro-me, mais ainda, da tristeza de não conseguir alcançar o arco-íris.

E tudo se manteve assim, pela vida fora.
A mesma paixão pelos arco-íris e a mesma incapacidade de os alcançar. A ironia parece ser tão grande que nem com a máquina fotográfica os consigo apanhar. Ou não a tenho, ou não tem bateria, ou qualquer outra coisa.
Foi por causa de uma queixa destas que ele me ofereceu este. E foi o mais próximo que alguma vez consegui chegar de um arco-íris.
Entretanto... também já deixei de correr atrás deles.

E isto tudo porquê? Porque já vou no segundo pacote de lenços de papel do dia. É que ontem vi um, lindo de morrer, e mesmo que não tivesse corrido atrás dele, deixei-me ficar à chuva uma infinidade de tempo só a adorá-lo. E não me arrependo nada!

21 comentários:

Miguel disse...

Essas nossas particularidades são muito do meu agrado. São imagens carinhosas que nos ficam de nós mesmos e nos fazem dar-nos rebuçados de ternura.
Não desistas, Margarida...Afinal como podemos ter a certeza de não o encontrar? Nós até o estamos a ver...! Basta querer, acreditar e dar um passo, sem medo como o fizeste na inocência da meninice.

O Sr Luís salvou-te de te perderes, entregou-te segura à família, mas estes são dias em que te podes afastar mais de casa. Eventualmente alguém terá preocupação genuína contigo, como teve a família então. Mas, Margarida... o arco-iris está ali... vai!

P.S. Leva a máquina com bateria, para que quando o encontrares, o guardares para sempre contigo.

Bj

Vilma disse...

Também fico fascinada com o arco - iris! E já tive a alegria de fotografar um!
MAs na realidade, o melhor mesmo é parar para os desfrutar...! :)

rosa disse...

são os arco-irís que dão cor aos nossos sonhos e nos fazem correr. continua em busca do teu arco-irís, mas não o queiras agarrar...saboreia-o apenas, cor por cor!

Anónimo disse...

Só tu...:)))

NaRiZiNHo disse...

LOLOLOLOLOL
Ai, só tu.
O Miguel brinca com a história da máquina fotográfica, mas há uns mezitos atras eu fui buscar a minha para tirar uma fotografia ao arco-iris :S, mas quando regressei já só tinha meio arco-iris :S.
Quando vejo um, sinto-me rejuvenescer, é uma sensação tãooooooooo boa!
:-*

Dulce disse...

Apetece-me escrever uma história inspirada nessa tua tentativa de agarrar o arco-íris.
Posso?
É que a imagem é de uma ternura enorme...

nelsonmateus disse...

é pá! deves pensar k é a borlix!?
são 2,99 euros! :P

CGM disse...

Margarida, sinto-te agora assim uma nostalgia, um romântismo, um registo um bocadinho diferente do que me tens habituado, mas ainda assim lindo!

Beijinho e bom trabalho ;)

Xuinha Foguetão disse...

Arrepender de quê? :)

Também gosto muito de arco-íris.
Tenho poucas fotos, mas tenho algumas e são grates se quiseres.

Ahahahahahahaha!

Beijocas grandes e...

...SANTINHO! :)

Piquinota disse...

Eu sinto esse fascínio por fogo de artifício!! Chego a parar o carro em sítio estranhos, porque ao longe o céu se está a iluminar... E fico com ar de criança a ver as cores explodirem no céu...:)

As melhoras para essa gripe!!


Jinhos

Anónimo disse...

Que coisa tão terna!!! Porquê que havias de correr atrás de arco-íris se te ofereceram um!? Eu também não corria.
Que falta de imaginação que as mulheres têm. Pedimos sempre flores mas um arco-íris é muito melhor.
Tu tinhas umas manias! ;-)
Sei que nem te passou pela cabeça mas sabes que acabei de sentir uma enorme bofetada com luva branca!? Sabes!?

Beijos

Catarina

Margarida Atheling disse...

Miguel: a expressão "rebuçados de ternura" é tão bonita! :))
não desisti, simplesmente, deixei de sentir necessidade de correr atrás dele. está mesmo à frente. correr para quê?!
se calhar a pertença tornou-se mais importante para mim do que a posse, e o que eu tentava era agarra-lo. agora basta-me tê-lo à minha frente, sentir-lhe a presença e sentir-me mais dele do que tê-lo como coisa minha. (confuso, eu sei)
(pois... a máquina... dava jeito!) ;)

Vilma: sorte a tua, pois! :)
mas concordo completamente contigo. disfrutá-lo é mil vezes melhor. se calhar foi por isso que, no domingo, me deixei simplesmente ficar ali.

Gaia: é isso mesmo! basta-me saboreá-lo! :)

Clara: a minha mãe diz o mesmo! ;)))

Narizinho: afinal não sou só eu! parece que não gostam de ser "capturados".
ai! é mesmo tão bom vê-los! parece que nos lava a alma! :))

Dulce: podes, claro! é uma honra!
a imagem ou a "imagem"?! :)

Nelsinho: há quanto tempo não fazias comentáriozinhos deste tipo, humm?! Assim lindinhos, completamente contra a corrente?!
até pensava que os tinhas abandonado... ;))
€ 2,99 ?! com ou sem IVA? e os juros de mora?! é que já a tenho há uns meses...
e é preço unitário ou é por todas?
é que tenho de saber se devolvo arco-íris, castelos, mares, ... à procedência... ;)))

C: achas?! não me tinha apercebido.
talvez tenhas razão, mas não me passava pela cabeça!
ando um bocadinho mais calma, menos belicosa, mais tranquila... talvez mais equilibrada. mas não sei de que modo isso se refecte na escrita.
não sei se estarei mais romântica e nostálgica, sei que me sinto mais em paz, talvez um bocadinho mais adocicada, mais ponderada também e, acho que por isso, mais justa. mais justa para mim e para as pessoas de quem gosto. e isso agrada-me.
agora, os sintomas de mudança, passam-me despercebidos. admito que, "de fora", se vejam melhor.
obrigada! :)

Xu: arrepender de ter ficado plantada à chuva. eu mais?! ;)
só posso dizer que tens muito bom gosto. e generosa também, porque tens fotografias grates!
pois quero! arco-íris e crepes! ;))
Atchim!!

Piquinota: eu também fico parada para ver p fogo de artifício. acho até que é o ponto alto da passagem de ano!! :)
obrigada! já quase não há vestigios dela! :)

Catarina: mas eu não pedi nenhum arco-íris. lamentei a minha sorte, mas não o pedi. se tivesse pedido, onde é que estava a piada?
tu não vais pôr-te a pedir arco-íris por aí, pois não rapariga?!
tinha, tinha. eu tinha uma manias. mas há quem ainda tenha umas manias! ;))
pois não. não me passou pela cabeça (sabes que tenho mais que fazer do que pensar nisso!), mas se sentiste... se calhar... :)

Dulce disse...

A "imagem"...

Ana disse...

Que romantico!!!
Um arco iris eh uma prenda muito especial, representa esperanca e O cumprimento de uma promessa.
Como dizem os irlandeses por aqui..

The rainbow represents a promise
That God made to man one day
That He'd never flood de earth again.
Or wash men's dreams away.

Luna disse...

sao imagens únicas, um arco. iris é mto bonito. ainda bem que o sr te encontrou mas eram outros tempos, havia pessoas boas e bondosas e todos se conheciam. que aventura bolas os teus pais deviam ter passado um susto imagino a tua cara assustada a dizer so querias apanhar o arco- iris. tb nunca consegui fotografar um.

nelsonmateus disse...

xiiiiii ... tanta complicação.
agora entendo pork razão é k a xuinha foguetão os dá e nã os vende! :D

Anónimo disse...

Minha querida!
Adorando tu a Escócia estás então arrumada. Eu nunca vi tantos arco-iris como quando lá estive. Da próxima vez que lá fores, leva a bateria da máquina carregada e garanto-te que sais de lá com montes de fotos! Lembraste da foto que eu tenho no blog com 2? Escócia!
Beijocas

Sara MM disse...

independentemente de tudo o que disseste ser lindo... o texto que daí resultou, só por si, é magnífico!!!!


BJss

Margarida Atheling disse...

Dulce: eu gosto das duas. reforçam-se. :)

Ana: que lindo!!
os irlandeses são muito dados à poesia, e a uma poesia muito natural, i.e., muito ligada à natureza e às coisas simples, mas sempre muito bonitas. gosto muito da poesia irlandesa, como da escocesa, herdeiras de uma tradição celta com poetas (que eram, ao mesmo tempo, sacerdotes) antiquíssimos. sempre gostei.
gostei, muito especialmente, deste poema pequenino! :))

Luna: pois era. bom... por aqui ainda é um bocadinho de paraíso na terra, e a um pulinho de lisboa! :)
não sei se tinha cara assustada, mas lembro-me muito bem da cara de pânico dos meus pais e avós.
foi uma coisa, realmente muito arriscada. podia ter caído num poço, num buraco qualquer, ficar presa numa vedação, perder-me... tive muita sorte!
Diz-se que Deus protege os inocentes... mas mesmo assim... :)

Nelsinho: complicação nenhuma.
organização, é o que é! método!
só falta mesmo uma etiqueta em cada coisa, como uma certa pessoa punha... ;D

Mel: lembro-me pois! :))
estás a ver como tudo faz sentido?! :)

Sara: simpatia a tua... :)

alealb disse...

eu e meu marido também gostamos de ver arco-íris.
são maravilhosos presentes de Deus!
beijos,
alê

Jolie disse...

E o que eu gosto de arco-íris!

(e a Joana neste sábado queria à força que parássemos o carro e fossemos a uns prédios - porque o arco-íris parecia acabar lá - procurar o tesouro! :p)

beijos