quinta-feira, 14 de abril de 2005

Quatro Estações

Ontem estava um dia de Sol, e soube-me bem.
Hoje está encoberto, vento, o céu cinzento, húmido ao ponto de chuviscar. Andei na rua de manhã e apanhei o chuvisco na cara. Voltei-me para o vento e gostei de sentir os pingos miúdinhos a baterem-me na cara e o cabelo a ficar húmido.

Entretanto reparei que, às vezes, me sinto feliz por os dias estarem com Sol, outras por estarem com chuva, umas vezes por estarem calmos, outras vezes por estar um vento que convida a ficar em casa.
Outras vezes fico triste porque está chuva e o dia cinzento, ou porque está Sol e um dia brilhante, ou porque está nevoeiro, ou...

Reparei que gosto da Primavera porque os dias começam a ser maiores e mais alegres, as temperaturas se tornam mais amenas e existem manhãs com orvalho.
Gosto do Verão por causa dos dias grandes e passados junto ao mar.
Gosto do Outono por causa da luz dourada, das temperaturas mais frescas, da sensação de calma.
Gosto do Inverno por causa dos dias cinzentos, da chuva ouvida na cama, dos dias de nevoeiro em que tudo parece mais aconchegado e silêncioso, do frio que obriga a roupa quente.

Afinal gosto do frio e do calor, da luz e da sombra, dos dias grandes e dos dias pequenos, dos dias secos e da chuva intensa.
Ou sou tonta ou nós conseguimos gostar - ou não! - das coisas mais contraditórias! Afinal depende tudo daquilo que nos vai na alma! Bem que o meu pai sempre me disse: A felicidade -ou infelicidade - é um estado de espírito!

8 comentários:

Vilma disse...

Concordo... nós podemos escolher como começar o dia: abraçando-o e agradecendo por ele ou encará-lo com má cara. Eu sou como tu: gosto de todos os dias, todas as estações têm a sua beleza e procuro aproveitar cada uma`no seu tempo. Beijos! gostei deste post... lindo!

Cláudia disse...

E o nosso estado de alma é como que as estações do ano: podem existir várias num mesmo dia. É apenas uma questão de tirarmos delas (estações) o máximo proveito possível, porque todas têm o seu lado positivo.
Beijinhos mimados num dia que começou com chuva mas que agora já sorri. :o)

Unknown disse...

Passei por cá e gostei muito, prometo voltar.

Anónimo disse...

Tens um pai muito sábio....
beijinhos
Sofia & Pirilampo

dinorah disse...

Também gostei deste post!
Mas, apesar de concordar até certo ponto, continuo a ter a minha preferência pelos dias de céu azul e sol... E acho que não é só psicológico!
Claro, está que os outros tb têm o seu encanto!

beijinhos

C_de_Ciranda disse...

Olá cachopa jeitosa! ;)
É mesmo assim. É como no caso do trabalho: o que eu me pelo por umas férias fora, em trerras desconhecidas, no entanto adoro trabalhar também e nem consigo estar tempo a mais sem fazer nada. As coisas completam-se e não fazem sentido isoladas. ;)

Beijos grandes

*** Ciranda

PS: Ando meia a leste, cheia de trabalho até às orelhas! Não me importo mas as minhas visitas são condicioandas. Mas tu sabes como é... ;)

Jolie disse...

Gosto sim senhor. Das palavras, das estações... enfim tudo neste post.

Mas honestamente, eu sou filha da primavera e esta é definitivamente a minha estação favorita!

Beijinhos
Sandra

carlag disse...

Gosto do Outono. É o meu mês.
Mas, a Primavera é a minha preferida.
um beijinho