terça-feira, 5 de abril de 2005

Futilidades

As palavras mulher e futilidade sempre andaram de mãos dadas. Culpa dos homens que criaram, difundiram e quase fixaram essa ideia, diriamos nós, mulheres.
Mas a culpa é mais nossa do que deles.

Eles também se preocupam com a imagem, também se preocupam com a roupa que vestem (já tentaram perceber se, de facto, um guarda roupa de uma mulher é mais dispendioso do que o de um homem?), também passam horas ao espelho, mais que não seja a fazer a barba com uma das novas máquinas que estão sempre a aparecer, também usam perfumes tão caros quanto os nossos... Enfim, contabilizadas as coisas não haverá uma grande diferença quantificável.

A questão reside toda numa única coisa, chamada discrição.
Os homens são discretos!
Mal damos conta de que também compram roupa. Nunca falam nisso.
Já nós não! Podemos não comprar muita roupa nem muitos pares de sapatos, mas andamos sempre a falar nisso.
Falamos em marcas e em lojas e em calças, e em saias, e em camisolas, e em perfumes, e sapatos, e cabeleireiros...
Falamos, falamos, falamos... Como se isso fosse muito importante para nós. E até nem é!
O tempo e o dinheiro que gastamos com essas coisas não é - salvo aquelas excepções que todas conhecemos; representantes de um género que, felizmente, vai rareando cada vez mais - significativo.

Eu, falando por mim, nem tenho, normalmente, paciência para compras. Não me agrada passar dias a ver montras e a entrar em lojas.
Quando mudamos de estação, quando tenho uma viagem, ou algum acontecimento mais exigente aí sim. Tenho mesmo que fazer compras.
E isto é aplicado à roupa, aos sapatos, aos perfumes... e até à ida ao cabeleireiro. Vou quando tenho que ir, mas isso não me faz sentir melhor.
Se falarmos de livros, bom... aí as coisas são diferentes: sou uma compradora compulsiva. Mas também, que mal tem. Eu até nem tenho vícios!

Hoje, talvez porque o dia está marcadamente primaveril, tenho-me lembrado a toda a hora que era bem oportuno fazer umas comprinhas. Alguma roupa e, sobretudo, sapatos.
Mas o que me aborrece comprar sapatos...! Vejo dezenas de montras até encontar algum par que não me desagrade.
Tenho estado para aqui a pensar - e a trabalhar, ao mesmo tempo! - que tipo de sapatos hei-de comprar, e de que cor, e... atrás de uns sapatos vem uma mala, e ...
Bom... hoje resolvi contribuir para a imagem de futilidade associada à mulher. Mas prometo que é só hoje!

10 comentários:

Anónimo disse...

Eu tb tenho de comprar uns sapatos!!!!! (MAIS UMA FUTILIDADE)

Anónimo disse...

Eu também não tenho paciência para compras... mas perco-me por sapatos e carteiras!
E sabes tb? tenho saudades tuas... recebeste o meu mail?
beijinhos
Sofia & Pirilamp@ (Coimbra)

Mocas disse...

Vou ao cabeleireiro de seis em seis meses. Roupa...só agora é que estou a despertar novamente para ela, com este cheirinho a Verão que para aí anda. Nunca fui de me arranjar muito...mas, às xs, gosto de falar sobre esses assuntos e meter o nariz nas montras hehehe...até ando a fazer uma dietazita, que isto, depois da gravidez, descambou um bocadito ;)

Bjs

dinorah disse...

Tens razão em dizer que a culpa é nossa (mulheres), que afinal de contas somos muito mais exigentes connosco próprias do que sequer passa na cabeça dos homens!

E por mim falo!
(e gosto das compras!)
bjs

C_de_Ciranda disse...

Bem... ufff ... olha que isto de estar uns dias fora, tem que se lhe diga. 'Vossemecês' escrevem muiiiito, com mil diabos! Precisava de mais 2 dias de férias - só para me actualizar, arre! ;) Enfim! É bom sinal, suponho!

Quanto a este assunto, não sei se posso concordar assim tanto quanto isso, contigo. É que, a mulher como símbolo da feminilidade é, por natureza, vaidosa e com um gosto tendencial para tudo o que é bonito. E há-de sê-lo, ao longo de toda a sua vida. Já o homem, tem fases. Até aos vinte e muitos o seu aspecto exterior (e sabe Deus que muitas das vezes também o interior) reflecte uma forma de estar na vida. É uma atitude. Depois lá sossegam, mais tarde. A fase dos 30 aos 45 (??) é possivelmente aquela onde se evidencia um certo cuidado com o seu aspecto exterior. A partir daí, numa grande maior parte dos casos desleixam-se e rompem com com quase todas as normas da estética. Tudo o que fuja a fazer a barba e vestir-se começa a ser exigente demais. Estou errada?? Claro que há excepções. Mas como também as há nas mulheres, fica a coisa ela por ela. ;)

Xuack

*** Ciranda

Oumun disse...

Pois eu concordo em parte contigo, os homens acabam muitas vezes por comprar mais do que nós... e acabam por gastar muito mais , porque nós até gostamos de vestir uns trapinhos das feiras ( falo por mim) mas a maioria deles nem pensar :) Eu adoro fazer compras , mas não para mim :) adoro ir comprar roupa para os meus filhotes e para o marido , mas para mim "niente" , nunca liguei muito a isso... e até perco com isso porque hoje em dia a "Imagem" vale tudo , mas mesmo assim para mim não tenho pachorra , gosto de coisas práticas e não tenho paciência para grande "toiletes" pode ser depois de perder todo o peso que ganhei com as gravidezes me inspire :)

Vilma disse...

Para mulher confesso que não sou muita dada a compras e coisas assim. sou muito prática, talvez demais... deveria me esmerar um pouco! Mas agora então desde que tenho a filhota, só penso nas roupas que compro para ela, como a vou vestir, etc. E o que é certo é que estou a tornar a minha filha mais pindérica que eu! loll!

Ana disse...

Para mim nada melhor que ir às compras, para mim ou para outras pessoas para destressar... mas tb acho que comprar os sapatos são algo que evito comprar... pois nuca arrano nada que gosto... jokas

Sara MM disse...

Pois eu também não gosto nada de ir às compras!
O que faço é que só compro coisas que adoro ou me fazem mesmo falta, quando as vejo por acaso, quando vou passear com a minha mãe a um shopping (raro!).
E é suficiente pois para quem como eu, que "não liga puto" a modas, cada peça de roupa chega a durar mais de 10 anos!

Quando era pequena, era uma desgraça! As coisas estragavam-se mais e deixavam de me servir, e eu preocupava-me imenso para tentar ter o que OS OUTROS mais gostassem, para ter amigas e namorados (o que nem resultava).
Para encontrar sapatos passávamos DIAS à procura e eu sem gostar de nada! E acabei por comprar alguns que me deixaram uns calos para toda a vida!

Depois que descobri - e assumi, e obriguei os outros a habituarem-se à ideia - que gosto é de ténis... a minha "VIDA" ficou bem mais fácil! Já vou no 6º par de Rebook Classic! Só muda a côr! E os meus calos quase desapareceram!!
Portanto... para mim, "que se lixe" dever andar mais "piriri"!!! Nada disso me faz nem sequer mais bonita (por dentro), como me faria mais feliz!!?!?

Sara MM disse...

AH!E quanto aos livros...aí a conversa é outra: o Ricardo adora ir a livrarias para ver livros de fotos e arquitectura e "quem se lixa é o mexilhão", ou seja, quem acaba por gastar dinheiro sou eu! Acabo por me tentar e comprar pelo menos um romance - mas nunca me arrependi!