segunda-feira, 11 de abril de 2005

Ao almoço...

Eu e as segundas feiras desenvolvemos uma relação muito conflictuosa. Antes não era assim mas hoje, como na semana passada, o dia tem sido caótico.

Almocei em casa, como é habitual. Mas almocei às duas e quarenta e cinco, e às três estava despachada. Como não estava mais ninguém em casa liguei a televisão. Estava a dar um programa acerca das consequências da estilo de vida actual nas crianças.
As conclusões são preocupantes e um dos convidados disse uma coisa na qual fiquei a pensar; disse que a nossa sociedade está a criar crianças em cativeiro. A expressão deixou-me perplexa, mas depois do espanto, conclui que é isso mesmo que se passa.

Falaram das consequências de criar as crianças em espaços fechados onde não podem libertar as suas energias de uma forma normal, nem desenvolver as suas brincadeiras e imaginação. Sem poderem correr livremente, subir a uma árvore ou esfolar um joelho por subir a um muro.
Falaram de como é comum os médicos agora considerarem cada vez um maior número de crianças como hiperactivas, das dificuldades de concentração e/ou de aprendizagem, da obesidade... tudo porque as crianças não podendo brincar em liberdade desenvolvem um tipo de comportamento problemático.
Disseram que a OMS chegou à conclusão de que estamos a criar a primeira geração que deverá ter uma esperança de vida menor do que a que a entecedeu.
E eu, que até nem tenho filhos agora, fiquei a pensar.

12 comentários:

Jolie disse...

É por essas e por outras que fico feliz por viver numa vivenda, numa zona sossega que permite à minha filha brincar livremente ao ar livre sempre que o tempo o permite.

Fico ainda feliz por a minha filha poder passar férias em duas aldeias distintas no interior do país e assim ver as vacas, ovelhas, cabras, galinhas, porcos e afins ao vivo e a cores.

Vou fazer de tudo para que os meus filhos (se tudo correr bem hão-de vir maninhos um dia destes) não sejam crianças de cativeiro.

Um beijinho
Sandra

Sara MM disse...

A tendência é sem dúvida essa... Mas - tal como sempre e em tudo - os pais têm um (difícil) papel decisivo para que tal não aconteça!!!

Mãe disse...

Olá

é a 1ª vez que visito o seu blog e gostei muito!

Tenho a dizer que é por essas questões (e outras mais) que optamos por vir viver para uma casa no campo! Fazemos todos os dias 50 km até Lisboa para trabalhar (mas um dia isso passa) MAS PELO MENOS NOS OUTROS DIAS meus filhos têem espaço e sossego.

Um beijinho

lacosdeternura.blogspot.com

Mocas disse...

Concordo em absoluto com o que dizes. Eu e o meu irmão crescemos com muita liberdade, andámos muito de bicicleta, brincámos às escondidas na rua, etc, etc, etc. Gostava que o Rodrigo viesse a ter uma infância assim...mas para isso ainda vou ter que me organizar um bocado...até porque gostava que ele tivesse mais contacto com a natureza...Acho que está um pouco na nossa mão mudar a realidade presente.

Bjs

Luna disse...

Olá Linda!
Realmente a expressão dá que pensar mas é uma realidade.
estou feliz viver no campo rodeado por pinhal e ar puro.
beijocas
Luna
Ps:obrigado por o miminho no meu blog,vou pensar no que dizestes

Vilma disse...

Isso é uma das coisas que me preocupa, até porque eu pude ter essa liberdade.

Margarida Atheling disse...

Pois é Nádia, as coisas já eram assim na nossa geração e muito antes. As grandes cidades, com contrução em altura existem há séculos.
Mas a disponibilidade da generalidade dos pais é que mudou muito!
As conclusões nem são minhas, nem concordo completamente com tudo o que foi dito, mas admito que existem muitas crianças a serem criadas "em cativeiro". Na cidade ou no campo.

Oumun disse...

Nunca tinha pensado nisso , afinal de contas também eu fui uma criança de cativeiro ...
Cada vez menos as crianças têm espaço para brincar ao livre... os meus por acaso têm sorte mas também vivo fora da cidade.

Mãe Pipoca disse...

Por isso é que estamos à procura de uma moradia com quintal bem grande. Porque sinto a pipoca presa e quero que corra e ande de bicicleta e trepe às arvores e cace bichos...

André Parente disse...

Que medo...

Unknown disse...

Olá Margarida...
Parabéns pelo Blog. É a primeira vez que o visito e adorei!!!!

Sabes, eu tenho pensado imenso nisso...
Os pais hoje em dia não deixam os filhos respirar...
Eu era tão feliz, enquanto criança... andava descalça na rua, subia muros, caía montes de vezes... andava sempre na rua a brincar com outros meninos e meninas...
QUAL É O DRAMA????
Sujar a roupa??? Será por isso???

Olha eu quero que o meu filho tenha uma infância como a minha, feliz e despreocupada... vou fazer os possíveis para que isso aconteça!!!

Felicidades...
Isa e Pedrocas (21semaninhas)

http://primeiragravidez.blogspot.com

sandra disse...

Dá que pensar...