segunda-feira, 18 de julho de 2005

Músicas

Há alturas em que ouço uma música até à exaustão. Vezes e vezes repetidas. Às vezes porque gosto muito dela, mas outras vezes nem sei porquê.

Agora, durante as viagens diárias é o último CD dos Coldplay. Durante o dia é uma rádio escocesa - sempre a mesma! - intercalada com a música que, actualmente, serve de fundo a um blog - ouço-a uma, duas, três vezes. Oculto a janela para poder trabalhar e esqueço-me disso. De vez em quando volto a ouvi-la.
E fui sempre assim. Não admira que, muito tempo depois, relacione determinadas músicas com recordações muito precisas de momentos da minha vida. Muitas vezes, coisas sem importância.

Ontem à noite ouvi um CD que não ouvia há muito tempo. E funciona sempre assim.
Viagem até ao início do segundo ano do mestrado.
Tinha regressado de umas férias enormes.
Horas e horas passadas na salinha das águas furtadas, telefonemas de horas com a minha amiga C. sentada no sofá junto à janela. Trabalhava quatro dias por semana no arquivo, a fazer a busca, e um e meio em casa para organizar os resultados. Isto para além dos serões. Subia sempre para trabalhar às 10 da noite. Todos os dias durante a semana. Às vezes adormecia lá.
Centenas de cotas e mil e qualquer coisa, fichas.
Almoçava sempre às sextas-feira com a J. e a S.
Usava muito um relógio que parti no mar.
Lanchava sempre, hábito que perdi.
Quando me pediam o número de telemóvel, normalmente, dava o número errado - não sei porquê - e depois toda a gente se queixava!
Tinha uma cadela, já velhinha na altura, de raça beagle, sensata e discreta que me fazia companhia - tenho muitas saudades dela!
Ia a muitos congressos, e os professores tinham muita esperança no meu trabalho.
Lá me convenci a ir a Braga - em boa hora!
Tinha um colega, absolutamente maluco, que me telefonava muito, e eu, quase sempre, não atendia.
Foi altura sem nada de especial.
Mas era bem mais organizada... Muito mais!

E pronto, é sempre assim.
Há músicas que são um bilhete para viajar no tempo. Simplesmente porque as ouvi repetidamente.

9 comentários:

Xuinha Foguetão disse...

Também me acontece...
Ouvir uma música repetidamente e acabo sempre por a ligar a algo ou a alguém! E qd se torna a ouvir essa música temos direito a uma viagem no tempo! :)
Beijocas.

kikas disse...

A musica tem sempre com ela o poder de nos fazer recordar seja porque a ouvimos repetidamente, seja por outra razão qualquer...
beijocas
kikas

entre-aspas disse...

Isso éo que se chama ter "música no coração"!
;)

Jolie disse...

Estou como a entre-aspas!

Beijinhos
Sandra

Anónimo disse...

Gostei muito do teu cantinho. Acho que vou passar a vir aqui mais vezes. Quanto à musica tens razão. Comigo também é assim. A musica acompanha todas as partes da minha vida e para muitas à uma lembrança.

nuvem cor de rosa disse...

huuuuummm, realmente há músicas k nos fazem sonhar. sonhar com um beijo, sonhar com um momento...

Sara MM disse...

A mim, todas as músicas me fazem viajar! Ou no tempo... ou no espaço...
BJs

Clara disse...

Hummm é tão booooommm ouvir várias vezes a mesma música - aquela que a gente já não ouvia à muito e que nos põe a viajar...
Jinhos

Anónimo disse...

Não consigo imaginar o que seria a vida, em especial a minha vida, sem música. Faz de tal modo parte de mim... apesar de agora serem menos a vezes que me sento ao piano e deixo os dedos tirarem o pó das teclas! Mas a magia está sempre lá...
Beijocas