terça-feira, 5 de julho de 2005

Made in Portugal

Até estou bem disposta. Assim daqueles dias em que temos um sorrizinho idiota prontinho a saltar sem nem sabermos porquê. Portanto, não fazia muito sentido escrever um post a soar a reclamação mas, realmente, há coisas que me fazem um bocadinho de confusão.

Esteve aqui uma pessoa, na qualidade de conhecido, mas que, profissionalmente, ocupa um lugar num organismo oficial na área dos vinhos.
Ora, em conversa amistosa, dizia ele que os vinhos portugueses não são como os iatalianos ou os franceses. Que os nossos não têm mercado. Que quem compra vinhos, compra mais uma imagem do que uma bebida.

Concordo com ele em muitas coisas.
Quem compra vinho compra, de facto, e na maioria dos casos, uma imagem. E esse é um dos motivos pelo qual as adegas cooperativas estão a falir.
As empresas que tiveram origem na exploração de quintas vendem também, juntamente com o vinho, uns séculos de história, a possibilidade de fugir à massificação, de ter acesso a um produto individualizado e, forçosamente, limitado, vendem imagens de algumas pessoas, tradições, um estilo de vida, vendem...

Que o vinho português é diferente dos outros. Pois é. E, ao contrário do que ele acha, ainda bem!
Quanto mais diferente melhor. Só vale a pena produzi-lo se for diferente dos outros. Com caracteristicas próprias. Com personalidade.
Para quê que haviamos de andar a fazer imitações?!
Temos o clima e os solos perfeitos para o produzir, temos castas nacionais com caracteristicas fantásticas. Até temos a mais antiga região demarcada do mundo!

Não percebo esta mania dos portugueses (ou de alguns ) de achar que tudo o que é nacional é mau, a mania do lá fora é que é bom, a mania de que somos uns desgraçadinhos! Não entendo mesmo! Se calhar é por a minha ascendência não ser exclusivamente portuguesa. É que não entendo!

Ora, é por estas e por outras, que o vinho que ainda ali está nas cubas e nas pipas, ainda não foi engarrafado e já tem destino marcado: tirando umas garrafas para nós e para algumas, poucas, pessoas (duas delas até pertencem a uma pessoa que anda por aqui), vão todas lá para fora, para lá, para os países civilizados. E, na verdade, parece-me que são mesmo, porque afinal vêm comprar o que vale a pena, enquanto as pessoas com responsabilidade de fazer alguma coisa pelos produtos portugueses andam por aí a dizer que os lá de fora é que são bons!
É o país que temos...

11 comentários:

Jolie disse...

Um post que se pode aplicar a quase tudo o que é produzido aqui em Portugal! Nós temos muita qualidade... e teimamos em desacreditar o nosso próprio trabalho!

Infelizmente!

Beijinhos
Sandra

Xuinha Foguetão disse...

Olá!
Eu tb gosto de andar por aqui... não é nada egoísmo! Eu gostei! :)
Quanto a vinhos... não é a minha especialidade, não sou apreciadora, mas concordo com o que tu dizes não tivessemos nós família também o nosso vinho que toda a gente gaba!
Ah pois é!
E o meu pai não se cansa de dizer que é ele que o pisa! :)
Beijos grandes!

Mãe Pipoca disse...

Ora aí está uma grande verdade. Entendo-te muito bem, a minha família tb é produtora vitivinícola :)
bjs

Anónimo disse...

quanto ao facto do vinho português não ter mercado ... tenho as minhas duvidas.

nasci e vivi em frança durante 19 anos e apesar de já estar cá há alguns anos, ainda me lembro da festa que se faziamos sempre que alguém trazia algo d Portugal ... 1 chouriça, 1 garrafão d'água a pé ou 1 garrafão de vinho do t'zé cabeleira ... fosse o k fosse!

por isso nã me venham dizer k os nossos produtos em geral e o nosso vinho em particular não tem mercado, pork só para satisfazer os nossos emigrantes temos muito, mas msm muito, k pedalar!

quanto aos outros ... só não compram pork desconhecem, tão simplesmente quanto isso, o(s) nosso(s) produto(s).

ps: enquanto a "mentalidade portuguesa" permanecer tal como esta e não mudar radicalmente ... Portugal continuara a viver na sombra daquilo k já foi.

Margarida Atheling disse...

Eu nem devia preocupar-me com estas coisas, porque a produção vai toda para os "europeus civilizados" que, como o vinho é certificado, vêm procurá-lo!

Mas custa-me que o país se esteja a afundar por tantas coisinhas destas. Destas e doutras!
Custa-me esta "sina de desgraçadinhos"!
É que até gosto deste rectângulozinho!

entre-aspas disse...

O teu post de hoje, pode ser confundido como nacionalismo desmesurado, mas se não formos nós a defender o que é nosso, quem o fará?
Parece que vamos ter que continuar a aprender da pior maneira...

Raquel Vasconcelos disse...

Não fazia a mínima ideia e em parte dá vontade de dizer... pelo menos está todo vendido...
Mas o reverso da medalha é esse mesmo...
Para fora...
Há algo nesta alma desenrascada dos portugueses que os torna em péssimos gestores de si mesmos.
Parecemos pequenos sobredotados que depois de adultos não estamos preparados para nada pq não houve apoio real à nossa educação...
Qt mais adultos mais emocionalmente desgastados...
Que país...
Ou será que é o mundo inteiro que está a ficar assim!?

Anónimo disse...

vim só deixar uma beijoca à TUGA!!!!

Sara MM disse...

Pois eu, que nao percebo nada de vinhos, bem vejo a cara deliciada de todos os que bebem o vinho rascofes da pipa da minha Tia ou o vinho homemade dos meus papás!
Ficam bem mais satisfeitos que com um vinho da tanga todo caro e empiriquitado (estrangeiro, supostamente!)!!!
BJS

André Parente disse...

Eu que apanhe esse canalha à frente! ;)

Margarida Atheling disse...

Faz-me um favor, sim, meu caríssimo Kwan?
Não faças nada ao "canalha", está bem?
É que, acredites ou não, ele até nos dá imenso jeito em várias coisas! Palavra! ;)