domingo, 26 de junho de 2005

Northsound

Fim de Domingo e fim-de-semana...
Fim de dia...
Devia preparar umas coisas para amanhã, mas não me apetece. Nem um bocadinho.

O A., um velho professor reformado, escocês, que mora numa pequena casa num lugar aqui perto, esteve cá. Há muitos meses, quando lhe levei a casa uma caixinha com os últimos morangos e uvas da época, que lhe tinha dito que tinhamos que combinar um dia para ele cá vir.

A solidão dele apertava-me o coração. Já idoso, sózinho, a viver num país que não é o dele. Mas fiquei hoje bem mais confortável quando ele me explicou que era uma opção dele.
Claro que sabia que era uma decisão dele. Não estava a imaginar outra coisa. Mas, mesmo assim...
Mas ele foi muito claro: foi uma opção, uma decisão tomada com calma, ponderada, resultado de certezas. Fiquei contente, por ele.

Falámos, falámos...
Da Escócia, de Portugal, da Europa, da vida cheia dele, e da família que tem espalhada pelo mundo, dos seus dois gatos brancos, de mim...
Riu-se e disse-me que eu falava com sotaque do Norte, do norte da Grã-Bretanha, da Escócia, pois claro!
Suou-me a elogio. Senti-me aninhada nessa constantação.
Disse-me também, com os olhos marcados de rugas fixos nos meus, que se notava que tinha o espírito muito longe. Tão longe que se percebia que me sentia presa aqui.
Senti-os cheios de água. Apetecia-me dizer tanta coisa, mas fiquei calada. Afinal, eu própria, não percebo esta necessidade!

Mudámos de assunto.
O resto do dia decorreu pachorrento e bem disposto.
Havia tanta coisa de que falar. Coisas simples.
Quando se foi embora deu-me um beijo na testa e disse-me num tom carinhoso mas firme:

- Dont´t be afraid to go! Go, my dear, go!!!

Talvez! Talvez no fim de Novembro! Até lá... compromissos e compromissos!

12 comentários:

André Parente disse...

Go. Just go...

Ana disse...

Just come!!!! I want you here!! As saudades batem? né? jokas

kikas disse...

Palavras sábias essas, quando os conselhos são realmete bons há que segui-los sem medos!
beijinhos
kikas

Menina Marota disse...

Que dizer-te? A vontade está em nós...e naquilo que desejamos para a nossa vida...o futuro espera-te, não é mesmo?

Abraço :)

Anónimo disse...

afinal ... como vieste aqui parar?

Mãe Pipoca disse...

Vai antes que apareçam mais amarras. Caso contrário vais ficar sempre a pensar nisso.
Bjs

Squeezy disse...

Incrivel já viste como toda a gente te diz pra ires? Acho qeu todos nós já sentimos isso de "tar presos", uns mudaram outros não, mas todos sabem que te vais sentir melhor, ao mudar..

Eu já mudei parcialmente de local(pra estudar)mas espero mudar novamente.
A mudança tb sabe bem...

Anónimo disse...

Os sonhos são o mais importante da vida... o essencial é não desistir deles, não importa o tempo que temos que esperar para os concretizar.
Beijinhos

augustoM disse...

Margarida, chama-se a isso a sabedoria da idade, eu sei um pouco o que é isso, embora ainda não seja tão velho como o velho professor escocês, mas estou mais sage, isso é um facto, passe a imodéstia.
Olhe Margarida, aquilo que nos parece solidão, pode não ser mais do que uma opção, e neste caso não existe solidão. A solidão só existe realmente quando a temos de nós próprios.
Um abraço. Augusto

Márcia Pinho disse...

Palavres para quê, ele disse tudo não foi ???
Beijocas mas quando fores não te esqueças de "nós".
Márcia

sonia disse...

Palavras sábias :))
A idade torna-nos mais apurados para certos detalhes da vida.

beijinhos minha linda
e obrigado pelas tuas palavrinhas :D

cinderela disse...

Vai aonde te leva o coração!...Coragem e sê feliz!
Beijinhos