sexta-feira, 3 de junho de 2005

Manias

Sou completamente desorganizada. Desorganizada por natureza.
E de tão desorganizada que sou tive que fazer um esforço para me organizar, e tornei-me, aparentemente, organizada.
Passei a ser organizada para poder poupar tempo para ser desorganizada.

Há anos que uso filofax. Primeiro um de couro castanho que durou anos. Depois fartei-me e comprei um, numas férias, cheio de pintainhos. Era o máximo exibir tão curioso padrão em frente de pessoas importantes.
Este ano cansei-me dos pintainhos e comprei uma agenda (que, reconheço agora, devia ser maior). E tenho que escrever todos os compromissos, muitas vezes de forma abreviada, se são de trabalho, ( esses estão todinhos, bem explicados na agenda do escritório), sob pena de não fazer nada do que era suposto fazer quando era suposto.

O meu quarto e o escritório, esses têm que estar muito arrumados, não por ser organizada, mas sim porque se não tiverem assim perco-me.
Tenho todas as datas e todos os números relacionados com o trabalho cuidadosamente sob controle, mas quanto ao resto... em relação às minhas coisas pessoais...

Se viajo não faço listas do que é suposto levar, como as minhas amigas.
O necessário é saber para onde vamos e por quanto tempo. Depois atiro tudo o que me lembro para cima da cama (cerca de uma hora antes de sair!!! Mesmo que o "sair" seja para o aeroporto!), escolho uma mala e selecciono o que é possível arrumar lá dentro. E nunca veio mal ao mundo por isso. O pior que me aconteceu foi ter que comprar umas roupitas mais quentes no local de destino.

Nunca controlo as minhas contas bancárias (que também não são muito avultadas), mas tenho o instinto suficiente para não gastar para além do recomendável.
A única coisa que guardo desde sempre são os talões dos cartões de crédito. Desde sempre, quando um idiota me dizia: Tu tens lá idade para usar cartões de crédito! Mas, já agora, empresta aí...

Guardo todos na carteira. Quando chega o extracto confiro tudo. Depois deito fora alguns e guardo outros, porque me lembram alguns momentos bons.
É verdade que há alturas em que não tenho razão nenhuma para guardar nenhum, mas durante uns oito anos - que é o tempo há que tenho cartão de crédito - sempre se vai acumulando uns quantos.

O resultado é que a carteira vai ficando cada vez mais cheia o que me leva a comprar uma maior. Agora decidi que não compro nenhuma maior.
Ou vou ter que rever as recordações que, realmente, quero continuar a guardar, ou vou ter que os arrumar noutro sítio. Mas, se calhar, é melhor aproveitar a fase de arrumação e deitar [quase] tudo fora!

6 comentários:

Luna disse...

OLá margarida!
Já vi que es parecida comigo numa coisa guardas tudo, os extractos bancarios isso tenho mesmo confirir alias tenho dossier onde os arquivei, quando ao resto que acontece que de vez em quando dou arumação as gavetas e lá vai algumas coisas fora.
beijokas
Luna

Vilma disse...

Até me pareces bem organizadinha...! ihihih

André Parente disse...

Agora tens é que comprar um daqueles telemovel com Windows Mobile! Eu também guardo os taloes dos cartões de credito para depois conferir o extrato. Mas, de facto, também servem para memórias... sobre isso, recomendo-te ler o post Extrato de Memórias (Abril2004) lá no meu barlog ;)

Sara MM disse...

:OD
sim, deita fora!!
Depois vem cá tipo "Madalena arrependida"! ;o)

Anónimo disse...

em casa ou no trabalho costumo ter 1 organização DESORGANIZADA ...

agendas! já comprei algumas e juro k tentei usa-las como deve ser ... mas a verdade é k nunca consegui fazer isso mais do k 1 semana.

viagens! tenho a preocupação d preparar o essencial (máq. fotográfica, portátil, lentes d contacto), o resto ... improvisa-se.

talões! tbem tenho essa mania d guarda-los sem saber muito bem porkê ... mas quando falo em talões tbem falo em bilhetes d concerto, portagens, metro, etc,etc

ps: pensando bem, essa questão dos talões não me parece "normal" ... será k deva procurar aconselhamento psicológico?

Jolie disse...

pois... essa de guardar tudo e organizar a desorganização faz-me lembrar alguém... no entanto já cheguei à fase de esquecer as recordações (algumas porque há outras que não consigo) e deito a maior parte das coisas fora!!!

Beijinhos e bom fim-de-semana
Sandra