terça-feira, 21 de junho de 2005

Claramente... uma vergonha!

Depois de me ter visto na contigência de ter aceite a boleia possível, de ter feito uma viagem a horas absolutamente absurdas de Melgaço para cá, e de ter feito uma paragem em Barcelos a meu pedido, e dessa viagem ter demorado tanto, mas tanto, que cheguei de manhã, apesar de ter dormido a maior parte do caminho, estava um bocadinho tonta ontem. Tonta, cansada, um bocadinho melancólica...

Acontece que tinha uma reunião no meu trabalho número dois. Uma daquelas importantes, com aparato, concorrida. Daquelas sérias.
Sempre achei que marcar reuniões destas para depois do almoço não era a melhor das ideias, mas parece ser uma fatalidade.
Ora lá estávamos: 18 pessoas, tudo muito sério, e formal quanto baste.
O assunto era importante, e sério, e pertinente e até interessante. E até é por isso que nos pagam!

Duas dessas pessoas não fazem parte do grupo permanente. Foram apenas apresentar um estudo que tinham feito.
Era um homem e uma mulher. Ele bem mais velho, habituado a estas coisas, calmo e seguro dos seus argumentos. Ela novinha - bem... pouco mais nova do que eu - mas muito mais insegura do que ele.
Acontece que ela tinha, claramente, um tique: proferia a palavra claramente a cada dois segundos.

A páginas tantas começa a ser claramente difícil perceber o que ela queria dizer, e a tornar-se claramente notado por todos.
Ora é evidente que todos faziamos um esforço por nos abstrairmos desse pormenor e focarmos a nossa atenção no que, claramente, importava.
Eu então estava com uma vontade enorme de não estar ali. A cabeça estava entre o vazia e o pesada. Se existem dias maus este era um deles. Mas fazer o quê?! Tinha que ser!

Claro que, às tantas, começo a ter vontade de rir de cada vez que ela dizia claramente.
Naturalmente, olhei para alguns dos meus colegas - até porque a mesa é em U. Tinha mesmo que olhar.
Percebi que tinham vontade de rir. Pressentindo o perigo baixei os olhos e preferi fingir que estava a dar atenção aos papéis que tinha à minha frente.

Tudo teria corrido bem se o A., sentado do meu lado esquerdo não começasse a soluçar de riso. Mordi o lábio para me conter.
Olho para ele e não consigo não rir. Baixo um bocadinho a cabeça e puxo o cabelo para a frente para fazer de cortina.

Ele começa a rir.
Eu finjo que escrevo.
A I., do outro lado dele, começa também a rir. A F. ao meu lado também.
A S. ao lado da I. igualmente. E o outro A., ao lado da S. também não se controla.
E quanto mais tentava parar pior!
Quando quase conseguia lá o A. estragava tudo de novo. Não parava! Não parou! Não parámos, até ao fim!

Ora foi, claramente , uma enorme vergonha!
Pessoas crescidas, com alguma responsabilidade, a serem pagas - e bem, diga-se de passagem - para estarem ali e... portarem-se como um bando de crianças descontroladas!
Não me acontecia uma coisas destas para aí desde os meus 10 anos, no máximo, à mesa dos meus avós!

Resolvi responsabilizar o A.! Disse-lhe que parecia impossível! O mais velho de todos, 38 anos, pós graduações em gestão nos E.U.A., e fazer aquilo!
Agora, finalmente sem pessoas "estranhas", ele ria ainda mais!
Disse-me que também não tinha falta de habilitações académicas, ainda que fosse noutra área, e que quando eu tivesse 38 anos provavelmente teria tanto juízo como o que tenho hoje - excelente perspéctiva!
Lembrou-me que ganhava o mesmo que eu e que, consequentemente, a responsabilidade era a mesma. E disse-me que também não lhe acontecia uma coisa assim desde miúdo. Nem a ele nem a ninguém!
Eu também ria à gargalhada!
Na verdade ria ele, e eu, e a S., e a I., e a F, o outro A., a V., o P., o M., o L ...
Claramente uma vergonha! Mas, claramente, muito divertido! :)

13 comentários:

Margarida Atheling disse...

Ai, coitada!
Nem sei como conseguio continuar a falar! Só por isso fiquei com muito boa impressão dela!
A minha esperança é que tenha ficado a pensar que aquela gentinha com responsalidades e de gravata ( de gravata só os homens claro!)devia ser, afinal, um bando de doidos!

kikas disse...

Foi claramente uma reunião animada e eu claramente também me diverti a ler este post :-)
beijinhos
kikas

Mãe Pipoca disse...

Claramente uma reunião divertida!! É mesmo terrível quando acontece. E pior quando à nossa volta tb estão com vontade de se rirem.
Bjs

Anónimo disse...

Pois para mim foi uma viagem inesquecivel. Chegaste de manhã porque saimos já era madrugada bem avançada.
Parei em Barcelos e iria a qualquer parte do mundo que me mandasses.
Guiei devagar para ter mais tempo para te ver dormir tranquila no banco do lado.
Sabes que nunca tocarei num fio do teu cabelo se não quiseres, mas sabes que ainda gosto muito de ti. Ninguém gostara mais de ti do que eu.

Margarida Atheling disse...

Sabes que não volto para trás. Mesmo. Nunca.
Menos ainda neste caso.
Pensei que podiamos ser amigos.

Gostava de saber como é que descobriste o blog. E porquê que fizeste isto.

Anónimo disse...

Claramente divertido... evidentemente fez-me rir!
Lembra-me uma situação no conservatório, em que temos que saber de cor a peça quando temos audições (concertos públicos para os colegas e familiares). Uma rapariga que eu conhecia estava a tocar e esqueceu-se de uma parte da música. Acontece a qualquer um... Normalmente recomeça-se da parte que correu mal e a coisa até se consegue disfarçar, mas os 2 maganos que estavam ao meu lado desatam às gargalhadas (estavamos logo na 1ª fila), e a moça sai a chorar em altos berros! Bem sei que era uma exagerada mas só arranjou a que o resto da sala estourasse numa gargalhada só! Maldade, hm?
Beijocas!

Anónimo disse...

Usaste o computador lá de cima, não foi? Já ouviste falar em histórico? Desculpa mas queria saber o que te fazia estares ao computador a um Domingo à tarde.
Fiz isto porque tu não terias querido ouvir e não me importo nada que os teus novos amigos saibam que eu gosto de ti. apesar de tu não quereres ouvir.

Xuinha Foguetão disse...

Eheheheheh!
Eu tb n conseguiria segurar-me! Logo quem... :)
Margarida.
eu sei que vocês devem ter parecido um bando de doidos, mas que foi divertido foi! Até para quem leu... eu acho q ia chorar de tanto rir!
Beijocas e muitas gargalhadas.

Mocas disse...

Querida Margarida,

Sempre me aconteceram situações assim...e sabes que mais? Adoro quando acontecem...fazem-me sentir que a criança que fui ainda espreita de vez em quando.

Beijinho grande!
Mocas

Mocas disse...

Sou eu outra vez...tenho andado desaparecida mas não ausente...pensei que ias acabar o blog...o post lá de baixo tb me assustou...assim como os coments a este! Imagino como estejas a sentir-te...nem sei o que dizer...mas não desapareças por favor!

Fica aqui um grande beijinho de uma pessoa que há já muito tempo não consegue escrever um único capítulo do livro da sua vida. Como te compreendo :)

Jolie disse...

LOL

Claramente que assim foi!!!

Beijinhos
Sandra

sonia disse...

Claramente engraçada a situação eheheheh

Luna disse...

Olá!!!
que reunião tão engraçada,não queria estar na pele da moça
beijokinhas
Luna