sexta-feira, 17 de junho de 2005

As duas faces da moeda

Gosto:
Dos quilómetros de areal.
Do mar forte.
De não ser preciso pegar no carro para nada, enquanto lá estou.
Da casa espaçosa onde cabe sempre mais alguém.
Do meu quarto com vista para o mar.
Das manhãs húmidas.
Dos dias de Sol.
De vir da praia com os cabelos ainda molhados e já com as luzes da iluminação pública acessas.
Da sensação de calma e de ausência de horas.
Da água fria.
Do cheiro a maresia, sobretudo à noite.
Do bar sobre a praia.
Das conversas com os amigos de sempre, durante o dia e pela noite fora.
Da areia que se solta fácilmente da pele.
Dos toldos, que sendo sempre e só, alugados às mesmas famílias, naquela zona da praia, nos permitem disfrutar de espaço e calma, mesmo aos Domingos.
De passar para lá da rebentação e ficar a ver as pessoas serem arrastados pelas ondas como uma colónia de pinguins (eu sei que isto é feio!).
Dos passeios ao anoitecer com o cão à beira-mar.
De adormecer com o som do mar quando ele está bravo.

Mas não gosto:
De encontrar no início da época, dezenas de Mães de amigas e de ter que lhes relatar, uma a uma, toda a minha vida durante o ano que passou.
Que cada uma dessas conversas durem duas ou três horas.
De sair de casa de manhã e de não conseguir fazer os cinco minutos de caminho em menos de três horas, por encontrar pessoas conhecidas a quem é necessário falar.
De ter que contar tudo o que fiz a nível profissional.
Que insistam em querer saber como anda (ou não) a minha vida amorosa.
Que fiquem muito desiludidas por ainda não me ter decidido casar com um dos bons partidos disponíveis. Não contando nada para o caso o facto de não gostar de nenhum deles (que também não são tantos assim!).

Mas claro que isto só dura uns 5 ou 6 dias. Depois disso, curiosidades saciadas e cumprimentos anuais feitos, tudo volta à paz dos anjos.
Mas é por isso que agora, não volto lá até ir de férias de vez. Não me apetece gastar um dia que possa lá passar, a relatar a minha vida! Ou então vou pegar no telefone e faço o relato a cada uma delas. Organizado, como gostam. Assim, quando nos encontarmos já só preciso de lhes dar um beijinho e fugir em direcção ao mar.

9 comentários:

kikas disse...

O ideal seria juntar tudo o que gosta e passar directamente para o 5.º ou 6.º dia onde já respondeu a todas as curiosidades :-)
O pior mesmo é quando as pessoas querem saber mais do que nós lhe queremos dizer!
beijinhos
kikas

sonia disse...

Não há mesmo bela sem senão ;)

Oumun disse...

ó amiga organiza um "piquiniqui" na praia, colas uns caratzes uns dias antes a dizer " dia tal , hora tal, praia tal... "piquiniqui" tragam os docinhos e os suminhos que a Margarida responde a todas as questões ;)

augustoM disse...

Margarida, você é uma mulher de sorte, e mais, é feliz por saber reconhecer a sorte que tem. Onde fica esse paraíso?
Quanto à coscuvilhice, é como diz o OlhoVivo, não há bela sem senão.
Um abraço. Augusto

C_de_Ciranda disse...

Cheira-me às nossas gentes... Bem cá p'ra cima. Estou errada? ;)

Um beijinho

*** :)

C_de_Ciranda disse...

E nem é por coscuvilhice. Já é mais feitio do que defeito, parece-me! :)

*** Ciranda

Raquel Vasconcelos disse...

SE tivessem mail... ia um mail e conversa encerrada...
Há alturas em que a nossa paciência para falar daquilo os outros insistem em querer saber - por norma é sempre sobre o que não nos apetece falar... - é mínima ou nenhuma....

Jolie disse...

Que tal preparares uma circular em tamanho A4, e ires distribuindo consoante te parem para fazer o inquérito?

Poupavas tempo e elas podiam ler com calma!

Beijinhos :)))
Sandra

Xuinha Foguetão disse...

Acho que arranjaste uma boa solução... :)
Falas antes de ir e depois páras só mesmo para o tal beijinho e muito de fugida!
Eheheheheh!
É uma pena não voltares lá por causa disso, parece ser um cantinho muito especial!
Beijocas.