quinta-feira, 9 de junho de 2005

Lição

Quando era pequena ensinaram-me a afastar-me das correntes de ar. Diziam que eram perigosas.
À noite tiravam-me as flores do quarto porque libertavam dióxido de carbono e podiam intoxicar-me.
Ritual de Mãe, ou Pai, à noite: ir ao quarto da menina Margarida - e ao do mano - tirar as flores (que voltavam sempre na manhã seguinte) e assegurar-se de que as janelas estavam fechadas.

Mas a menina cresceu.
Não tira as flores do quarto. Que preciosismo! Isso pode lá ser perigoso!
E não se importa com as correntes de ar. Muito menos em noites quentes!

E ontem estava quente. Demasiado.
Deitei-me mas acordei às três horas com calor. Levantei-me fui à cozinha e comi mais cereijas. Mas estava mesmo calor.
Solução: um duche quase frio; umas pragas contra o inventor dos pijamas e camisas de dormir, que em noites como estas servem para aquecer ainda mais; as duas janelas completamente abertas e ir dormir assim com o cabelo molhado, usando como cobertura os lençóis, porque chega muito bem.

Dormi lindamente! O resto da noite!
O contacto dos lençóis parecia-me tão agradável, a sensação do cabelo molhado na pele tão refrescante, a brisa que corria mesmo por cima da cama tão envolvente, o cantar dos grilos tão tranquilizante...
Mas hoje acordei com o nariz completamente entupido e a garganta a doer. Em vésperas de fim-de-semana alargado!!!
Ora a lição é: os pais têm, muitas vezes, razão! Ou algumas...
Quando tiver filhos vou tirar as flores à noite e assegurar-me que as janelas do quarto ficam fechadas!

14 comentários:

Xuinha Foguetão disse...

:)
Ah pois é!!!!
Eles têm muitas vezes razão, por muito que na altura não acreditemos!
Às vezes mais tarde... entendemos tudo o que nos diziam, principalmente quando temos os nossos filhos! :)
Espero que melhores e que possas aproveitar este fds alargado!
Que dizes a um almoço ou um lanche em Serralves numa próxima visita ao Porto? :)
Beijocas.

Ana disse...

que mais posso eu dizer "quem te avisa teu amigo é"? ou melhor que te avisa teu pai é? jokas grandes

Margarida Atheling disse...

Xuinha, digo que sim! :)
Mas a "visita" não é "visita". É mesmo trabalho!
Começo é a achar que vai levar algum tempo a terminá-lo... com tantos programinhas extra! Mas não faz mal! :)

Luna disse...

Olá miga!
Bolas que chatice não vem nada a calhar,pois o problema e esse os pais as vezes dão opiniões mas nos não ouvimos depois vemos que eles tem toda a razão.
è como erros que nos aprendemos né? eu falo por mim
cura bem desta constipação
as melhoras
beijocas e bfs
Luna

Raquel Vasconcelos disse...

Deu-me vontade de sorrir... conheço esses cuidados todos...
Há alguns que contrariamos mas que não sucede nada... e há outros que...pois... :)

kikas disse...

Também não era preciso acordar toda entupida para perceber que os papás tinham razão. Bolas que uma pessoa não pode dar um passo em falso!
beijinhos

Suzana disse...

:o)

Que chatice!! Dormir de cabelo molhado então, é algo que não se deve mesmo fazer!!!

Melhoras!!

Anónimo disse...

cereja e cereija é a msm coisa?

Margarida Atheling disse...

Não. Não é.
Cereija não existe (acho eu).
Mas como escrevo sem pensar - e sem corrigir -, muitas vezes escrevo como falo, ou escrevo conforme a tecla que está mais perto do dedo, ou escrevo como se escrevia nos documentos de que costumo fazer transcrições paleográficas. Dá nisto...! :)

Mas gosto muito de cerejas!

Anónimo disse...

capixe!

já agora deixa-me dizer-te k tbem concordo com os caramelos acima ... dormir com o cabelo molhado não foi, de facto, uma grande ideia.

as janelas abertas ... é discutível.

quanto as flores ... as pobres desgraçadas não fazem mal a ninguém.

André Parente disse...

Criaram uma florzinha de estufa, foi o que foi! :)

Margarida Atheling disse...

Eu dou-te a florzinha de estufa, ó surfista teimoso!!! ;)

Sim. Sou a primeira a reconhecer que exageraram em algumas coisas, que fui super-protegida e que por isso me maguei mais do que devia com alguns embates. Mas garanto que não me estragaram. E que estou muito, mas mesmo muito longe de ser uma "florzinha de estufa"!

Mas tem piada que nunca se tenham importado que me tenha magoado um ombro no mar, que tenha ido parar ao hospital por causa de uma queda de um cavalo ( dessa vez só não morri por sorte!), que tenha caído de árvores, da biciclete, dos patins...
Enfim, vá-se lá perceber estes critérios! Mas ainda bem que não eram picuinhas com estas coisas! :)

Sara MM disse...

No meio de tantas asneiras-do-ponto-de-vista-dos-"crescidos", eu só tive ainda o azar de constatar às minhas custas o probleminha de ir dormir com o cabelo molhado... é MESMO um probleminha!
As Melhoras e BJs!!

Margarida Atheling disse...

E um probleminha realmente grande quando o cabelo está realmente molhado, e realmente comprido!
Mas já passou!