quinta-feira, 9 de junho de 2005

Deus

Tenho uma conversa adiada com Deus desde as calendas gregas!
A minha cara Oumum marcou-me esta conversa, faz tempo. Mas eu tenho andado sem grande vontade de falar com Deus.
Tenho preferido dizer as coisas que me passam pela cabeça, ou até pelo coração, de uma forma imediata. Sem serem pensadas, sem me preocupar com a pertinência ou o sentido delas.

Mas hoje, que estou com um bocadinho mais de tempo porque não vou passar pelo meu outro trabalho, achei que era uma boa altura para a tal conversa.

Imagina que Deus marcou um encontro contigo num determinado restaurante perto da tua casa. Imagina-te sentado/a ao Seu lado, a dialogar com Ele. E agora pergunto eu:

1. Qual era a ementa que Lhe sugerias e porquê?
Nada em especial. Talvez uma espetada de lulas, simplesmente porque, com este calor, é das poucas coisas que consigo comer, com vinho verde daquele que trago de Valença (verde branco), muito fresquinho, e sorvette de morangos, dos meus, para a sobremesa. Mas aposto que a Ele o calor não incomoda nada!

2. Que motivo teria Deus para falar contigo?
Não faço ideia. Provávelmente porque até é um momento em que não seria eu a dar o primeiro passa para falar com Ele. Nem sei porquê... Se calhar, por isso mesmo, precisava que Ele viesse almoçar comigo.

3. Fazia-te perguntas acerca da Igreja. Que Lhe contavas?
Contava-lhe que a Igreja me parece muito distante daquilo que acredito que era a Sua vontade.
Que está cheia de pessoas que lá se instalaram e agem como se fossem suas donas e donas da verdade. Que algumas dessas pessoas até têm condutas muito reprováveis, mas que ocupam o tempo a apontar o dedo aos outros. Que algumas delas nem são membros do clero.
Dizia-Lhe que vou muito pouco à Igreja por isso mesmo.
E que não concebo que sejam pecados algumas das coisas que me dizem que são.
Mas que, apesar de tudo, acredito na boa vontade de algumas outras pessoas.

4. Dava-te a possibilidade de concretizar um desejo. Que pedias?
That´s a very private subject...

5. No final da refeição pedia-te uma recordação. Que Lhe oferecias?
Receio que nada de original. Um álbum de fotografias com as pessoas de quem gosto e de alguns lugares lindos, criados por Ele. Daqueles que me alimentam a alma. Para que Ele se lembrasse sempre deles, e os protegesse. Mais do que a mim!
O único problema é que tinha que Lhe pedir para esperar um bocadinho, porque tinha que ir a correr pedir fotografias a algumas pessoas!

6. Por fim oferecias-Lhe um café. Com ou sem açúcar? Porquê?
Com açucar. Porque o café, quando bebo, bebo com açúcar (mas não o pacote todo). É que Ele, de certeza, também pode. Não deve ter problemas com diabetes ou dietas!

7. Quem pagava a conta?
Eu! Com o maior dos prazeres! Embora essas coisas não Lhe interessem nada!

8.Quem vais sugerir (3 pessoas) para almoçar com Ele? E porquê?
Ninguém. Ele sabe muito bem que nunca passo correntes. Mas como, confesso, este "almoço" até me soube bem, acho que deve ir almoçar com Ele quem assim o entender, porque Ele deve conseguir almoçar com toda a gente!

9 comentários:

Anónimo disse...

Margarida

Achei o questionário interessante e certas coisas que disseste serviriam como resposta minha também. Mas hoje não me apetece falar de religião... tenho andado a pensar no tema em demasia durante esta semana (explicação seria uma longa história...).

Assim, desejo-te um bom fim-de-semana, e deixo-te um abraço cheio de carinho, e uma ramalhete de beijocas fresquinhas! Perdão, considera-as quentinhas porque estás doentita. As melhoras!

Jolie disse...

Bom fim-de-semana!!!

E espero que a tua conversa com Ele possa te ter ajudado de alguma forma!

Beijinhos
Sandra

Anónimo disse...

Às vezes faz-nos bem falar com Ele. é que é uma maneira de falarmos com Nós próprios.
Jinhos e bom fim de semana

Confessionário disse...

Foi um almoço verdadeiro, sem hipocrisia... Ele deve ter gostado muito de estar contigo!

sonia disse...

Um almoço bastante agradável :)
As vezes tb falo com ele, mas nunca almoçámos juntos :)

beijinhos e bom fim de semana.

Márcia Pinho disse...

Olá Margarida,
achamos o questionario muito engraçado ....
Passei para deixar beijinhos e bom fim de semana !
Márcia + Margarida

Sara MM disse...

Gostava de almoçar com Deus só para lhe implorar que se desligasse da Igreja! Ainda ontem ouvi uma noticia que no mínimo me deixou com Nojo de aquilo tudo... nem vou dizer qual é o tema! Tenho mesmo de ignorar essas ideais tão baixas!

Oumun disse...

Eu sabia que ia ser um almoço agradável ;)
Um beijinho grande e obrigada por teres ido ;)

Vilma disse...

E podes almçar e falar com ele sempre que o desejares... o convite dele está sempre aberto! Um abraço! Gostei desse almoço!