quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Era uma vez...

Era uma vez, há muito, muito tempo, num reino distante e chuvoso, um jovem e justo Rei.
Este jovem Rei, foi atraido para uma embuscada, traido e morto por uma pessoa das suas relações e que usurpou o seu lugar no trono.

Dois pequeninos príncipes ficaram orfãos e nas mãos do homem mau que tinha morto o seu pai.
Passados poucos anos, o Rei mau, começou a temer que a presença dos jovens principes fosse perigosa para a sua posição. Temia que o povo se organizasse e quisesse devolver o trono a um dos dois príncipes. Então, decidiu entregá-los a um homem para que ele os levasse para longe e matasse.

Mas esse homem teve pena dos príncipezinhos e fugiu com eles para uns reinos cheios de neve - para os países nórdicos. Chegados lá, o soberano desse reino recebeu-os muito bem e compadeceu-se das duas crianças. E, apesar dos apelos do rei mau, seu familiar, recusou-se a matar os príncipes. Antes os protegeu até serem adultos.

Depois de adultos os dois príncipes resolveram procurar fazer alguma coisa de útil na sua vida, mas a ameaça do rei mau mantinha-se.
Seguiram então para a corte de Kiev protegidos por uma falsa identidade. Nessa corte foram recebidos pelo soberano, casado com uma tia dos dois rapazes.
Lá, tornaram-se valentes guerreiros e muito estimados. E lá, também, conheceram um outro príncipe que viria a tornar-se o rei da Hungria.

Quando este príncipe voltou à sua terra, levou os dois príncipes com ele.
Já na Hungria, tornaram-se valorosos colaboradores deste jovem monarca. Mas eram infelizes porque, para além de terem ficado orfãos de uma forma tão dramática e tão cedo, ainda tinham, constantemente, o receio de serem mortos e estavam impedidos de regressar à sua terra.

Entretanto um dos dois irmãos morreu.
O segundo casou com uma princesa húngara, e tiveram um menino e duas meninas.

Enquanto isto, na sua terra, o rei mau morreu e, depois dos seus dois filhos terem ocupado o trono por pouco tempo, um tio dos príncipes foi feito rei e resolveu chamar o que tinha sobrevivido.

Mas, mais uma vez, tudo era dificil para este príncipe e o Imperador da Alemanha, por onde ele tinha que passar para regressar a casa, negou-lhe a passagem.
Passaram anos até que este Imperador morreu, e o novo Imperador autorizou a passagem do príncipe e da familia.

Finalmente, o príncipe Edward, regressou a casa, ao seu país, onde o seu pai tinha sido morto e de onde ele tinha sido levado ainda criança, em risco de vida.
Regressou, finalmente, com a sua familia a Inglaterra.
Quando lá chegou instalou a familia e as pessoas que o acompanhavam, mas morreu logo de seguida sem sequer ter falado com o tio.
Morreu satisfeito.
Sobreviveu ao assassino do seu pai, casou e foi feliz, teve três filhos e voltou ao seu pais antes de morrer. Foi sepultado ao lado do seu avô e descansou em paz!
O seu filho ocupou o seu lugar, foi rei de Inglaterra. E uma das filhas foi rainha da Escócia.

A vida deste homem foi dificil, foi dura. Muito dura.
Não há muito tempo, em pleno desespero, olhei para o retrato que está por cima da minha cama. É um retrato da filha deste príncipe. Pareceu-me ver nela uma expressão de carinho e de censura - é um dispararte, eu sei! - mas foi então que me lembrei das atribulações da vida dele e até da dela. Percebi que tinham tido vidas mais complicadas do que a minha e que nunca tinham desistido. Foi aí que fui buscar coragem! É aí que me alimento! Ela é minha 28ª avó, ele 29º. Meus avós, só isso. Que mesmo tão longe me ajudam tanto!
Nunca podemos baixar a cabeça! Nunca!

13 comentários:

FMS disse...

Mary, Queen of Scots?!?

FMS disse...

Nach freagair thu Chairistiona?
E ho hi hu ru bhi i E ho hi hu ru bhi i
Ho ro o hi ho ho ro ho Ho ro o hi ho ho ro ro
E ho hi hu ru bhi i E ho hi hu ru bhi i
Nam freagrahd gun cluinninn fhin thu


Chi mi luingeas air Caol Ile
'S iad ag iarraidh Cairistiona
Chan ann gu banais a dheannamh

Gus a cur's an talamh iseal
Turus a thug mi Ghleann Comhain

'N fhairge trom 's an caolas domhain
Chan fhaod mi mo leum a thomhas
Ged a dh'fhaodadh cha dean mi gnothach

Cha bhi Cairistiona romham




Won't you answer, Cairistiona?
E ho hi hu ru bhi i E ho hi hu ru bhi i
Ho ro o hi ho ho ro ho Ho ro o hi ho ho ro ro
E ho hi hu ru bhi i E ho hi hu ru bhi i
If you'd answer, I would hear you

Ships I see in the Sound of Islay
They are seeking Cairistiona

Not to make a wedding for her
In deep clay they're going to lay her

To Glencoe I once did journey
The waves were high, and deep the channel
I cannot judge my leap in distance

And if I could, I would gain nothing
Cairistiona for me will not be waiting

- Maggie MacInnes

Margarida Atheling disse...

Não!
Margareth!

Mas estás muito bem documentado! Estranhamente bem documentado!

FMS disse...

Mal de mim! Sou viciado em celtas, pictos, indo-europeus e povos bizarros em geral ;)

Margarida Atheling disse...

Não sei Sofia! Não sei como é que ele aqui veio ter. Um homem no meio de mulheres. Mas acho bem. Temos gostos comuns.
Quanto às genealogias, há casos em que é possível recuar muito. E eu tenho um curso de genealogia...

Mr. Ringthane, eu também sou apaixonada por celtas. Ou não descendense deles! Uma atração irresistível!

Margarida Atheling disse...

Ah, e em pictos, indo-europeus, saxões, scots, visigódos. Enfim...

FMS disse...

Há que disparar a flecha do intercâmbio! Música, livros, até comidinha escocesa. E quem diz escocesa, diz da Lapónia, Mongólia, Islândia, tudo. Tempus fugit...

FMS disse...

Eu vim parar aqui porque, sei lá, por causa da Gracinha acho eu! Alguém deu com a Caverna!

Anónimo disse...

Peço desculpa pela invasão, mas queria dizer uma coisa:
Ringthane, or whatever your alias is in this side of the world, pay attention: either you behave your pretty little self, or I'll announce your real name, and your sad vicious to these people.

I'll always be watching...

Pedro Cadete

FMS disse...

Não sou eu que tenho vidas duplas... Energúmeno... ;) ;) ;)

Margarida Atheling disse...

Mas o que é isto?!
Ó Sofia, tu estás a perceber???
O Pedro é o teu marido. Isso eu sei. Mas já não percebo o que por aqui vai...

Tia Moky disse...

Olá, Margarida!!
Está animada a conversa!!! ;-)
Amei o texto! E quando terminaste com facto que era a tua família (longíqua, mas é!!), até me emocionei (coisas de grávida!? duvido!).

Gostei muito do carinho!!!
Beijos Tia Moky

P.s.: para quando o livro!?!?

C_de_Ciranda disse...

Com mil diabos! C'a grande confusão aqui vai, Vossa Alteza ;)

Orgasmizem-se sff!! ;) E ******* Your Highness!

*** Ciranda