quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Aniversário

No dia 20 de Janeiro, de há uns anos atrás, no inicio da noite, uma menina pequenina era posta no banco de trás do banco do carro do pai. Essa menina era eu.
Era demasiado pequena para guardar uma recordação muito precisa dos acontecimentos mas, a importância do momento era tal que guardo algumas imagens na minha memória tão nitidas como se tivesse acontecido ontem. Fazem parte da minha coleção de primeiras memórias.

Lembro-me que estava escuro. Não tenho noção das horas, nem do tempo que fazia. Sei, pelo que ficou registado e pelo que a familia conta, que passavam alguns minutos das oito da noite.
Lembro-me do meu pai parar o carro e dizer-me para ficar quietinha, que não se demorava. Lembro-me também da sensação estranha de ter ficado sózinha pela primeira vez na vida, e do escuro lá fora. Mas fiquei quietinha, e sem medo, embora admirada.

Lembro-me do meu pai regressar ao carro. Não sei se demorou muito ou pouco.
Disse-me para ir com ele.
Não me lembro do sítio por onde passei.
Mas lembro-me de entrar num quarto, de ver a minha mãe deitada numa cama com uma colcha branca e de estar, do lado direito da cama, um pequenino berço com um bebé deitado.
Lembro-me do minha admiração por ver um menino tão pequenino, tão quietinho.
Lembro-me de ouvir dizer: Dá um beijinho ao mano! e de alguém me ter pegado para chegar até ele.
Lembro-me da calma, e da alegria daquele momento! A partir desse dia eu tinha um mano!
Hoje é o dia de anos do meu maninho!

4 comentários:

alma disse...

Parabéns ao maninho!
E beijinhos para ti
cate

Vilma disse...

PArabéns ao teu mano então. Eu também tenho uma recordação muito vaga do nascimento da minha irmã. O meu pai ia levar-me para casa de uns tios, mas não teve tempo, pois entretanto a minha irmã nasceu. Espreitei para dentro do quarto e lembro-me de ver uma banheira e um bebé todo sujo a ser lavado. Tinha três anos.

Sara MM disse...

Eu não posso ter recordações dessas: sou a mais nova!
Mas contam que a minha irmã ía toda feliz e a cantar o Sandocan-Sandocan, sabendo que ía ver a sua nova mana(eu).BJs

Anónimo disse...

Parabéns atarsados para o teu mano... infelizmente não conheço a sensação pois não tenho manos nem manas! Mas lembro-me claramente do nascimento do meu primo masi novo!
beijinhos saudosos
Sofia Coimbra- que só pode ir ao msn ao fim da tarde quase noite qd já não está ninguém :( )