segunda-feira, 14 de maio de 2007

Meme (ou lá o que é isso)

A Clara passou-me um meme.
Primeiro tive de perceber o que é um meme, afinal.
(um "meme" é um "gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. os "memes" podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma.)

Depois é suposto produzir um e, acho, que a seguir devia passar a mais algumas pessoas, mas quanto a isto, segue a tradição, e não nomeio ninguém, mesmo confessando que adoraria conhecer uns memes de algumas pessoas.

Tento não confundir princípios com preconceitos.

Não, não foi eu que inventei a frase, foi o meu Pai (o que não quer dizer que ele não os confunda a toda a hora). Cresci com ela no ouvido. Foi ela que me alertou para o facto de ser muito fácil confundir as duas coisas, para o risco de nos pautarmos e nos batermos por coisas que julgamos muito válidas e meritórias, porque nos parecem princípios, mas que, na realidade, são apenas preconceitos.
Foi esta frase que me alertou até, para o facto de que não basta saber que a fronteira entre as duas coisas é, muitas vezes, ténue e estreita, para nos livrarmos do risco de as confundir, ainda assim.
A despeito de tudo isto, também sei hoje que a luz da razão, pura, também cria sombras, e que só com a ajuda de uma outra luz, a luz do afecto, se consegue distinguir a diferença entre os verdadeiros princípios e os preconceitos; e atirei uma boa quantidade deles pela janela.

12 comentários:

Papoila disse...

E com esta puseste-me a pensar, o que por si só daria direito a um daqueles "blogger thinking awards" que acho que já deves ter visto por aí.
Bela frase, a interiorizar, analisar, reter e aplicar.
É que realmente aquilo que para nós é um princípio, para outros pode ser um preconceito...
Obrigada Margarida!
Beijinhos

Vilma disse...

E és uma marota! Já foste nomeada como um Blogue que dá que pensar!!

Jolie disse...

boa frase... já me passaram a bola há um tempo mas não consigo escolher uma frase que me diga algo de mais...

Enfim... disse...

calha um cadinho a todos lol

Bjokas

Boa semana

Ana disse...

Como tu dizes "...a fronteira entre as duas coisas eh, muitas vezes, tenue e estreira..."
Beijinhos

Anónimo disse...

Obrigada por me apresentares o "meme", não fazia ideia do que era. Agora que dou um nome ao conceito posso dizer-te que estou casada com uma enciclopédia de "memes", LOL. Juro.
O R. tem tantos... antes eu chamava-lhe lemas.
Eu não costumo puxar por eles da cartola mas, se calhar, essas sabedorias ajudam-nos em algumas situações a tomar decisões.

Beijinhos!!!

Anónimo disse...

Mudaste muito pois mudaste e acho que, balanço feito, para melhor, estas mais "rica" ainda, tu eras boa, inteligente e justissima mas agora tens mais não sei o quê como se te tivessem ensinado coisas que eu não conheço, e eu bem percebo que olhas e mundo e te moves nele de forma diferente. Bem minha querida, eu até sei como é que abriste horizontes, mas se me ponho para aqui a falar tu lá me voltas a dizer que não posso falar como se estivesse em casa.
Acho que ainda melhoraste mesmo que não te entenda tão bem como já te entendi e que saiba que exasperas o teu pai que ainda se queixa das tuas "mudanças radicais", o que me dá muita vontade de rir.
Ele não me arranja um primo dele, ou coisa assim!? Ou irmão. ELe tem algum irmão!? Aposto que também mudava! Olha que é a brincar não te zangues!

Beijos

Catarina

Clara disse...

(fonix, Catarina!!!!!!!)

Para os outros: o meme n tem que ser uma frase, pode ser uma foto, desenho, quadro, objecto, passagem de um livro...qualquer coisa.

Para a Margarida: Obrigada :))

sm disse...

Gostei!!

***

Margarida Atheling disse...

Catarina, ele está sem computador temporáriamente e eu estou cheia de trabalho, mas como viu o teu recadinho mandou-me dizer-te que como não tem irmão, está disposto a aprensentar-te a irmã, se entenderes!

E até te posso garantir que também abrias os horizontes! Não seria bem a mesma coisa, mas abrias, concerteza. Com a vantagem que podiam até comparar as vossas colecções de sapatos.

Bjs

Anónimo disse...

Mandou!? Espera lá! Tu disseste que ele mandou!? E tu fizeste o que ele disse!? Haja alguém a quem dês ouvidos.
Ai que lindinhos, que pombinhos, que doçura, e ainda me dizes que eu ando a ver filmes demais. ;-)
Uma irmã não é a mesma coisa que um irmão, não abre horizontes dessa maneira! ;-)
Mas não me importo de conhecer, não é é a mesma coisa que lá isso não é mesmo.

Clara, não era para levar a sério! ;-)
Eu sou como a Margarida, sou muito fiel, nisso sou como ela.

Beijos

Catarina

Mocas disse...

Confundir princípios com preconceitos...adorei a tua interpretação ... a luz da razão pura não é suficiente para quase nada nesta vida.