quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Nomes


Deram-me o nome da minha trisavó. Antes mesmo de nascer era isso que me estava destinado.
Destinaram-me o seu nome e esperaram que fosse igual a ela, que ocupasse o mesmo lugar, que tivesse as mesmas reacções e gostos, até que utilizasse algumas das coisas que ela deixou.

Eu aprendi a procurá-la desde pequena. Desde muito pequena. Queria saber quem ela era, talvez para perceber o que esperavam de mim.
Conheço-a como se tivesse crescido com ela. Descobri o seu diário e cartas.
Quis o destino que guardasse os seus segredos. De uma pessoa que nunca conheci...
E, de algum modo, sempre senti, desde pequenina, que ela me acompanhava e que faziamos parte de uma mesma coisa que não sabia definir o que era. Continuo a não saber.

Hoje, não sei porquê, tenho-me lembrado muito dela!

18 comentários:

Miguel disse...

Quem sabe posse? Posse da memória de alguém, cumplicidade, segredo, ancora, pertença...

Vilma disse...

Acima de tudo tens a tua própria identidade porque és unica e singular...ainda que ligada à tua trisavó por laços muitas vezes desconhecidos! :)))

Vilma disse...

Acima de tudo tens a tua própria identidade porque és unica e singular...ainda que ligada à tua trisavó por laços muitas vezes desconhecidos! :)))

Anónimo disse...

Mas isso é normal. Estás nostálgica hoje amiguinha?

Em relação à agenda não a compres, espera mais uns diazinhos. São só mais uns diazinhos. Não sabia o que te comprar para os anos! Ih, ih!

Catarina

Xuinha Foguetão disse...

É uma história engraçada!

Teres encontrado o diário dela, saber coisas sobre ela, uma pessoa que nunca chegaste a conhecer...


Beijocas.

Margarida Atheling disse...

Não propriamente, Catarina. Pelo menos acho que não.

Olha lá! Vê lá se arranjas um blog e depressa! Assim... ora deixa cá ver... até segunda, está bem?
É que também não sei o que te hei-de comprar!

reborn disse...

Será ela o teu anjo da guarda ?
:)**************

Sara MM disse...

"perceber o que esperavam de mim"
???!?!?

estranho...
não deve ser fácil... nem motivador... é como estar sempre de corda ao pescoço... ???

mas com essa VENETA toda, bem podemn esperar sentados! LOL


BJs

Anónimo disse...

Curiodidade minha: ela também tinha VENETA?
Se bem que naquele tempo a margem de manobra era muito menor.
Bjs

Rui disse...

A minha familia não guarda memória dos antepassados, apenas uma vaga ideia, nomes. Há uns anos construi a árvore geneológica possivel. Um dos meus projectos para quando fôr grande é investigar a ascendência mais remota. Sinto alguma falta disso, de perceber quem eram.

Anónimo disse...

Que giro! Eu tenho o nome da minha avó materna. Mas não tenho nada a ver com ela, aparentemente... a minha irmã, essa sim: é parecidíssima com a minha avó em termos físicos e, de acordo com a minha mãe, em termos de feitio também. Às vezes acaba por ser uma "pressão", não é? É quase uma responsabilidade ter o mesmo nome! Aposto que, como eu, ouviste muitas vezes "devias ser mais como a tua avó"...
Infelizmente não tive oportunidade de a conhecer, mas a minha mãe e as minhas tias (e muitas pessoas que a conheceram) dizem que ela era uma pessoa maravilhosa.
O nome dela é o que serve de base ao meu diminutivo aqui no mundo blogueiro... O curioso é que para "condizer" com esse nome, os meus pais escolheram o outro nome próprio num dicionário de nomes... Há 30 anos diz lá se não foi uma coisa fina?
Beijocas e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

"Margarida: Latim, significa pérola. Em geral, a pessoa que tem este nome é especial, é fora do comum e apresenta com freqüência qualidades pouco correntes: compreensão, doçura e preocupação com os demais. São fiéis no amor e não reprovam infidelidades alheias." Bjinhos e bom fim de semana.

Margarida Atheling disse...

Olha que não é bem assim. Quando gosto de alguém, de verdade, sou capaz de qualquer coisa. Qualquer coisa; menos perdoar infidelidades! Já perdoei, mas já não sou capaz!

Sandra: Tinha veneta, tinha!
É verdade que na época era mais difícil dar-lhe asas, mas ela conseguia! Tinha imenso tacto para lidar com as situações!
Mas que tinha veneta... lá isso tinha! :)

nuvem cor de rosa disse...

... este post tem um cheirinho de mistério!
o diário deve ter um mundo de segredos e mistérios... deve ser maravilhoso descobrir cada um.
bjnhos nostálgicos

nelsonmateus disse...

a mim, nã m destinaram o nome do meu avô.
no entanto com o passar dos anos as pessoas começaram a associarem-m a ele, de modo k nã tive outra opção k nã fosse assumi-lo. :)

nelsonmateus disse...

veneta? o k é isso?

sonia disse...

Que bom é termos a memória dos nossos antepassados, eu teria adorado encontrar cartas e diários de alguém que viveu tantos anos antes de mim :))

Acho este post maravilhoso, sou tão nostálgica e ligada ao passado, á familia. Há dias quando via fotos da minha bisavó achei-a parecida comigo, gostava mesmo de viajar até esse tempo e conhece-la.

beijinhos, bom fim de semana

Jolie disse...

:)

Gosto quando os nomes têm alguma história por trás...