quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

A felicidade


Quantas vezes andamos tristes, quantas vezes sentimos uma vontade incontrolável de chorar sem nem sabermos porquê? Porque sim, porque acontece, porque chega sem avisar, sem se saber de onde vem nem porque razão. E aceitamos, aceitamos sem questionar. Baixamos a cabeça, choramos, choramos... até que a alma se sinta, não confortada, mas cansada.
Aceitamos, simplesmente.

É normal a tristeza, os olhares sem brilho, os lábios sem sorrisos. É normal caminharmos sem entusiamo, cumprimos os afazeres com a resignação de quem cumpre uma pena.
A tristeza é normal; uma tristezazinha subtil e persistente. Tão normal que já nem reparamos nela. Ninguém se admira de ver os outros tristonhos, e ninguém se interroga porquê que andam assim.

O que não é normal é o contrário. É andar-se bem disposto, paciente, risonho. Leve como quem anda em bicos dos pés. Adormecer com um suspiro e gostar de sentir o contacto dos lençóis e acordar ensonada mas sorridente. Sentir-se bem com o ar que se respira, com o que se vê à nossa volta, gostar do leite quente do pequeno-almoço e do chá da tarde, tirar partido dos percusos a pé, das viagens de carro, rir das conversas com os colegas, reparar nos pássaros que começam a adivinhar a Primavera e nas primeiras flores nos campos, arranjar tempo para uns jantares com os amigos...

Isso não, não é normal.
Não é normal andar com um ar bem disposto.
Nessa altura lá vêm as perguntas. É que, aparentemente, uma cara bem disposta é sinónimo de cara de pateta ou, se preferirmos, de cara de apaixonada. Sim, deve ser. É isso que me perguntam: Estás apaixonada? Andas com cara disso!

É que não é normal. Não é normal alguém sentir-se bem. Até é quase irritante.
Pois eu sinto-me bem. Sinto-me bem, simplesmente. Não sei porquê que aconteceu, não sei como (mas até gostava), não sei quanto vai durar, não sei nada...
Sei que... aconteceu.
Ano Novo vida nova; é o que costumam dizer. Eu não sei.

Sei que não tenho medo dos fantasmas de tempos passados, que não me posso queixar de muitas coisas que tenho; que, não me sentindo absolutamente realizada, também não sinto qualquer tipo de ansiedade com isso; sei que não vejo à minha frente a necessidade de fazer ou viver nada que não me agrade; sei que não sinto o apelo para fazer planos e arranjar calendários forçados; sei que é muito melhor viver assim, sem me angustiar com o que não tenho mas queria ou com o que tenho mas posso perder; viver assim com calma, desfrutar do que temos e do que vamos deixando que aconteça na nossa vida.
Sei que todos nós temos cá dentro um ponto de equilíbrio qualquer, que um dia, depois de algumas quedas e feridas e tempo para as curarmos e aprendermos com elas, acabamos por encontrá-lo.

Não sei, mas começa a parecer-me que o segredo está aí: em encontrar esse ponto de equilíbrio que traz consigo uma harmonia doce e... deixarmo-nos levar assim. A vida deve estar cheia de coisas boas!
Isto sim, devia ser normal. Era a felicidade que devia ser normal.

18 comentários:

Vilma disse...

Podemos sempre lutar contra a corrente... se o "anormal" é mostrar um sorriso, mostrar alegria, sejamos pois contra a corrente! Gostei! :)))

Anónimo disse...

A felicidade parece estar sempre muito longe mas se começarmos a ser menos exigentes e a ver e apreciar o que temos decerto seremos muito mais felizes.
O curioso é que esta tarde estava a lembrar-me dos meus filhotes e estava a sorrir e uma colega "apanhou-me" e perguntou-me o que se passava prque estava com cara de pateta. Parece que tens razão: se não estamos apaixonadas então é sorriso pateta.
Beijinhos

Miguel disse...

Grande post!
E esse equilibrio nao é o que todos procuramos?

reborn disse...

Fizeste-me sorrir com um texto mais uma vez escrito com o coração:))Beijinhos ************

Anónimo disse...

É tão bom escrever com a alma. E ler com a alma ainda melhor!
Parabéns
Leonor

Sara MM disse...

Viva o que não é normal!!!!!!!!!!!!

Isso, deixa-te levar...
Um teste não paramétrico resolve tudo!
LOL


BJsssss não normais... ou como queiras! :o)

maria disse...

N sei o que se passa, mas tb ano assim...entrei assim em 2006 e continuo...mas no meu caso tirando algumas fases é o meu estado de espirito normal.
beijos e espero que continues assim:)

nelsonmateus disse...

há 1 catrafada d anos, comprei 1 livro k nunca cheguei a ler por completo, mas nele dizia 1 coisa k m ficou na cabeça ... "o fim mais elevado k se pode propor à juventude é k aprenda a conhecer as leis da harmonia, k lhes obedeça e k elas a satisfaçam. em contrepartida, o fim mais sublime do Homem maduro é aceitar estas leis."

gajas ... tu estas mais madura.

Jolie disse...

Então toca a ser feliz!

(mesmo que irrite quem rodeia :p)

Beijos

Anónimo disse...

eu sinto-me como tu leve... e feliz. Tenho tudo o que necessito para ser FELIZ!!!!

Anónimo disse...

Ena!
Caramba amiga! Não sei se chore, se sorria, se me curve perante ti.
Que caminho que percorreste!
Sabes o que me fazes lembrar? Uma mariposa acabadinha de sair do seu casulo.
Estás cheia de paz e sabedoria. Estou tão orgulhosa de ti que nem eu sei quanto!

Catarina

PS: Jantarinho de grupo amanhã, certo!? Livra-te de te esqueceres ò estrela brilhante!

Clara disse...

Ora... eu também ando assim, nas nuvens e ainda ontem comentava que as pessoas olham assim meio que de lado, não sei bem porquê... a vida finalmente sorriu para mim e não vou desperdicar, mesmo que incomode os outros...

Nunca vivi pela (in)felicidade dos outros. Partilhei sempre a alegria e a dor, mas pronto...

Bjos e sê feliz só porque pronto.

amiguita disse...

Eu também estou apaixonada, e afinal parece que aqui não há "normais".

Beijinhos

Anónimo disse...

Isso mesmo, sê feliz, deixa-te levar por essa felicidade. Olha à tua volta e repara nas coisas bonitas, e as que não o forem coloca-lhes beleza. É tão bom sentirmo-nos assim, encontrar-mos a nossa paz interior! Bjocas.

X disse...

looool

Pois, parece que estar feliz começa a ser, cada vez mais, um estado raro!

Mas olha, mantém esse espírito que é bem melhor!

Eu, como acabei de passar por um ciclo sem tratamento algum, estou óptima! Não sinto pressão nenhuma e também ando com sorriso estanpado nos lábios. As pessoas devem pensar que somos totós, não? ;) Looooool

mixtu disse...

encontrar o ponto de equilibrio que caia mais para o sorriso... sabes... não gosto de "casmurros", a vida é bela e mais importante ainda... é curta...
saludos

sonia disse...

Gostei tanto de ler este post. Sinto-me tb assim, leve :))) e se tudo correr bem quero começar a trabalhar para mim e não para terceiros. Queria desde sempre ter uma vida com tempo para mim, para os que me rodeiam e por vezes isso não é possível, se conseguir, vou ser ainda mais feliz!

beijinhos querida!

Rui disse...

A felicidade e os seus maleficios...