quinta-feira, 5 de abril de 2007

Breves # 2


Hoje, plantei sardinheiras.
Hoje, a minha gata teve um gatinho. Um só. Preto.
Hoje, voltei a ir a uma aula de aeróbica. As dores nos músculos, por agora, sumiram.

Apesar desta aparência de placidez, se tivesse que [me] sintetizar hoje numa palavra, escolheria fadiga (substantivo feminino. cansaço resultante de um esforço).
E permito-me discordar dos dicionários da Porto Editora. Fadiga, não é cansaço, é uma coisa mais subtil, mais leve, mais fluida e mais persistente talvez. Não resulta de um esforço determinado, porque isso é cansaço. Ela, tem causas mais vastas, mais profundas, mais silenciosas, mais difíceis de determinar, mais imateriais, mais pressentidas e sentidas do que palpáveis. Tem um não-sei-quê de doce e de amargo, de agri-doce. Sente-se no corpo, de leve, mas é na alma que ela reina.
Cansaço é masculino, fadiga é feminino, e isso, só por si, indicia várias diferenças.
A palavra para hoje é, portanto: fadiga.

6 comentários:

Vilma disse...

Então aproveita bem estes dias de pausa para retemperar forças.
E ... ohhhh... um gatinho bebé???
Que saudadesss!!
Aproveita bem!!!:D
Uma Páscoa Feliz querida MArgarida!

mixtu disse...

jardineiras.. que saudades
dores... bem... amiga... bem, nem te conto... mudança do tempo...
bem...
yayya

besitos

Dulce disse...

Pensei o mesmo que a Vilma: um gatinho bebé?!!! Que bom!...
Beijinhos.
Páscoa feliz!

Ana disse...

Nunca tinha pensado nisso, mas acho que tens toda a razao.
Se o cansaco eh masculino eh fisico, se a fadiga eh feminino eh alma-espirito-sentidos,essa custa mais a passar..mas passa.
Margarida desejo-te uma Pascoa feliz.

NaRiZiNHo disse...

As sardinheiras dão uma flor muito bonita!!! Flor Bonita! :P
É pena que eu não tenha mais jardim, mais quintal, mais varandas, mai nada snif snif
Isto de viver em apartamento #"$#$&#$
Sorte a dos meus pais :( e pelos vistos, a tua também ;)
:-*

p.s.: daqui a 2 semanitas, se levares a serio as aulas de ginástica, o corpo já não se vai queixar ;)

Margarida Atheling disse...

Vilma: foi mais ou menos isso.
mas sabes? o gatinho morreu.

Mixtu: como tu estás meu amigo!... ;)

Dulce: pois... mas como disse à Vilma, o gatinho morreu dois dias depois, sem qualquer explicação.

Ana: passa! passa, porque eu sou casmurra! mas... tu sabes...

Narizinho: um vaso! um vaso, chega! :)
(com o passeio a cavalo de Sábado... ficou a doer muito mais! mas eu sabia! é mesmo assim! :))