quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

O Homem é o Homem e as suas circunstâncias

Não sei quem o disse em primeiro lugar, mas sei que ouvi isto vezes sem conta, em diversas ocasiões.
O Homem é. E, a mulher também, porque também está englobada nesse "H" grande, tão grande que cabemos todos lá dentro.

O Homem é o Homem e as suas circunstâncias. E as suas rotinas, também, diria eu.
A mulher é a mulher e as suas circunstâncias, e as suas rotinas.

Não sei se gosto, ou não, de rotinas. Sei que preciso delas.
Normalmente soa mal a palavra "rotina"; soa a imposição, a obrigação, a fatalidade, a frete, a tem-de-de-ser-e-não-há-nada-a-fazer-paciência.
Mas não é sempre assim. Há rotinas que enquandram, que tornam a vida mais fácil, mais arrumada, mais suave. Há algumas, até, que a tornam mais doce, que nos dão segurança, aconchegam e embalam.

Eu, sou eu e as minhas rotinas, essas sim, resultado das minhas circunstâncias e da minha natureza.
Preciso muito delas, das minhas rotinas. Dos mesmos gestos ao deitar e ao acordar, dos ritmos e modos de trabalho, do espaço do dia que fica para as coisas e - mais importante do que tudo -para as pessoas de quem se gosta.

Este ano alterei muitas, umas porque teve de ser, que isto de voltar a pegar numa tese com poucos meses para a concluir altera as rotinas de qualquer um, outras porque deixei-as entrar na minha vida, ou colaborei para isso, ou não sei. Sei que mudei muitas e que algumas, ainda mal consolidadas serão novamente mudadas em meses, naturalmente, pela conclusão de uma tarefa e pelo aparecimento de outras.
Sei que se há coisas na minha vida que não me agradam - e há - não são, com toda a certeza, as rotinas que essas, há as que me dão jeito, as muito úteis, aquelas de que eu até gosto e as que não quero perder por nada neste mundo.

Por mais que goste de liberdade, e de espaço, e de surpresas, de dias de Sol sem horários, de mar e mergulhos até ao anoitecer, de horizontes largos, de viagens surpresa sem rumo pré-definido... preciso muito das minhas rotinas. De algumas gosto muito, gosto perdidamente.

4 comentários:

Dulce disse...

Vivam as tuas rotinas, portanto!
Eu gosto muito desta rotina de vir aqui ler-te. Não me prives dela, please!..

[Ariana Aragão] disse...

Da rotina secreta de acordar muito lentamentemente pela manhã, de bebericar chá bem quente para aquecer as mãos, de nunca adormecer sem ler; de nunca me esquecer da minha máquina fotográfica...

Jolie disse...

Eu precisava de gostar de rotinas...

Beijinhos

Piquinota disse...

Eu tenho várias rotinas... quase todas elas por imposição da vida... desta minha vida onde as rotinas se vão com os destinos onde me encontro...

Mas também concordo que algumas delas me fazem sentir segura na minha vida, como se fossem pilares!
Outras irritam-me profundamente!!

Jinhos