sábado, 27 de janeiro de 2007

Equilíbrio

Normalmente sou discreta. E procuro sê-lo o mais possível.
Sou tímida e prefiro passar o mais despercebida que o contexto me permitir. Não gosto de protagonismos.
Sou muito emocional. Demasiado. Sinto tudo muito, os sucessos de quem gosto, um dia de Sol brilhante, a violência sobre crianças, um terramoto do outro lado do mundo, uma gargalhada inocente da Maria, um pôr de Sol, os problemas dos meus amigos, um chá quente e o barulho do fogo na lareira, o vento nos cabelos... É tudo muito sentido. Muito mais sentido do que pensado.
Sabendo isso, procuro manter uma margem de segurança entre mim e as pessoas. Quando suprimo essa margem, quando as pessoas passam a fazer parte de um conjunto muito limitado das pessoas que me são realmente próximas, permito-me ser frágil com elas, baixo as defesas, deixo-as chegar perto. É por isso que procuro não gostar. Mas quando gosto, gosto mesmo.
Gostar torna-me muito indefesa, muito dependente. Receio as mudanças, sejam em que sentido forem, sinto tudo em excesso e choro com facilidade. Sou piegas.
Demasiado sensível!

Uma ou outra vez tranformo-me.
Com trabalho sou rigorosa. Sou dura. Faço os trabalhos de casa e quando falo é porque tenho alguma coisa para dizer e sei do que falo.
Sou péssima a negociar contrapartidas finaceiras para mim, mas óptima a defender um projecto. Esta semana tranformei-me duas vezes.
Não sou a mesma pessoa. Se me obrigam a defender um projecto deixo de ser tímida. Olho nos olhos do interlocutor e com uma firmeza que não sei de onde me vem, exponho os argumentos que acho que devo. E não me importa quem nem quantas pessoas tenho pela frente.
Sou dura. Muito. Talvez demasiado.
Sei até que jogo com uma vantagem, a imagem de rapariguinha deixa quem tem de decidir tranquilo. Normalmente são homens, razoávelmente poderosos; não são negocialmente agressivos para uma rapariguinha. Tendem a ouvir com calma. Podem argumentar, mas o aspecto indefeso, não estimula a agressividade neles. Não que procure minimamente insinuar-me (há coisas que para mim são sagradas!) mas sei que a imagem de fragilidade os tranquiliza e que, com isso, posso, com mais eficácia expor os meus argumentos. E faço-o com facilidade; e gosto de o fazer. Gosto muito de defender coisas em que acredite. Quem me manda desempenhar essa função sabe disso, eu sei disso, e uso-o com frieza.
Às vezes assusto-me comigo, não porque faça qualquer coisa que seja, nem mesmo ao de leve, condenável. Nada de nada! Mas não me reconheço. Ainda que os princípios sejam os mesmos, assim como os códigos de conduta, a forma de actuar e até de racicionar é diametralmente oposta.
Sou fria, dura, directa e eficaz.
Demasiado dura!

Entre uma e outra faceta, acho que já era altura de conseguir um meio termo, de encontrar um [o] equilíbrio.

12 comentários:

Sara MM disse...

o meio é termo és TU!
basta teres as duas facetas... estás no meio delas!! :oD

BJss e ssJB ( LOL)

Ana disse...

Meio termo?!!
Pois se tu es o equilibrio em pessoa. Sensivel,meiga, amiga dos amigos, profissionalmente segura de si, se isso nao eh a combinacao perfeita..., que direi eu, coitada de mim....
Ana Felpuda

reborn disse...

O que interessa é que dês o melhor de ti para os outros sem te esqueceres de ti própria :)Beijinhos !!!!!

Papoila disse...

Primeiro pensei mandar-te um e-mail. Depois lembrei-me que dessa forma não saberias quem sou...
Assim, fica aqui, no teu post mais recente, os meus sinceros desejos de um Felicíssimo Aniversário, que o passes da melhor forma possível, que seja um dia muito feliz, como prenúncio de todos os outros que se seguirão.
Muitos beijinhos e muitas tulipas brancas!
Parabéns!!!

Piquinota disse...

O meio termo é uma coisa relativa! Acho que deves encontrar o ponto em que te sentes bem... e o resto são "papéis" que tens de vestir para determinadas situações...

O importante é mesmo que te sintas bem na tua pele!

Jinhos

gralha disse...

Aí é que está, o equilíbrio já o encontraste ao saber adequar a tua postura às diversas situações. Realmente pode ser vantajosa a imagem da inocência e juventude. Sobretudo porque, quando se desconstrói, passa normalmente a admiração e reconhecimento. Só é pena que, profissionalmente, com as mulheres - e ainda mais com as meninas ;) - partam tantas vezes de expectativas demasiado reduzidas.
Boa semana e beijinhos!

Anónimo disse...

Os meus parabéns, minha querida.

Jolie disse...

Parabéns!!!

Espero que tenhas um dia feliz!

Beijos

PS: Não li o post... quando fizer venho comentá-lo, ok?!

nuvem cor de rosa disse...

linda, muitos bjnhos docinhos. espero k passes um dia de aniversário muito feliz (vê se fazes uma pausa na tese, ok??)

muitos abracinhos apertados :-)

(tou como a sandra... tbm nao li o post...)

Xuinha Foguetão disse...

Um beijoca de parabéns! :)

Eu cá acho que tu já encontraste o teu equilíbrio e parece-me muito lógico.

Beijocas grandes

Piquinota disse...

É hoje o dia?!?!

Se for, PARABÉNS!:) Se não, a intenção é boa!!!

Jinhos

NaRiZiNHo disse...

Hmmm, parece que vim atrasada!
Parabéns! ;)
Será que realmente nós temos um meio termo?
São muitas as vezes que descubro novas facetas em mim, acho que as pessoas que me rodeiam me levam a isso. Agimos consoante a ocasião e a determinação que impomos.
:-*