terça-feira, 16 de janeiro de 2007

(...)

Normalmente ela dá-me sono. Hoje não. Pelo contrário; acendia-a e subi para trabalhar.
O resultado de estar sózinha em casa e acender a lareira a seguir ao almoço é subir e descer as escadas um número de vezes difícil de contabilizar.

Devia dar sono. Não sei se a acendi para aquecer a casa ou para tentar que me facilitasse o adormecer. Independentemente da hora.
Depois de duas noites a deitar-me [muito] tarde perdi a vontade de me deitar cedo. Mais um jantar ontem, com mais pessoas do que contava foi um bom pretexto para voltar a não me deitar cedo. Não queria o jantar, mas queria menos ainda deitar-me cedo.

2H30m. Deitei-me. Acho que adormeci depressa. Vinho branco e vinho tinto num jantar costumam resultar (também fazem soltar as lágrimas, que borram o rímel que se põem para que não nos vejam nos olhos para além do que as pestanas escondem, mas isso já é outra coisa). Um sonho mau. Estranho mas pouco irreal.

4H17m. Acordo suada e com as malditas lágrimas, mais uma vez. Levanto-me e mudo de roupa. Volto para a cama, mas sinto sede. Levanto-me e vou à cozinha. Volto para a cama mas não durmo. E espero... espero que o tempo passe. E passa tão devagar no silêncio e no escuro.
Começa a clarear lá fora, os primeiros pássaros cantam. O Sol não nasce. Ou nasce, mas não se vê nem aquece.

Sinto-me aliviada por ser dia e levanto-me.
Passo o dia cansada, sem força mas, sem sono.

Devia deitar-me cedo hoje? Se calhar devia. Mas se não tenho sono...
Nem a lareira me adormece.
Prevê-se mais uma noite longa. Se pelo menos eu conseguisse trabalhar, nem tudo seria perdido.

10 comentários:

Anónimo disse...

Nada é perdido. Quem sabe não é um bom momento para ler, para ouvir o sussuro dessa voz dentro de ti... tempo de escutar.
Se for para escrever então coias lindas como esta.. temos escrita! :)
Umbeijinho!

Anónimo disse...

Vai ler o meu mail, vá.
Bjs (gosto muito de ti).

reborn disse...

Post acolhedor mas parece-me que andas inquieta por algum motivo...
Beijinhosssssss**************

gralha disse...

E não há maneira de eliminar esses pesadelos?
Se calhar é melhor trocar o vinho branco e o vinho tinto por uma infusão antes de deitar :)
Beijinhos

Xuinha Foguetão disse...

Um beijinho para ti, Margarida!

Espero que consigas ter uma descansada noite de sono bem breve.

Jolie disse...

Põe uma música clássica a soar ao fundo, acende a lareira e senta-te em frente enrolada numa manta. escolhe um livro, apenas para teres entre os dedos e saboreia um bom tinto.

Não sei se te ajuda a descansar, a dormir ou a ficar acordada... mas sempre me parece mais agradável que ficar a olhar para o tecto no escuro à espera que o dia nasça :p

Um beijo... e bons sonhos! :)

Ana disse...

Se eu soubesse de alguma pocao magica dizia-te, e ja agora aproveitava para mim, pois isto de sonos anda muito mal...
Espero que a esta hora ja estejas a dormir, em Portugal sao 1,30 da manha.
Bons sonhos Margarida....
Ana Felpuda

Dulce disse...

Um beijinho de boa noite.

Sara MM disse...

ai.. credo! que sentimentos mais intensos....


... o melhor é usares antes o aquecimento electrico! :oP LLLOOOLL


linda lareira!! BJss

Margarida Atheling disse...

Vilma: pode não ser tudo perdido. Daqui a uns anos talvez ache até que não foi, até porque costumo repitir que o que nãos nos mata torna-nos mais fortes. Neste momento ainda não consigo ter esse discernimento.

Clara: Já li. É como te disse...
Obrigada por tudo. Também gosto muito de ti. :)

Reborn: É verdade. Por mais do que um, até.

Gralha: mas durante o jantar...
Por acaso o vinho costuma fazer-me muito sono. Antes mesmo de qualquer outro efeito. Mas não recorro a ele. Foi só por causa do jantar.

Xuinha e Dulce: Obrigada! :)

Costinhas: Tens razão que é mais agradável. Gosto muito de o fazer, mas quando me sinto muito frágil não posso ouvir a maioria das composições desse tipo. É um dilúvio, acredita!

Ana: se descobrires avisa! Avisa!
Bons sonhos para ti também.

Sara: E uso. No quarto uso o aquecimento electrico. Sem grande capacidade sonorifera, diga-se. ;)