sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Contradição

Em conversa com uma amiga, à tarde, concordávamos que se deve ser sempre transparente com as pessoas de quem se gosta. Completamente transparente. Contar tudo. O que se passa e o que não se passa, mas que muitas vezes é mais importante do que se se passasse, porque é aquilo que sentimos, o que nos vai na alma.
Explicar por A mais B, o que nos angustia, o que nos deixa dúvidas, o que nos afasta, o que não compreendemos, o que nos dói, ou confunde, ou outra coisa do género.
Explicar muito bem; porque toda a gente sabe, e toda a gente diz, que são estas coisinhas que se escondem em espaços pequeninos e escuros entre as pessoas e ficam ali silenciosas, na sombra, a fazer o seu trabalho de torná-las cada vez mais estranhas umas para as outras, de as fazer divergir devagar e quase imperceptivelmente, mas de uma forma, muitas vezes, irreversível.

Logo a seguir ao jantar, ao telefone com outra, concluíamos o que toda a gente sabe (leia-se aqui: todas as mulheres sabem) que, aos homens, há coisas que jamais se deve dizer. Deve vir de séculos e séculos este ensinamento passado de mulheres para mulheres.
Lembro-me muito bem de ouvir a minha avó M. me dizer, que lhe disse a mãe dela, que lhe tinha dito a sua sogra que: Os homens não querem lágrimas, minha filha!
Ouvi em pequena, foi-me dito em criança, quando absorvemos as influências do meio, ainda sem questionar. Nem sei a que propósito vem dizer isto a uma criança! Mas acho que foi por não o entender que o guardei na memória. Só serviu mesmo para guardar na memória.
Aos homens jamais se diz o quanto, eventualmente, gostamos deles; nem o quanto são importantes; não se mostra sofrimento, nem medo, nem dúvidas. Há coisas que não se dizem aos homens, é sabido. Era tão lógico que ela se devia resguardar, poupar-se, guardar dúvidas, inquietações e suspiros para ela. Tão lógico... Tão lógico dizer que é lógico; tão anti-natural de fazer.

Mas eu não sei.
À tarde parecia-me claro uma coisa.
Há poucas horas parecia-me claro o seu contrário.
Não, eu não sei. Talvez porque as duas coisas são verdade. Os homens não querem lágrimas, pois não. Não querem maçadas e, muito menos, aborrecimentos; querem liberdade e leveza. Não querem ser importunados com questões que parecem só existir nas nossas cabeças. Mas as tais coisinhas que se alojam entre as pessoas e as afastam, inexorávelmente, existem. Devemos calarmo-nos quando as vemos? Não poderiam ser extirpadas se fossem trazidas à luz do dia?

Enorme contradição, isto tudo.
Maior contradição ainda, pedirem-me conselhos a mim. Eu não sei!
E mesmo que soubesse era bem capaz de vestir a capa de Frei Tomás e pregar uma coisa, sensata e verdadeira concerteza, mas que não seria capaz de por em prática.
Sou demasiado coração nas mãos para decidir racionalmente estas coisas. Não me peçam racionalidade em questões de afectos!

17 comentários:

Jolie disse...

Para mim os próprios afectos não são racionais, por isso...

gralha disse...

Antes de mais: que bom ter-te de volta à blogosfera Margarida!
Também cresci com esse peso de saber - infelizmente não é só uma frase, acho que é mesmo realidade - que os homens não querem as nossas lágrimas. Mesmo os que, com todo o amor, nos dizem que querem partilhar tudo. Mas é como se fossem uma caixinha demasiado pequena para abarcar tantas emoções que nos passam pela cabeça a 1000 à hora, não conseguem geri-las, não sabem como ajudar-nos... Não percebem sequer que, muitas vezes, a única ajuda de que precisamos é do seu silêncio e de um ombro. É por isso que acho que tem de haver sempre alguma teatralidade na relação mulher/homem. É 100% honesto? Não. É justo? Provavelmente, não. Mas há tantas coisas na vida que são assim, não é?
Beijinhos!

Piquinota disse...

O teu post deixou-me algo triste...
A 1ª conversa fez-me lembrar que já há algum tempo que não tenho ninguém a quem dizer o que penso, o que sinto, o que me vai na alma...
Por um lado, porque realmente aos homens não se diz tudo (nem querem nem entendem)... e como tal, o meu não é excepção...
Mas por outro, porque dizer o que nos vai na alma faz-nos vulneráveis... e há pessoas que, se não nos entendem, nos criticam e nos abatem...

Jinhos

PS- Desculpa... em dias de regresso estou sempre mais em baixo!

kikas disse...

Bem vinda Margarida!
É sempre bom vir a este blog, gosto do que escreves e da maneira como o fazes...
Quanto às contradicões que escreveste, acho que é mesmo uma realidade. Aos homens não se conta tudo, porque há aquelas coisas complicadissimas que só se passam mesmo nas nossas cabeças, eles não entendem, aliás nós a maioria das vezes não entendemos, não é verdade?
Mas depois também há aquelas pequenas coisas que não se dizem, que não se partilham e que deviamos...acho que nesta contradição devemos mesmo guiar-nos pelo bom senso e distinguir o trigo do joio!
beijocas grandes

Anónimo disse...

Bom Regresso :) Tinha saudades.

Um beijo

ISA

Margarida Atheling disse...

Isa! Que bom que passaste por aqui! Perdi o teu mail e até tenho umas coisas para te dizer. Importas-te de mo enviares outra vez? Envias para o mail do blog, sim?
Beijinhos para ti e para o "Trovador"! :)

Ana disse...

Ainda bem que essa frase da tua avo te ficou para sempre,pois eh a mais pura verdade.
Aos homens nao lhes interessa os dramas, as conversas olhos nos olhos, grandes declaracoes de amor, e ate acho que nao eh por serem superficiais (alguns), mas simplesmente porque lhes esta nos genes. Sao mais simples, veem as coisas por uma prespectiva diferente, eh so.
Quando digo ao meu marido que precisamos de ter uma conversa, eh comico ver de imediato a reaccao dele com os olhos muito abertos hororrizado, de seguida inventa logo algo para se pirar a 1000 a hora.
Ana Felpuda

Anónimo disse...

Olha, há coisas que eu não compreendo e me parece que nunca compreenderei.
Deixam-me triste e confusa.
Estas diferenças proclamadas entre homens e mulheres é dessas coisas.

(E é que nem sei se quero entender)

Anónimo disse...

Olha, há coisas que eu não compreendo e me parece que nunca compreenderei.
Deixam-me triste e confusa.
Estas diferenças proclamadas entre homens e mulheres é dessas coisas.

(E é que nem sei se quero entender)

Anónimo disse...

Faz parte da piada, essas diferenças. Mas não concordo nada que se deva ser sempre transparente. Não mentir, claro, mas manter um bocado o mistério.
Os homens não gostam de mulheres que se estejam sempre a queixar? É natural, eu também não gosto. pode perfeitamente haver um equilibrio aí no meio...
Bjs

Kalinka disse...

EM RESUMO sobre o que li, não concordo que devemos ser sempre transparentes...e a Vida isso me tem ensinado...

SABIA QUE...?
Iniciou-se a contagem decrescente para o lançamento do livro
«Que é o Amor?».
Colaborei com um texto da minha autoria, dedicado a todos que de alguma forma marcaram a minha Vida em momentos inesquecíveis, mas também a alguém muito especial que nasceu dia 7 de Fevereiro e que, por não pertencer ao Mundo dos vivos, guardo com muito Amor, na minha memória (minha Mãe).

É uma excelente oferta em qualquer altura, mas como se aproxima o Dia dos Namorados, será bom começarem a preparar as vossas encomendas quanto antes.
Beijos e abraços.

Estás convidada a espreitar!!!

Anónimo disse...

Women... ;-)
If I´m not mistaken, you are talking about the wrong men.
Was about this that you and Cat were wispering all the time?
To me you can say it, what you want, where you want whenever you want...! When on earth, Meg! I mean it. I wish you would, but I suppose you don´t, do you?

Kisses
Peter

Margarida Atheling disse...

Peter: I can´t. I´ve told you that I can´t!
I´m not my heart masters. Besides... I´ve done it only to one person; and I can tell you that it´s not good, neither for him nor for me. Believe me! And I will never do it again. I know that "never" it´s a strong word, but I mean it!

And don´t tell me that kind of thing. PLEASE!!!
I will NEVER believe on that sort of... I don´t even know what to call it!
Sorry; it´s nothing personal! Just don´t do it! I have my reasons.

A kiss

reborn disse...

Um homem que não tem maturidade para ouvir aquilo que nos vai na alma não tem serventia :P
Beijinhossssssssssssssss

Anónimo disse...

I´m sorry Meg! I didn´t want to upset you. The point is that I like you and I don´t have a reason to hide it. You don´t like me. And you are hurt, aren´t you? I have no fault! I mean what I say, I really do. But I know you can´t.
Peter

Margarida Atheling disse...

Reborn: Não sei se é falta de maturidade. Nalguns casos será. mas na maioria é mesmo uma incapacidade do género. Eles simplesmente não entendem. E claro que se aborrecem se insistimos. E também é claro que é dificil nós não inistirmos porque existem assuntos tão prementes e tão claros... mas são só para nós.

Peter: You don´t have to apologise. I´m not angry with you. But you know...
And the text above IT´S NOT about me.

Anónimo disse...

Grande tema, belo texto, sempre a mesma con(clusão)tradição.
Pessoalmente posso dizer que cresci a "saber" que aos homens não se diz tudo e conheci o mais fantástico homem no que a sinceridade diz respeito. Encontrado o homem dos meus sonhos, mais que isso, a minha metade da laranja eis que descobri que não é bem assim, ah pois não!
Passou-se que "porque aos homens não se diz tudo" eu menti e reaprendi o ensinamento. Numa relação deve dizer-se tudo e, se questionadas, não mentir. Grande lição.
Entretanto cá estamos, caminhando juntos e com a certeza de que queremos ficar juntinhos o resto da vida, mas ainda há mazelas... que vamos curando!