terça-feira, 12 de junho de 2007

Thinking Blogger Award


Este é um post que andava sem vontade de escrever. Não tenho jeito para estas coisas. A melhor forma (ou a única possível, no meu caso) foi encarar estas nomeações, cada uma delas, mais como uma manifestação de simpatia de quem a fez do que o reconhecimento de qualquer outra coisa.

Fui deixando passar o tempo. Não escrevi um post-it para me lembrar que tinha algumas nomeações e que devia dar-lhes resposta. Confesso agora que deixei passar tempo demais, que a minha vida não foi um pântano durante este período de tempo e que, não tendo sido muito longo, foi o necessário para me deixar, a mim que tenho uma memória algo estranha, sem certezas de datas, nem bem do número de nomeações. Por isso peço muita desculpa se me esquecer da nomeação de alguém. Não será certamente por mal. Lembrar-me-ia se fosse um outro assunto que não este porque, volto a dizer, lido mal com nomeações.

Lembro-me que uma menina agora chamada Alecrim, ainda tinha o seu outro blog, me nomeou, lembro-me que o Miguel, a Xu, a Vilma, a Clara, a MC, a Piquinota e a Narizinho fizeram o mesmo.
E volto a pedir desculpa se me esqueço de alguém.
Se uma nomeação me deixaria sem saber bem o que dizer, um número um bocadinho maior, embaraça-me mais.

Não creio, sinceramente, sem falsas modéstias, que mereça estas nomeações.
Não creio que mereça os elogios que li, aquando das nomeações.
Não creio que este blog se distinga dessa forma. Não foi nunca minha intenção fazer ninguém pensar. Não creio que tenha experiência de vida, sabedoria, sensatez, autoridade, para interpelar ninguém e o fazer pensar.
Quando muito passou-se o contrário: usei o blog para pensar. Sim, é verdade, houve ( e haverá concerteza) ocasiões em que o facto de escrever no blog me levou a pensar na minha vida, a fazer um esforço para arrumar ideias, identificar causas e consequências, confrontar-me com medos e, por vezes, com acontecimentos que me doeram, deparar-me com alegrias. Muitas vezes - mesmo muitas - alguns comentários levaram-me a pensar, a ver outras perspectivas, às vezes outros caminhos, algumas vezes uma luz onde não a imaginava.

Se este blog leva alguém a pensar, é a mim. E mesmo assim, nem sempre. Muita vezes venho aqui e escrevo sem pensar, como quem respira fundo e renova o ar cá dentro. Mesmo sem pensar. Puro impulso. Um luxo que a vida nem sempre nos deixa ter, ou não seria um luxo.

Terá existido algumas muito raras vezes em que procurei passar mensagens a quem por aqui passa e o lê, até porque algumas dessas pessoas as tenho por amigas. Em algumas ocasiões, se por acaso tropecei numa verdade que me ajudou, num motivo de esperança ou de alegria, então nessa altura, procuro que cheguem ao outro lado do monitor, com a esperança de que essa descoberta não me sirva só a mim mas que aplane também outros caminhos.
Só nessa altura procuro, intencionalmente, fazer pensar. Mas são tão poucas essas ocasiões...

As nomeações implicam que faça uma outra coisa que me é particularmente difícil: escolher outros cinco blogues para nomear. Mas depois reparei que 5x8 dá um número confortável. Talvez capaz de englobar os blogs que conheço, e assim tenho o problema resolvido: estão todos nomeados.
O que é, aliás, justo porque todos, à sua maneira, fazem pensar. Cada um nos dá uma perspectiva da vida, em todos eles há partilhas das estórias do dia a dia de cada um de nós, há nascimentos, há perdas, há risos, crianças, dias brilhantes, corações desfeitos, lutas travadas, amores e amizades. Em todos eles há vida, e todos nós ficamos mais ricos nesta partilha de coisas tão nossas, tão únicas e, ao mesmo tempo, tão universais.
Pensando bem, talvez este prémio faça mesmo sentido, mas para todos nós.

13 comentários:

Miguel disse...

Se bem entendi, cara Margarida (!), achas que os tais 40 blogs te fazem pensar cada um a sua maneira, mas que este teu, não deveria ter esse efeito nos leitores. Pois, percebo!

8 nomeações é obra! Peço-te encarecidamente que nunca escrevas um blog com a intenção de fazer os outros pensar. Se não querendo, resulta assim, dessa forma deveria ser um desastre para as carreiras profissionais dos teus leitores.

Anónimo disse...

Tu és fantástica!
Qual não mereces qual coisas!? Mereces isto e muito mais. Tu és mesmo tu! Especial! E faz-me o enorme favor de nunca te esqueceres que o és nem de deixares que seja quem for te faça duvidar do teu valor. Pelos vistos não faltam as pessoas que percebem quem tu és, e não te conhecem há tanto tempo como eu, pois não!?
Quando te sentires triste pensa bem se toda a gente que te valoriza estará errada mas existirá alguma alma iluminada que ache o contrário e que é justamente essa pessoa que tem razão. No dia em que te sentires triste por uma pessoa repara que é essa pessoa que perde. É mesmo a única pessoa que perde porque não lhe vai passar pela vida mais alguém como tu.
Eu concordo com as 8 nomeações para o teu blog! Oh se concordo!!! :-)
E a mim, minha querida, tens-me feito pensar muitas vezes. Pensar e rir e chorar e sentir raiva e alegria. Oh se tens! E quem tem uma Margarida na vida é uma pessoa de sorte! Adoro-te!!! :-)

Beijos

Catarina

Piquinota disse...

:) Margarida, tal como cada um de nós te faz pensar, também tu nos fazes pensar a nós!:)
E acredita que, mesmo não o fazendo de propósito, és das pessoas cuja escrita nos leva a pensar, nos leva a tomar consciência de muita coisa que nos rodeia!!

Eu continuaria a nomear-te!:)

JINHOS

Clara disse...

Eu confesso, as pessoas que nomeei são todos (menos uma) meus amigos pessoais também fora da blogosfera. Foi por gostar deles que o fiz.

Mary disse...

É engraçado, como não nos conhecemos e eu não esperava outra atitude da tua parte.
Eu também penso que todos eles á sua maneira, são importantes.
Existe alguns blogs que vejo diáriamente completamente diferentes uns dos outros, que me fazem pensar, que me fazem sorrir.
Claro que o teu é um dos eleitos.
Continua a me fazer sorrir e pensar.

Beijocas
Isa

CGM disse...

Margarida, às vezes és tão arrumadinha ;), tantos pensamentos e tão arrumadinhos, tão racionais. És (sure!) uma pessoa de muito bom-senso. A mim também me fazes pensar.

Quanto aos hotéis das áreas de serviço há um que é um case study, que é o hotel de mais alta ocupação de Portugal, chegando a ser de 200%.

:D

Beijinho

Carla

Ana disse...

Mereces este e muitos mais!!

*Perdoa-me Margarida estou em falta contigo.....

Frederico Silveira disse...

"Sense and Sensibility", sensibilidade e bom senso, foi a primeira coisa que me ocorreu quando li o que escreveste. Por acaso é o nome de um livro, e depois de um filme. Livro que não li e filme que não vi, mas que num rasgo fui espreitar ao google.

Tu és assim, sensibilidade e bom senso, tens em ti os dons das duas irmãs da história, se é que entendi a sinopse.
Tu és mesmo, de verdade, intrinsecamente, sensibilidade e bom senso, de tal forma que mesmo quando me explicaste que não podia esperar de ti uma retribuição ao que sinto, foi isso que esteve presente sempre, nos argumentos ponderados e claros por demais,na tua segurança e no tom de voz suave e calmo, nos olhos que são de amendoa doce.

Acho que foi a primeira vez que uma tampa contundente me deixou com um sentimento de maior admiração pela pessoa que nunca será minha.
Não sou só eu que reconheço aquilo que és, espero que quem deva perceber quem és nunca tenha os olhos vendados. Tu és a maior sorte que alguém pode ter na vida e apesar disso não tenho a certeza que isso seja sempre entendido, mas como me disseste "não te preocupes, com isso...", não é!?
Mesmo que não me preocupe, lamentarei se souber que não és devidamente reconhecida e agora volto para o meu canto e respeito a distancia que me aconselhaste.

Tudo o que te disse aqui foi com o mair respeito, Margarida. Não é uma tentativa de conseguir o que sei que não me pertence.
Bem feitas as nomeações!!!

Beijinho

Clara disse...

Foi com o intuito do teu último parágrafo que dei saída aos meus.

Leonor disse...

Se tu não mereces, então quem há-de merecer?

nelsonmateus disse...

nã sejas boba! akele galardão ficaria a matar em cima da tua chaminé, isto se tiveres uma em casa, d qquer forma deve ficar bem em qquer sítio. :D

ps: este galardão nã é atribuido a kem acha ou nã acha k merece, é sim, atribuido por pessoas k acham k tu mereces, poooor isso o teu voto nã conta. toma!

Vilma disse...

Margarida, se tantos te elegeram, por alguma razão é certo?
MAs a humildade fica-te bem! MAis uma das tuas lindas virtudes! Um grande beijinho querida!

Sara MM disse...

Tb fui nomeada mas não cumpri o meu dever.... acho que tb não sou muito apreciadora dessas coisas...


Mas mereces, sim! :o)


BJss