terça-feira, 12 de junho de 2007

Das [minhas] coisas estranhas

Eu sei que corro o risco de ser mal entendida, mas ainda assim...

Eu gosto dos hotéis das áreas de serviço das auto-estradas. Ou acho que gosto.

Nunca entrei em nenhum, e não sei o aspecto que têm, e muito menos o tipo de pessoas que os utilizam, e em que circunstâncias.

Na verdade, porquê que as pessoas hão-de dormir num hotel numa auto-estrada? O país é pequeno, e em poucas horas se chega ao local de destino. Mesmo em caso de cansaço, porquê que se há-de ficar num desses hotéis quando é tão fácil sair e escolher um na localidade mais próxima?

Na verdade, são lugares um tudo nada suspeitos. O que é uma pena.

Mas eu, que não os conheço, que não sei o tipo de pessoas que encontraria nos corredores, sinto algum fascínio por eles.

É pateta ter vontade de dormir uma noite assim, num desses hotéis? Assim numa noite em que não fosse importante a hora e o local onde chegar?

Eu acho que eles têm uma magia muito própria. Estão fora de tudo, não são em sítio nenhum, de facto. E estão ali, à beira de uma via que nos pode levar a qualquer lugar, dentro ou fora do país, assim o queiramos.

Fora do mundo, fora do tempo, e perto do destino que escolhermos na hora. Dão-me uma ideia de liberdade, de liberdade quase ilimitada, e de aconchego também porque são um abrigo, no meio de terra nenhuma, só um abrigo.

Já há muito tempo que tinha reparado neles. Já há muito tempo que tinha feito um comentário próximo deste à minha Mãe que me olhou mas nem respondeu, e que suspeito, deva ter ficado a pensar qualquer coisa do tipo: ... a miúda não deve saber o que diz! Mas deve passar, se não lhe dermos conversa!

Mas não passou. Continuo a pensar o mesmo e hoje, sei lá porquê, lembrei-me disto. Se calhar porque me estava a apetecer dormir assim, certa de estar segura e aconchegada bem no centro de sítio nenhum, a caminho do lugar que a nossa vontade, e só ela, ditar.

18 comentários:

Alecrim disse...

Como te entendo, Margarida!
(mas acho que sim, que pode dar azo a más interpretações... .p)

Mocas disse...

Para além da sua função "dúbia" esses hoteis tb são muito utilizados por quem viaja de carro (no nosso caso) pela europa.

Mas o que quero dizer mesmo, é que sinto o mesmo que tu: inspiram-me liberdade e aconchego. Já dormi em sítios do género, noutros tempos, noutras paragens...e senti isso na pele.

bjs Grandes!

Miguel disse...

Estive tentado a seguir o raciocínio da tua Mãe e não comentar: Se não te dermos conversa...

Mas se como se diz, a "liberdade tem um preço", essa de que falas, não me parece que seja muito cara.
Assim, vai menina, dorme lá. Não creio que vás encontrar muita gente nos corredores, isso não.
Existem coisas simples
que se não resolvermos nos acompanharão vida fora...Vai... da-te uma prenda e depois vem aqui e conta (como eram os corredores, claro!)

Piquinota disse...

Definitivamente, esses hotéis não me atraem minimamente! Lembram-se sítios pouco limpos, de seriedade reduzida... enfim....

Mas acho que se te sentes atraída por eles, deves tentar-te e "visitar" um deles!:)


Jinhos

Clara disse...

Eu sempre achei que aquilo era para camionistas, mas posso perguntar a quem tenha mais conhecimento de causa, tipo gestores de área de gasolineiras e assim.

Clementine Tangerina disse...

olha já fiquei num, por questões de trabalho era o sitio mais perto de ficar. E são iguaisa todos os outros. Confesso que quando entrei tive a mesma observação que tu...mas dps esqueci de onde estava....Apenas me lembrei quando ouvi um casal a pedir a suite 69 :|

ahahaha

Ana Paula disse...

Eu acho que deves experimentar.
Se é uma coisa que te fascina, que tens curiosidade em conhecer, porque não?
Somos todos um bocadinho loucos.
Essa é a tua loucura.
(espero que tenhas outras...)

Anónimo disse...

Devem ser iguais a todos os outros, mas agora que falas nisso reparo que sim que têm essa particulariedade de serem uma espécie de esconderijo fora de mundo e ao mesmo tempo, um ponto de partido para qualquer destino que nos ocorra. No entanto, por essa mesma caracteristica de coisa fora do mundo podem ser um tudo nada suspeitos, sim. ;-)
Um destes dias vou experimentar a sensação! Fiquei curiosa! :-)

Beijos

Catarina

Jolie disse...

Acredita que também eu tenho uma curiosidade enorme sobre esses hóteis e quem os frequenta...

pessoas estranhas nós :p

Anónimo disse...

O que eu gostava de estar agora "segura e aconchegada bem no centro de sítio nenhum", num desses hoteis ou noutro qualquer, mas segura e aconchegada.

mixtu disse...

fascinante e nunc atinha pensado nisso...
bora daí... :)

abrazo

gralha disse...

Realmente têm uma aura... David Lynchiana! Mas olha que eu já dormi num (tudo o resto estava cheio) e a única coisa que senti foi frio e um ambiente pouco acolhedor. Mas, olha, nada como experimentar. Ficamos à espera do post com a apreciação ;)

beijinhos

Mary disse...

:) mal entendida não o és, claro.

Mas eu sinceramente sempre olhei de lado para os hoteis de áreas de serviço e até gosto de campismo.
Em termo de segurança, até penso que sejam bastante seguros, mas sempre os acho pouco limpos, pode só ser empressão minha, pois tá claro.
Mas não nada como experimentar, depois vem nos contar a experiência, combinado?

Beijocas
Isa

_+*Ælitis*+_ disse...

Também ja notei a mesma coisa... sempre tive fascinio por sitios assim... e tb nunca entrei (e por acaso nao gosto das casas de banho hehe) mas é uma coisa unica... :)

bom... se te achares de gostos estranhos, nao te aches "sozinha" :)

Beijo meu,

A Elite

tomodoro disse...

Bom estou cá eu para contar o relato. Uma noite vinda já não me lembro de onde, ali a partir de tb não me lembro onde, já estava a modos que a cair para o lado de sono. Fui avançando para tentar chegar a Lisboa. Em Leiria desisti e dormi no hotel da área de serviço.

Nos corredores não vi ninguém, nem à chegada, nem à saída. Além do meu estavam lá mais dois carros, mas não lhes vi os donos...

Do hotel, nada de fantástico, um quarto porreiro e limpinho, e com surpresa minha achei que aquilo até tinha bom ar. Não é um hotel de *****, mas melhor do que eu contava.

Ou então foi do sono...

Ana disse...

Sabes que eu penso precisamente o contrario de ti?
Os moteis de beira de estrada (daqui) sao horrorosos, deprimentes, parecem que ficaram parados no tempo,e os clientes em geral sao pessoas que nem te passam pela cabeca.
Em Portugal nao sei como sao, alias, nem me lembro de ver algum....mas aqui so te posso dizer, que fugias a sete pes.

Sara MM disse...

Só tu para falares assim das (tuas) coisas estranhas!




Olha que alguns são muito bons!!
Eu e o Boy utilizámos alguns em Espanha -qd não ficávamos à porta , junto ao carro, no saco-cama, para poupar! eh!eh!



Bjss

Smas disse...

Já dormi num desses hotéis, não em Portugal mas em Espanha, porque andávamos a passear sem destino e achámos que conseguíamos fazer mais kilómetros mas depois estávamos cansados e ficámos no primeiro que apareceu...
Não me lembro de me cruzar com ninguém nos corredores, mas no restaurante havia muitos camionistas.
Bjs