sexta-feira, 22 de junho de 2007

Cerejas



Não sou dada a grandes loucuras gastronómicas. E até nem me perco por doces.
Sou razoavelmente disciplinada e se não devo comer chocolate, mesmo gostando, não como. Não como quase nunca. Raramente. Em poucas ocasiões. Pronto... como relativamente poucas vezes, digamos assim. Mas tenho um mínimo de auto-controlo, porque tenho.


Mas com as cerejas não é assim. As cerejas são a excepção à regra. As cerejas fazem-me cair no pecado mortal da gula. Pura gula e puro pecado. Até a cor delas é a do pecado.
E eu não tenho a culpa, só não lhes resisto.


Há uns dias, andava eu a tratar dos meus (do trabalho) assuntos, tenho o azar de passar por uma frutaria (ainda existem frutarias em Lisboa. Boas frutarias, cheias de coisas boas e senhoras simpáticas a atender-nos), elas estavam mesmo à vista de quem passava, não lhes resisto, entro e compro 500g, com medo que mais me pudesse fazer mal.
A senhora diz que são mesmo das boas, que são da Cova da Beira, das que não se estragaram.

Eu esqueço as recomendações de que se deve lavar a fruta antes de a comer, esqueço a norma de educação que me enfiaram na cabeça em pequena que diz que não se deve comer na via pública (que é feio, e tal) e desato a comer cerejas.
E não vejo mais nada à frente, nem passadeiras, nem semáforos, nem números de portas... nada! Até que resolvo parar e comê-las todas, antes de ser vitíma de algum acidente, ainda por cima provocado por mim.
E é assim; não posso ir comprar nada que não venha logo com cerejas também. Não posso ir à cozinha sem ter de comer um monte delas se lá existirem.
E parar?! Custa tanto!

Por causa das cerejas, chego a inventar desculpas para sair do escritório e ir a casa em pleno horário de trabalho.
As cerejas são a minha perdição. E a minha frustação também; com tanto terreno, tantas espécies, tantas árvores, tantas frutas, tantas... e aqui não há cerejas, não há uma única cerejeira.
Quando for grande hei-de ter um pomar delas. Na Cova da Beira. Que a Senhora da frutaria diz que são as melhores, e são mesmo.
Nunca fui à Cova da Beira, mas um dia hei-de ter lá umas cerejeiras.



(Espero esquecer isto logo que passe a época das cerejas. O que é que eu havia de fazer com um pomar num sítio onde nunca fui e, na verdade (mesmo que envergonhada), não sei como lá se chega?! , i.e. tenho a ideia que fica entre a Serra da Estrela e a da Gardunha)

Nota: Afinal já sei mais umas coisas sobre as cerejas da Cova da Beira. Está lá tudo, aqui. E, até lá há mais coisas sobre outras frutinhas nacionais, e com receitas e tudo. Que eu cá nem nunca tinha ouvido falar deste site nem conheço quem o fez nem nada, nem nada... ;)

17 comentários:

Miguel disse...

Ehehheh!!!!!

Do mal o menos... que seja com as cerejas o teu "pecado mortal".

Tu come, rapariga!

Piquinota disse...

Eu tenho desses ataques com framboesas! Enquanto tiver, não páro!!
Ainda um dia destes paguei um balúrdio por uma caixa de framboesas de cultura biológica (única fruta com sabor nesta terra!)!:) Comi todas!!!!!!


Jinhos

Malena disse...

Aiii, também são a minha perdição.
E eu, a ver se me esquecia da caixa de cerejas que tenho já prontinhas a serem comidas, no frigorifico e eu a dar com o teu blog a mostrar foto de cerejas... aiii...
abraços
Malena

Anónimo disse...

também devoro cerejas, mas o chocolate é mesmo a maior perdição..

bjnho
bom fds

nelsonmateus disse...

em relação este ano nã tive sorte nenhuma, mas o ano passado, o ano passado é k foi fartura. kilos e kilos d cerejas. enfim bons velhos tempos ... :S

http://www.frutaviva.net

Anónimo disse...

Ora bem, eu já leio este blogue há uma data de tempo e nunca comentei. Parece-me que é hoje. E porquê? Porque sou uma moça da Cova da Beira, porque tenho se olhar ali para fora vejo cerejeiras, porque também as adoro. Este ano, a fartura não foi assim muita por causa das chuvas e tal e tal. Ah e temos a A23, Margarida! :P

Beijinhos

Anónimo disse...

Está ali um "tenho" a mais. Desculpa.

tomodoro disse...

Bem, eu ainda no outro dia a estudar devorei 564gr. Sim, 564gr que quando acabei nem queria acreditar que já tinha terminado. Fui à embalagem buscar mais e nem uma. Olhei para a etiqueta e ía tendo um xelique qunado vi o peso...

Adoro cerejas!

Quando era miúda a minha mãe punha-nos (a mim e à minha irmã) os pares de cerejas penduradas nas orelhas, eram os nossos brincos e sempre as últimas duas a serem comidas.

Alecrim disse...

Ui, cerejas! ADORO!!
Se algum dia eu ganhar o euro-milhões ofereço-te um pomar de cerejeiras na Cova da Beira! Fica prometido.

[Ariana Aragão] disse...

Queria comentar, mas nem consigo...

(Vou à frutaria. Até já.]

Clara disse...

Então, fruta até é muito saudável, não creio que possa ser considerado pecado...

Vilma disse...

Quem nunca pecou que atire a primeira pedra... porque eu adoro cerejas! :))

Anónimo disse...

Nunca ouviste dizer que tudo o que é bom ou é proibido, ou faz mal, ou é pecado!?
Não me parece grave este pecado! E fazer mal, não faz. É fruta!
Não deves conhecer quem fez esse site, não! Pois claro que não!!!

Beijos

Catarina

Jolie disse...

Eu dessas não recebo lá em casa, mas as de Tomar, são uma verdadeira perdição!!!

Delíciosas!

Sara MM disse...

eh!eh! pois são bem mais vermelhinhas que as nossas!! :oD

mas há de dois "tipos", menos vemenlhas e mais rijas e ácidas, e vermelhuscas e mais molengas e muito doces.. eu prefiro as primeiras!

e talvez as nossas pudessem ter amadurecido mais.. mas sabes quem comeu as que ficaram a amadurecer, né!?!??!
os melros!!!! :oP


BJss

Anónimo disse...

EU TENHO TAMBÉM ESSE PROBLEMA....E ACHO QUE AINDA É BEM MAIS GRAVE... JÁ CHEGUEI A COMER 1KILO SOZINHA E DE UMA VEZ SÓ.... É UMA DEPEDÊNCIA E IRÁ UMA DIA EXISTIR " CA " ( CEREJAS ANÓNIMOS ... )!!!!!
JÁ VI CEREJEIRAS NO SEU AUGE E DIGO É LINDO DE MORRER...

BEIJOS
SANDRA
FUNCHAL

cereja de marte disse...

uma dica sobre onde ver e comer cerejas,

www.fundaoturismo.pt