segunda-feira, 25 de junho de 2007

Contos Exemplares

Perdida de sono, cansada do dia, e com vontade de me deitar mesmo agora, ainda com a luz do dia lá fora, não deixo, no entanto de me sentir um bocadinho culpada.

Eu sei que tinha combinado falar com uma amiga, com quem já não falo há algum tempo (ando a falhar neste campo, por falta de tempo. e eu acho que é muito mau começarmos a aceitar que temos tempo a menos para os amigos). Eu sei que sim, e que não me sinto capaz de o fazer. Mas, tirando isto, não tenho nenhum motivo objectivo para me sentir culpada por me deitar tão cedo. Cumpri as minhas obrigações, estou cansada, posso deitar-me mesmo que o céu ainda esteja azul.

E, no entanto, há um sentimento de culpa idiota que me leva a passar a vista pela estante para encontrar uma desculpa para mim mesma.
Pego num livro e levo-o para a cama. Não vou bem, bem deitar-me. Vou ler para a cama, o que é substâncialmente diferente.

Amanhã não vou dizer a ninguém que fui dormir bem antes das 10H da noite. Eu fui foi ler.
Esta noite levo os Contos Exemplares da Sophia de Mello Breyner para a cama. Não devo ler metade de um único conto, mas isso também não importa. Não é essa a sua função.

Eu serei sempre igual a mim mesma em algumas coisas, suponho. Outras há em que me espanto com as mudanças, é verdade. Mas há coisas em que não devo mudar mesmo.Eu deitei-me cedo sim. Mas acabei por ser acordada (e não me aborreci nada com isso) e a seguir, comecei a sentir fome a achei que o que vinha mesmo a calhar eram umas torradas. E fico na cama a pensar em torradas, estaladiças, quentinhas, com muita manteiga e como pensar muito faz mal, levanto-me, vou à cozinha preparo uma caneca com leite e faço duas torradas dessas, mesmo dessas em que estava a pensar. E fico para ali a comer devagarinho, sentada numa cadeira da cozinha com as pernas cruzadas, e saber-me bem o silêncio da casa. E depois disso... ainda li um conto da Sophia de Mello Breyner: Retrato de Mónica.Cada vez mais acho que não vale a pena programar muito as coisas (algumas coisas), e cada vez mais acho que é muito mais agradável viver assim.

11 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso nisso entdendo-te bem porque também me acontece estar a cair de sono e não me deitar por achar que são horas ridículas.
Tu és mais intelogente. Exemplar! ;-)

Beijos

Catarina

Miguel disse...

É; pelo que contas parece-me mais importante o teu sono do que "O Jantar do Bispo".

Piquinota disse...

Quem me dera conseguir deitar-me às 10h:) Fizeste bem!!!

Jinhos

Margarida Atheling disse...

Catarina: "intelogente", Catarina?! o que foi que bebeste ao jantar?! ;)

Miguel: era... tanto que saltei esse porque era mais longo e, acabei por ler o "Retrato de Mónica", mas antes já tinha dormido um bocado. :)

Piquinota: mas podes fazer como eu. deitas-te e umas horas depois voltas a lenvantar-te! há quem diga que devemos sempre contrariar a rotina. ;)

Clara disse...

olha, somos duas, em francês (provavelmente a única coisa que sei dizer nessa língua): laisser faire, laisser passer.

Xuinha Foguetão disse...

Também acho muito mais agradável viver assim...

Quanto mais se programa maior a possibilidade dos planos sairem furados.
Ahahahahaha!

Beijos

Rui disse...

Quem não é nada inteligente, sou eu. Só agora percebi. É que eu vou ler para a cozinha e comer as torradas para a cama.
Não havia eu de acordar panado...

(agora, estou para aqui a rir-me para o monitor)

Maria Liberdade disse...

Nesse campo a minha vida é muito previvel. Ainda me estou a deitar já estou a dormir. E sim, também gosto muito de torradas. Mas, detesto fazê-las.

Malena disse...

Ora e fizestes muito bem. Das torradas e da leitura.
beijocas
Malena

Margarida Atheling disse...

Clara: foste criteriosa então na aprendizagem! :)
mas concordo plenamente.
há coisas em que convém ter um rumo claro, mas na generalidade dos assuntos e na forma como se encara a vida, o melhor mesmo é fazê-lo com leveza e com abertura para o que se nos deparar. muitas vezes até são coisas boas.

Xu: pois é. quando se programa muito falha sempre alguma coisa e isso causa sempre frustações. e passa-se a vida com medo do que vai fugir ao planeado e sofre-se por antecipação, enfim...
vive-se muito melhor se estivermos mais leves e receptivos aos presentes da vida.

Rui: também pode ser assim mas tem esse inconveniente, de facto.
espero que as migalhas fiquem só do teu lado!
(claro que agora também fiquei a rir-me para o monitor!)

Maria: isso é bom! é mesmo muito bom!
pede a alguém que te faça as torradas! ;)

Malena: também acho que sim! :)

NaRiZiNHo disse...

Isso é bom sinal.
Saboreias a vida e absorves dela o melhor sumo.
Olha que é uma bela ideia....o pior é se o Marido pensa que estou lélé de todo. :))
:-*