segunda-feira, 14 de março de 2005

Espaços

Provávelmente é efeito do nevoeiro. Deve ser. Mas dei por mim a pensar numa coisa estranha: e se os blogs fossem espaços? Isto é, e se eu tivesse que fazer corresponder a cada blog um espaço?

Reparei que quase todos os babyblogs são jardins. Mas todos diferentes uns dos outros, na forma, no tamanho, no tipo de canteiros, nas flores que os ocupam. Uns têm muros altos caiados, com grandes portões de ferro trabalhado que deixam ver o lá se passa. Com ruas de areia vermelha onde os pássaros pousam e brincam e canteiros delimitados por plantas baixinhas. Com cheiro a viletas.
Outros ficam entre a casa e o caminho que está em frente, abertos e acessíveis a quem passa.
Alguns têm canteiros geométricos com buxo e roseiras, outros têm relva com as flores em tufos quase expontâneos e pedras deixadas sobre o terreno ondulante coberto de relva. Todos têm árvores onde se pode descansar sob a sua sombra tranquila.

Alguns blogs são salas de estar. Amplas e convidativas. Com sofás confortáveis. Convidativos a conversas intimas de amigos ou a reuniões bem dispostas.

Outros, e estou a pensar especificamente no caso de dois blogs escritos no masculino, são espaços abertos. Um fica no cimo de uma colina alta, verde e ampla, de onde se pode ver a montanha que fica mais acima e o vale onde existe uma povoação de pequenas casas brancas.
O outro fica no cimo de uma elevação perto da costa. Um monte também verdejante com plantas baixas porque são tocadas pelo vento que vem do mar que se avista a curta distância, mas vê-se, muito longe, paisagens variadas e os dias são todos diferentes, húmidos ou solarengos, ventosos ou calmos. Mas sempre variados: dias e a paisagem que se avista.

O meu é um quarto de dormir. Pequeno, com chão de madeira encerada e arraiolos para o tornar mais aconchegado, com uma cama de madeira com muitos, muitos anos, que já conheceu vários donos da mesma família, e uma mesinha de cabeceira com dois tampos de pedra onde repousam uma jarra de flores brancas miúdinhas e dois livros. O obrigatório guarda-roupa e um cabide onde pouso o casaco ao entrar. Uma secretária e estantes com livros. Muitos livros. Duas janelas; uma virada a nascente, solarenga e abrigada por onde entram os primeiros raios de Sol e por onde vejo o vale ao longe e, ali mesmo ao tocar da mão, uma árvore agora coberta de flores e os canteiros de lírios roxos, outra virada a Norte, sombria, ventosa, com vista para um relvado húmido.
O meu quarto.

10 comentários:

Anabela disse...

Que bonito pensamento, imaginares os blogs como espaços.
Gosto muito de vir até ao teu quarto de dormir! E gosto de te ver no meu jardim :)))
Beijinhos

Vilma disse...

Que coisa boa essa ilustração de espaço... gostei! Mas quando venho ao teu blogue eu imagino um campo verdejante, colinas cheias de videiras e um castelo no cimo. Porque será?

Oumun disse...

Engraçado que ao imaginar o teu blog como um quarto o imagino com uma grande janela virada para um lindo jardim .. cheio de flores . Um espaço, um dia mais cinzento outro cheio de luminosidade , mas sempre um espaço onde se sente muito amor :)
Giro este post , fez-me mergulhar no mundo da imaginação :)

Márcia Pinho disse...

Que giro, estás com a tua imaginação lá bem no alto.
É engraçado a forma como brincas com as palavras....e ainda bem que nao te esqueçes dos outros blogs....
Beijiocas.

Ana disse...

Que lindo quarto que tu tens... por acaso imaginava-o assim.... num daqueles chés tradicionais ingleses com telhados de colmo... quanto ao meu... talvez um escritório com as paredes cobertas de livros com muitos pensamentos dentro, e no meu uma grande poltrona com uma grande secretária de carvalho, um monte de papel amarelecido e uma pena... que achas? jokas

Mocas disse...

Já venho espreitar este teu quarto há um bom tempo, mas nunca comentei...talvez por ser o "espaço" que mais me faz pensar ... não sei, mas gosto muito de vir aqui, faço-o quase todos os dias...Bem, pela primeira vez: Adorei ler este post!

Um beijinho muito grande

PS: Gosto muito do teu quarto...

39 disse...

Com o dom da palavra que possuis, nem sei como comentar. Muito bonita a tua visão do mundo dos blogs.
Parabéns.
Beijinhos, muitos!

39 disse...

Com o dom da palavra que possuis, nem sei como comentar. Muito bonita a tua visão do mundo dos blogs.
Parabéns.
Beijinhos, muitos!

39 disse...

Com o dom da palavra que possuis, nem sei como comentar. Muito bonita a tua visão do mundo dos blogs.
Parabéns.
Beijinhos, muitos!

39 disse...

Com o dom da palavra que possuis, nem sei como comentar. Muito bonita a tua visão do mundo dos blogs.
Parabéns.
Beijinhos, muitos!