quarta-feira, 23 de março de 2005

Afinal, como é que se faz?

Correndo o risco de ser mal avaliada, i.e, de ser classificada como superficial, tonta, instável ou coisas do género, mesmo assim, deixo a questão que, aliás, me acompanha já há vários dias.
Bem sei que durante os últimos três meses tenho andado por aqui a suspirar e cheia de requebros de menina apaixonada. Mas descobri, assim de um dia para o outro, que a realidade não era aquela. As circunstâncias levaram-me a conhecer o V. de uma prespectiva que eu nunca tinha visto. Percebi que nunca conseguiria viver com ele!
A explicação é longa e fica para uma outra ocasião.
Sucintamente, a verdade é que nem ele não correspondia à imagem que eu tinha criado, nem eu estava apaixonada por ele. O facto de termos sido obrigados a dividir assuntos profissionais revelou-me uma pessoa de que me apeteceu fugir. O V. é uma excelente pessoa, mas não somos compatíveis.
Apaixonei-me pela vida, pelo sentimento de renascimento, por ser alvo de corte e de sedução. Precisava de regressar à vida...
Não quis agir de impulso, mas há algum tempo que a decisão está tomada: acabou!
A questão é que não quero magoá-lo. Não quero mesmo!
Ele é um doce de pessoa, adora-me, é atencioso e carinhoso...
Como é que se faz? Como é que se faz para acabar uma relação sem magoar a outra pessoa? Há uma forma airosa de o fazer? É possível?
Há forma de sair desta situação sem provocar sofrimento? Há alguma receita mágica?

14 comentários:

Tia Moky disse...

Olá, Margarida!

É muito duro magoar as outras pessoas, mas se não fores sincera, ainda magoas mais...!
Ainda bem que ele passou pela tua vida, mas se não é para ser, quanto mais cedo, melhor!!
Não há formulas mágicas, mas há diferentes formas de dizer as coisas...só que no fundo é tudo igual...acabou...(com muita pena minha, mas pode ser que seja par melhor!)
Tudo a correr bem!!

Beijos Tia Moky

39 disse...

...com a verdade. É claro que há diferentes formas de abordagem, mas sempre com a verdade. Mesmo que o tenhas que magoar, rapidamente serás por ele "perdoada" se tiveres usado da verdade.
Eu não sei ser muito diplomata nestas questões, por isso não sou a melhor pessoa para te dar umas dicas! (risos)

Oumun disse...

A vida por vezes é assim faz-nos ver coisas que não são bem a realidade... mas ainda bem que estás bem :) também acho que não há receitas mágicas para terminar relações ... mas acho que o pior é mesmo não esclarecer as coisas e a falta de sinceridade... como vou ali comprar um maço de tabaco e adeus até nunca.....
Acho que na altura certa vais saber o que dizer e como fazer ;)
beijocas e boa sorte

Lucia disse...

Infelizmente não há nenhuma formula mágica para estes problemas, mas tenta ser o mais sincera e honesta possível, porque magoar vai sempre magoar por isso conversa com ele e abre o teu coração, e encara esta situação como uma experiência positiva.
Beijinhos e tudo de bom

Cláudia disse...

A propósito de uma outra situação, uma amiga disse-me hoje duas palavras que resumem bem aquilo que procura neste momento difícil: honestidade e coragem.
Penso que se adequariam à tua situação.
Muita força e muita verdade, acima de tudo, linda.
Beijinhos mimados.

Márcia Pinho disse...

Olá miga,
infelismente isso não é possivel. Quer queiras ou não, ele vai sofrer. O único remédio é o tempo, que por vezes é logo e custa a cicatrizar ....Mas, espero que consigas ser verdadeira.
Ele pode sentir-se magoado, mas não enganado...Ninguem gosta que tenham pena de nós prórios....

Boa sorte para esta situação delicada.

Um beijinho especial,

Márcia

Mocas disse...

Penso exactamente como a Márcia...só posso desejar boa sorte e que consigas ser o máximo verdadeira e magoar o mínimo possível

Beijinhos

Anónimo disse...

Bom dia!

Tenho passado várias vezes por aqui e hoje decidi deixar uns comentários:
1 - tens de dizer a verdade;
2 - às vezes as pessoas são bem mais resistentes do que pensamos e têm mecanismos para lidar com estas situações que são eficazes e acabam por sofrer menos do que pensamos.
3 - tens a certeza do que estás a fazer? descobriste outra faceta dele, provavelmente não conseguirias jamais trabalhar com ele mas a pessoa que ele é contigo desapareceu completamente? estou a perguntar isto porque sou absolutamente defensora de separarmos a vida pessoal da profissional - todos temos 2 vidas e nem sempre uma influencia a outra....

boa sorte seja o que for que faças.

S.

Anabela disse...

Olá linda
Não posso deixar de dizer que fiquei triste, por saber dessa tua convicção.
Fórmulas mágicas não sei se há... não as conheço.
Aconselho-te sinceridade, serenidade...
para ti, desejo-te toda a felicidade do Mundo!
Um grande beijinho

Vilma disse...

Margarida: a receita é a vida! E a vida diz que só com a verdade. Por muito dolorosa, a verdade... Deixo este Provérbio de sabedoria : "É mais leal o amigo que magoa do que o inimigo que nos beija" - Provérbios 27:6
E tu podes vir a perder um namorado mas a ganhar um bom amigo...

Sara MM disse...

O que havia a dizer foi dito, portanto, "Correndo o risco de ser mal avaliada, i.e, de ser classificada como superficial, tonta...", bruta ou insensível, digo antes:
Pelo menos desta vez não és tu que sofres!!

Não é assim, eu sei, é só para soprar ar fresco! Bem sei que sofres por fazer sofrer alguém de quem que gostas, mesmo que não ames esse alguém...

Mas agora "a sério", acho é que não vale a pena tentares prever a reacção dele nem nada do que acontecerá a seguir! Concerteza será tudpo bem diferente do que imagines.
Pode ser que seja para melhor! Que ele reaja bem melhor do que estás à espera!

BJS e boa sorte!

Maria Vinagre disse...

também gostava de saber..mas agora falha-me alguma coisa...acabar pk? será que não há maneira mesmo de ultrapassar isso? :*

Emma disse...

Querida Margarida,
Não vou deixar conselhos, porque essas decisões têm de partir de nós próprias, e cada pessoa encontra a sua forma de as fazer. Encontrarás a tua certamente.
Um beijinho,
EP

Karla disse...

Eu, se me visse numa situação dessas, primeiro ponderava bem se era isso mesmo que queria.

Tomada a decisão, lembra-te do que disse o Tom Cruise no Cocktail, filmezeco superficial mas com esta grande verdade: "As relações acabam sempre mal, senão não acabavam". Dentro da tua sensibilidade faz o melhor possível, mas não te martirizes se o resultado não for o idílico ninguém-sai-magoado; o mais certo é alguém sair magoado, mas ser sincera sem ser cruel é talvez a melhor aposta. Boa sorte!