quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Natal

Não, não sou daquelas pessoas que decoram a casa para o Natal com muita antecedência. Na verdade, sou mais o contrário.

Só gosto de ver motivos natalícios quando o frio se instala. Para mim tem de haver uma sequência. Gosto de aproveitar o Outono. Gosto dos fins de tarde com luz dourada, gosto do mar com um azul mais forte, das folhas amarelas caídas no chão, das romãs, das castanhas, dos primeiros dias de lareira acesa; das roupas mais quentes, dos casacos, até de começar a usar cachecóis e de sentir o ar frio na cara.

Não tenho pressa em fazer apagar o Outono, em saltar do Verão para o Natal. Mas agora, levada pelo frio ou pela pressão das lojas, começo a ceder. Começo a olhar com agrado para as decorações de Natal que nos saltam à vista em tantas lojas.
Cedi, e comprei um pinheiro artíficial. Achei-o bonito, e achei que também não me agradava ter em casa um árvore morta. Mais nenhum pinheiro será cortado para ir para a minha casa.

Cheguei a casa e arrastei a caixa para o sotão.
É bonito, mas vai ficar à espera. Vai esperar pela data certa. Manda a tradição que, cá em casa, se prepare a decoração de Natal no dia 1 de Dezembro ou no dia 8. E assim será.

Nessa altura o pinheiro descerá e será montado. Juntamente com os enfeites normais terá os laços de tartan para termos a Escócia presente.
E o presépio, que passou por várias gerações, será, como sempre, o de Barcelos.
Acho que é isso que mais gosto no Natal, por detrás de todas as luzes e todos os enfeites, está lá tudo: a origem, o essêncial, o sinal de quem somos e de onde viemos: os laços da Escócia e o presépio de Barcelos. E é isso que está sempre presente, estando onde estiver, que me molda e que me ajuda, quando me sinto sem referências.

13 comentários:

Vilma disse...

Natal... cada vez tem um sentido mais profundo para mim...o verdadeiro Natal!
Mas tal como tu também não gosto de passar do Verão para o Natal.. sou uma apaixonada pelo Outono!

Anónimo disse...

O Outono é a minha estação do ano preferida, e também eu gosto de preparar o Natal com árvore, presépio... Infelizmente já ando a comprar presentes pois tenho uma vasta lista e não posso deixar tudo para a última da hora! Quanto às referências (ou falta delas), se leres os teus posts verás q em cada um deles deixas um pouco da tua história, das coisas e pessoas q te marcaram.. são essas as referências importantes. Um beijo enorme da Guerreira

Jolie disse...

E que bela descrição de um Natal com sentido!

Um beijinho

Sara MM disse...

Que hei-de dizer.... concordo. condordo. concordo.
ah! mas não cedo... oferecem-me tantos efeites que nunca compro eu!
Ops! este ano já cedi... para oferecer à minha mãe :o\.... então, concordo.

:o)
BJs

Lucia disse...

Gosto muito da época do Natal, mas também acho que se passa muito depressa do Verão para o Inverno, pois assim que começa a epoca vimos logo as lojas enfeitadas com decorações de Natal.
Gosto muito de aproveitar o Outuno, daquelas tardes frias mas muito soalheiras, passear á beira-mar, comer umas castanhas, adoro...
Beijinhos

entre-aspas disse...

Primavera, Verão, Outuno, Inverno. Decididamente as estações serão aquilo que quisermos fazer delas. Alegria, nostalgia, serenidade, revolta...
Saibamos escolher "a melhor parte"

Anónimo disse...

Assino em baixo. Também guardo sempre o 1 ou o 8 de Dezembro para fazer as decorações de Natal, mas já comprei algumas esta semana. Cada coisa a seu tempo não é? Bjocas.

Clara disse...

Ora nem mais... e não é que anda tudo a falar no mesmo?
Beijos

Rui disse...

Esta ano bati todos os recordes: até hoje, 80% das prendas de Natal estão despachadas.
Nunca fui de me deixar levar muito pelo espirito do Natal, com tudo de menos bom que isso tem... infelizmente.

Zozô disse...

Estes teus posts são uma delícia. :)
Beijinho.

Anónimo disse...

O Natal tem também os doces! Nomeadadamente aqueles sonhos fantásticos que fazes e que as amigas que passam pela tua casa têm a sorte de comer. Não sei como consegues manter a linha!

Catarina

Mocas disse...

Tb gosto de decorar a casa no dia 1, nem tenho pressa de despachar o Outono, que é uma estação linda! O meu Natal já não é "aquela coisa" que era há uns anos. Perdi algumas pessoas que gostava muito...o que torna tudo um pouco diferente. Contudo e para mim, a base do espírito de Natal não é tanto religiosa, mas familiar...e as referências são muito importantes. Ainda gosto de ir a casa dos meus pais ajudar a minha mãe a montar a ávore deles, com o presépio que era dos meus avós, com quase setenta anos e ainda tão lindo!

Beijinhos
mocas

C_de_Ciranda disse...

Eu adoro o Natal... Apesar de tudo, confesso que me irrita um bom bocado a sede com que os comerciantes fazem o apelo ao consumismo, de ano para ano mais cedo... Qualquer dia, em Setembro já temos enfeites nas montras... Faz alguma confusão... A mim, pelo menos, faz-me...

Beijocas grandes

*** Ciranda