quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

O espírito de Natal visitou-me, esteve comigo umas semanas, fez-me montar a árvore de Natal, o presépio, encher a casa de velas e demais acessórios. Mas acho que me abandonou.

Ontem, depois de uma manhã em que não fiz nada que se aproveitasse, por mais que tentasse; de um almoço com alguém que, felizmente, falava pelos dois enquanto eu desviava a vista para fora do restaurente ou para o telemóvel para ir vendo as horas e as mensagens; de uma tarde ainda pior do que a manhã; parece-me óbvio que não adianta teimar.

Não adianta. Não consigo fazer um quinto do que era necessário fazer, nem consigo fazer coisas básicas. Gostava de culpar as hormonas, mas não me perece. Podia culpar o cansaço mas se calhar não é verdade... não me interessa.
Não foi difícil demonstrá-lo ao meu pai para que me desse dispensa; não foi difícil provar-lhe, de lágrimas nos olhos que não adianta ficar por cá. Não foi difícil telefonar para cima a aceitar à primeira o convite - intimação - para ir, e soluçar de saudades. Não foi difícil fazer a mala em cinco minutos - neste caso o saco de viagem. Não foi difícil telefonar à minha chefe do outro trabalho e dizer-lhe muito simplesmente, depois de dizer que estava muito constipada: Não consigo, e chorar mais e sentir o silêncio do outro lado, e depois ouvi-la chorar também, e dizer-me para ir.

Não foi difícil.
Não foi difícil pensar no meu quarto com a salamandra que a L. já acendeu esta manhã, para estar quentinho quando chegar, e no almoço - que ela insiste em chamar jantar - que vai ser a meio da tarde, que a viagem ainda demora.
Não é difícil imaginar que, desta vez, não me apetece sair de casa - dessa casa- ; que desta vez não quero saber da Franqueira, nem do Cávado, nem da Lapela e... se calhar, nem do meu sítio preferido. Não me apetece!

Lá ficam presentes para comprar e coisas inadiáveis por fazer. Mas não consigo!
Difícil vai ser voltar!

16 comentários:

Anónimo disse...

Por vezes temos fases assim, em que perdemos o interesse por muitas coisas e simplesmente não nos apetece fazer nada. Só te posso desejar que essa fase passe depressa, pois é nostálgica e cria um grande vazio dentro de nós! Bjinhos.

Miguel disse...

Beijo!

Anónimo disse...

God speed...
Abraço forte da Guerreira

Vilma disse...

Recebe um abraço meu e o desejo sincero de um Natal Feliz ... porque o verdadeiro espirito está aí dentro de ti! :))))

Anónimo disse...

Avisaram-me agora que ias a caminho. Estranhei e vim espreitar para ver se percebia alguma coisa. E percebi.
A Lurdes diz que te notou a chorar ao telefone e diz que quer "apertar o pescoço ao maldito mouro que a faz chorar". Coitada! Nem vale a pena tentar explicar-lhe que não é bem isso.
Boa viagem!
Encontramo-nos lá depois de amanhã, está bem?
Beijinhos, que desta vez precisas!

Catarina

Xuinha Foguetão disse...

Oh Margarida!
Espero que lá fiques melhor.
Nem sei bem o que dizer a não ser: vai e fica bem!
Um beijão enorme e boas festas.

Jolie disse...

Um beijinho e que esse afastamento te ajude a reaproximares do dia-a-dia.

Descansa...

maria disse...

Tu estás a precisar de um forte abanão, rapariga...ai, ai,...

Rui disse...

Que sejam os melhores dias, esses.

Sara MM disse...

Não foi dificil? porque foi o melhor que fizeste! né?
Fico feliz por ti... se não der para voltar... fica bem lá, tá?
BJS GDs Gds

mixtu disse...

quarto quentinho e chamar jantar ao almoço é muito bom sinal, sinal que nos querem
não vai ser dificil :)

nelsonmateus disse...

nã te preocupes com o natal.
o natal é todos os dias e nã apenas dia 25 deste mês, mas para k assim seja terás d estar d novo em harmonia ctigo msm.

1 abraço garota

cinderela disse...

Margarida,
Que tenhas o melhor Natal possível. E se este não é o ideal, lembra-te que para o ano haverá outro e que será sem dúvida muito feliz. Entretanto, força e vais ver que as coisas vao melhorar.
Um beijinho

Anónimo disse...

Margarida, desejo-te um Feliz Natal. O que quer que seja tem solução e depois Natal é quando um Homem quiser (ai que significado me parece vai ter esta frase este Natal...).
Muitos beijinhos e fica bem.

39 disse...

Que aí recebas o carinho que tanto precisas e mereces.
Feliz Natal!!!
Beijinhos, muitos, muitos

Anónimo disse...

Não se preocupem os amigos(as) da menina porque alguém pode garantir que não passou o tempo lá por cima a chorar mágoas, e é alguém que se considera cheio de sorte por a ter trazido e depositado em segurança em casa, cheio de sorte por ter feito mais de 300 quilometros e ter de fazer já de seguida ainda mais!
Beijo Princesa!