sábado, 1 de outubro de 2005

Vida

Há coisas que nos marcam. Que influênciam a forma como encaramos o que nos rodeia. Algumas são simples. Mas, ainda assim, difíceis de partilhar.

Ando ocupada com a vindima. Embrenhada é o termo mais exacto.
Levo o tempo à volta destas coisas. Desde que me levanto até que me deito. Não sei o que se passa pelo mundo. Não imagino sequer. Não sei se há mais tufões, se há mais desemprego, se o petróleo subiu novamente...
O meu mundo é outro agora: as uvas, o vinho.

Não tenho tempo para ir às vinhas (com muita pena minha) mas acompanho as uvas desde que chegam às adegas.
Vejo-as, "roubo" bagos aqui e ali, meço o grau de açucares.
Acompanha-as enquanto são esmagadas, asseguro-me que não seguem folhas ou uvas em mau estado.
Transformam-se em sumo. Doce, de cor quente, que corre formando um caudal forte para dentro as cubas. Bebo-o e sorrio sempre. Como quem sorri a uma criança pequena.

Vou andando à volta das cubas ansiosa por detectar sinais de vida. De vida, sim. É sabido que o vinho é um organismo vivo. Aqui começa a gestação dele.
Prefiro tocar-lhe, em vez de usar o termómetro, para perceber quando a temperatura começa a elevar-se um bocadinho. E olho uma vez, e outra, e outra... até perceber um indício de um movimento leve.
Então, nalgum momento, isso acontece: a temperatura sobe, ele mexe-se. E a temperatura sobe mais e ele mexe-se mais. Fica quente; quente como a cor que tem. E ouve-se, num som surdo, profundo, vindo lá das origens dos tempos.
E durante uns dias mexe-se, dá saltos, borbulha, ruge num som abafado mas forte, grave e tumultuoso, expulsa de si tudo o que não lhe pertence, define cor, altera os cheiros, define-se, diferencia-se: nasce!

A mim, cabe-me acompanhá-lo, assegurar que as condições não lhe faltam, que tem oxigénio suficiente, que a temperatura não sobe demais e até que não há barulhos a incomodá-lo.
E disfrutar do seu crescimento. Inquietar-me quando não se comporta como era esperado, emocionar-me com a sua evolução, tocar-lhe e sentir o seu calor, ficar em silêncio a ouvi-lo, enternecer-me e sorrir quando nos surpreende, quando vence mais uma etapa e chegar a chorar de orgulho por ele, por essa vida nova que está um bocadinho dependente de mim.
Passados uns dias tudo acalmará, seguirá sózinho, deixará de ser mosto para ser vinho. Nessa altura será ele a seguir o seu próprio caminho, independente, senhor de si. Por agora está aqui, nas minhas mãos, a nascer.

14 comentários:

Oumun disse...

:)
Muito giro sim senhora!
Estamos sempre a aprender

Anónimo disse...

Fiquei bem disposta!
Um post muito bonito!
:)

InêsN disse...

este post merecia ser publicado!! :o))
adorei!!!!

Sara MM disse...

eu tambem vivi bastante intensamente as vindimas dos meus papás, este ano! pena que foram só uns dias e agora eles tiveram de terminar sozinhos! Amanha nem se levantam!

Mas que bem visto isso de ser o inicio da gestaçao do vinho!!

BJS e Sorte com a vinhaça!

nelsonmateus disse...

palavras dignas do próprio bacchus! bravo!

ps: à altura em k o "vinho ferve" corresponde à parte k tu descreveste como sendo o da "gestaçâo"?

Margarida Atheling disse...

Sim. É quando se transforma de sumo em vinho.

Anónimo disse...

Hummmmm...mas que bela vinhaça....

Bejokas

Clara disse...

É muito bonito, mas acho q ficaria KO só de chegar perto...
Não tolero mesmo a fragância.
beijos

Jolie disse...

Deixaste-me completamente apaixonada com este teu texto... e com umas saudades de beber um copo de vinho!

(Achas que quando poder beber novamente, ie, daqui a uns 3 anos... me dás a provar um pouco desse teu nectar dos Deuses?!)

Beijinhos

kikas disse...

Venho agradecer as doces palavras que me deixaste no post de 6.ª feira...Obrigada!
beijinhos
kikas

Mãe Pipoca disse...

Sabes o que eu adoro?? O cheiro na adega, ao mosto... dá-me umas saudades..
Bjs

Anónimo disse...

A tua maneira de escrever faz-me sentir como se estivesse no local. É tão bom fazermos o que gostamos...não damos pelo tempo passar. Bjoquinhas.

Margarida Atheling disse...

Dou sim, Sandra! Vai ser um vinho envelhecido mas, enfim... ;)

Beijinhos!

Anónimo disse...

Tens aqui mais uma candidata ao teu vinho daqui a uns dois anos.
E que saudades eu tenho da azáfama da adega e dos cheiros, desse rio a escorrer do lagar...
Belos tempos!
Beijinhos