quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Deveres


- Temos que falar Margarida. Há umas viagenzinhas que vamos ter que marcar. É tudo um bocadinho concentrado, mas tem que ser. Compreende, não compreende? É que precisamos mesmo.

Se calhar não devia compreender nada. E devia importar-me. Pois devia.
Ainda por cima assim, com pouco tempo de antecedência.
Mas não me importo. Não me importo nada.

Depois de os ter levado a mexer na programação do trabalho de 17 pessoas porque tinha que faltar uns dias para a vindima, e de terem feito por causa disso, alterações que me libertaram uma semana inteirinha sem faltas (é verdade que eu precisava de, pelo menos, cinco semanas, mas...); depois de lhes ter dito que ia faltar mais uns dois dias lá mais para o fim do mês e de me dizerem que então iam ver o que podiam fazer, que talvez desse para não considerar faltas... não posso resmungar muito.
Não posso, nem quero! Posso até fingir que estou a ser boazinha, que me disponho a fazer o sacrifício, mas só porque tenho boa vontade. Até posso, mas é mentira. Não me importo nada!

Se há coisa que percebi nos dias que passei lá por baixo foi que gostava de fazer sempre esse tipo de trabalho.
Pode ser cansativo, pode exigir tempo, flexibilidade e até algum tacto.
Mas não é monótono.

Agrada-me mudar de sítio, ir onde não conheço e, melhor ainda, ir onde quase ninguém conhece. Agrada-me falar com pessoas tão diferentes. Agrada-me andar de um lado para o outro, perdermo-nos de vez em quando e rir à conta disso.
Agrada-me, acima de tudo, a sensação de liberdade - ilusória, eu sei. Não estar presa a uma secretária e a uma sala, fazer quilómetros e quilómetros, nos mais variados sentidos, nos mais variados pisos, e até nos mais variados meios de transporte (as moto-quatro em ravinas continuam a assustar-me um bocadinho mas... chegam a lugares fantásticos!). A sensação de estar a descobrir o mundo e, ao mesmo tempo, fora dele. Não ouvir as notícias a não ser de passagem numa qualquer área de serviço de uma auto-estrada. Estar fora.

E chegam à memória as imagens ainda frescas dos bocadinhos de costa alentejana sem casas e sem caminhos e do quanto custou, em alguns casos, descer as falésias para chegar ao mar (sim, não esperem que eu passe perto do mar e fique só a olhar!), e das viagens nas carroçarias das pickups que nos arranjaram a apanhar vento e pó e a rir como tolinhos, e de ter perdido o portátil e de o ter reencontrado, e das roupas sujas e dos almoços fantásticos e de ter falado mais inglês do que português (país estranho este!) e de cair numa cama, à noite, e dormir como uma pedra. E de me ter descoberto mais auto-suficiente!

Pois... eu compreendo. Tem mesmo que ser! Mas só porque sou muito boazinha!

12 comentários:

Anónimo disse...

Também não gosto de estar parada e adoro viajar!

Beijinhos

Mãe Pipoca disse...

Quem me dera que o meu trabalho me levasse assim...
bjs

Rui disse...

Fizeste-me lembrar que ainda tenho 7 dias de férias para tirar. Que vontade me deu de já não vir amanhã.

nelsonmateus disse...

boazinha? ao provocar inveja a tanta gente eu diria k es mais o inverso, né?

ps: num m lembro d ver por aki tantas fotos como últimamente ... very nice young lady! very nice!

Jolie disse...

hehehe

Então pronto... mas só porque tem mesmo de ser!

Clara disse...

Estás a fazer-te difícil?
Eheheheh! Troca!
beijos

Anónimo disse...

É tão bom fazer aquilo que se gosta... alargar os horizontes, descobrir novas coisas! Bjocas

Anónimo disse...

Primeiro querias o trabalho porque era um desafio, quando o conseguiste não paravas de te queixar, já não o querias. E agora é isto! E pagam-te para isso!Sortuda!
Não admira que andes sem tempo para as amigas.

Catarina

kikas disse...

Acho que fazes muito bem, acabar com a rotina de estar atrás de uma secretária é sempre uma mais valia :-)
Espero que te divirtas imenso nessas viagens...
beijocas
kikas

Anónimo disse...

Será por isso que falar contigo se tornou uma missão digna do James Bond?
Conservas a ideia do que é um telefone?

Sara MM disse...

Olha... fixe! Então juntas o útil ao agradável, eh!eh!
BJs e boaS viagenS

augustoM disse...

Falar em férias nesta altura é preciso ser-e muito mazinha.
Um beijo. Augusto