quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Pronuncia sazonal

Desde que voltei de férias que ando a sofrer de uma coisa assim... esquisita. Uma espécie de jet lag espacial.
Nada parece estar no mesmo sítio, a rotina é dificil de reencontrar, a cabeça nem sempre está cá ( e, às vezes, nem sei muito bem onde anda), os horários são impostos à força porque não tenho sono à noite e apetece-me dormir de dia, irrito-me se ouço o meu nome muitas vezes repetido num tom apelativo...

E porquê?
Simples! Porque durante anos fiz o mesmo tipo de férias, rigorosamente na mesma época do ano.
Praia - muuuuuuuito tempo - e depois uma temporada por terras lá de cima.
E este ano... três semaninhas de praia, e pronto.
Falta-me qualquer coisa. Nesta altura, nos outros anos, não estava aqui.

Acontece que isto tem mais um efeito. E este é... é... patético!
Ora, lá por cima a pronuncia é um bocadinho diferente e, por tendência ou por habituação, acabo por (enquanto por lá ando e uns dias depois de regressar a terras de mouros) por reproduzir algumas dessas especificidades.
Acontece que, este ano, mesmo não tendo ainda posto um pézinho lá por cima, só porque está na época, acabo por falar assim.
E lá peço que me tragam um copinho ( pronunciado cópinho) de água, ou explico que, apesar de o café onde iamos , com alguma frequência, buscar bolos de chocolate (malditos bolos!) estar fechado, há um outro ali pertinho (leia-se pértinho) da esquina, que serve perfeitamente.
Repetidamente...

Claro que é motivo de piadinha, isto de partir para férias a pronunciar as palavras de uma forma e voltar a falar de outra. Claro que me perguntam onde, afinal, passei as férias.
Mas será muito difícil de perceber que é a minha pronúncia sazonal?! Isto depois passa! E depois volta! É assim mesmo!
Irra!!! Mouros...

8 comentários:

nelsonmateus disse...

pronúncia sazonal .. essa é nova! :D

Anónimo disse...

Pronuncia sazonal... eu antes também a tinha, quando passava as férias em Sesimbra vinha de lá a falar pexito (sesimbrense)! Tá giro o nome que lhe deste, he, he!

Jolie disse...

Também eu gosto dessas pronúncias... e é tão fácil torná-mo-las nossas, nem que seja apenas por uns dias!

Beijinhos
Sandra

Sara MM disse...

Eu adoro pronuncias diferentes, ouço-as e imito-as com tanto carinho e saudade... até oarece que nao gosto de onde estou, mas gosto!

Eu estou irritadiça é com a falta de praia!
É que com a panca do surf, andei 90% do tempo de fato e na prancha!

Sinto a falta de praia daquela em que saio de lá esturricada e farta de 10 banhocas geladas no mesmo dia!!! aiai.. e agora?!?!

BJs e bom regresso... o que tem de ser tem mta força :o(
BJs

HOPE disse...

Belo nome que lhe arranjaste!
Mas então, se se diz pérto dever-se-á dizer pértinho, ou não??

lol Mouros mesmo!

Beijinhos HOPE ;)

39 disse...

Pior estou eu, que de tanto imitar os micaelenses já quase que falo como eles! rsrs

Paula disse...

Sotaque sazonal... ora aí está uma coisa que não conhecia... hihihi

Anónimo disse...

Olha, eu cá por mim acho que "num debes parar de falar cumo nós".
É que nós é que falamos bem!
Há lá coisa "mai linda que a pronúncia do Nuorte, carago?"
Já há muito que dizem: quem desdenha quer comprar!!!
Obrigada por me fazer rir outra vez!
Beijocas