sexta-feira, 2 de setembro de 2005

By night

Este ano, de facto, tudo está a acontecer um bocadinho fora do tempo normal.
Ainda faltaria quase um mês para as vindimas num calendário tipíco. Mas não este ano.
Tudo se antecipou. Os estudos de maturação estão a ser feitos há mais de uma semana, a adega já foi aliviada de boa parte do vinho ainda armazenado para deixar lugar ao que há-de nascer em breve.
As limpezas das cubas e dos lagares começaram. As portas das adegas abertas. O movimento das pessoas.
Parece que há um mundo a acordar, e eu... gosto disso.
Peguei no refractómetro e fui às vinhas para testar o grau das uvas. Agora, de noite. Mesmo agora. Sózinha, porque me dá paz. Na verdade a avaliação é um pretexto. Gosto de andar no meio delas e de as ter só para mim, de passar as mãos pelas folhas e de ir comendo bagos que vou "roubando" aqui e ali. Gosto de ouvir os grilos e o som do vento nas folhas. Há algumas onde não vou mais do que uma vez por ano. E no entanto gosto delas. Daquele gostar feito de afecto. E de cumplicidade; se é que isso é possível.
E estão boas. Muito boas. Tão perfeitas como nunca me lembro. Promete ser um ano muito especial.
E é só o principio da viagem...

16 comentários:

Tia Moky disse...

Olá, Margarida!!

Mais uma vez levaste-me a passear...e como eu gosto!!! Obrigada!!
(gostei deste passeio nocturno...entre duas mamadas!!)

Beijos

Mamã Moky & Natacha

nelsonmateus disse...

bá, a semana passada tbém eu, fui roubar uvas mais o meu pai na vinha do vizinho mas ... berk!!
nã eram lá grande coisa! eh! eh! eh!

se este ano for d facto 1 ano especial ... kero estar presente na prova do vinho, pode ser?
vá láaaa, 1 copinho! hein?
o ké custa? hein? nã custa nada ...

ps: continua a amar a terra do jeito k tu à amas ... sabes, ela precisa ser amada

daqui disse...

e pergunta quem de vinhas e vinho nada percebe: um ano especial, como? a seca não afecta as vinhas também?

Ana disse...

Que bom relembrar quando era pequena... onrigada Margarida.. jokas

Jolie disse...

Se quiseres companhia para esses passeios eu estou aí!!!

Como eu gosto de roubar esses bagos!!!

Beijinhos
Sandra

Margarida Atheling disse...

Afecta. A seca afecta as vinhas.
E parece-me que, em termos médios, este ano será um ano mau. Mais ainda em algumas regiões do país.
A seca levou a uma diminuição da produção. E isso nem é necessáriamente mau. Mas o que aconteceu foi que grande parte das vinhas nem sequer teve capacidade para criar as uvas que tinham. Depois, aqueles dias de calor intenso, levou a que, nas vinhas que tinham poucas folhas, as uvas ficassem queimadas antes mesmo de amadurecer.

Mas aqui não foi o caso.
Por especificidades do terreno (que me levariam várias páginas de texto) e do modo de cultivo (que levariam ainda mais, o facto é que estas, têm o sistema radicular muito aprofundado, logo tiveram menos dificuldade, têm muitas folhas e conseguem garantir o pleno desenvolvimento da uva.

Depois, o facto do ano ter sido seco, evitou a proliferação de fungos, o que tornou as uvas muito mais sãs.

Pode não ser o melhor dos anos a nível nacional (a seca também produziu os seus estragos por aqui!), mas as uvas que temos, este ano, são em quantidade e com uma qualidade única, quer quanto aos nivéis de açucares e sanidade, quer quanto às qualidades sápicas. O ano passado não foi assim tão bom.

Anónimo disse...

Mas que belo passeio para o qual me levaste. Não precebo nada da questão, mas adorei ir contigo... até parece que senti o sabor das uvas!

nelsonmateus disse...

... ou seja, as folhas serviram de chapeu d sol, é isso?

ps: 1 bago de uvas? nã? vá lá ...

Anónimo disse...

Gostei bastante deste passeio nocturno, consegui sentir o cheirinho e a brisa que fazia.
Quero repetir.
Para quando o próximo????

Bejokas

Vilma disse...

quase que pude visualizar a correria.. e fico feliz que o ano vá ser bom para aí! Espero que todos possam dizer o mesmo.. até a natureza anda apressada!! Sinais dos tempos..ehehe

Jolie disse...

Gostei da explicação... mas prefiro as uvas!!!

;) hehehehehe

kikas disse...

Adoro uvas principalmente as pretas...é incrivel como o clima altera tudo!
beijocas
kikas

Anónimo disse...

Também a mim me fizes-te recordar a minha infancia no minho.... e os dias das vindimas para rematar o final das férias antes de regressar à escola? Ai que delícia.... Ai que soudades!!!
Beijinhos ( que agora vou voltar ao trabalhinho do costume ) e obrigada pela viagem.

Anónimo disse...

Cresci no campo, no meio de vinhedos, pomares e pinheirais.
Que saudades desse tempo em que também ia "roubar" uvas.
Beijinhos

augustoM disse...

Com tanta desgraça, bem precisamos de um bom vinho. Não precisam de alguém para pisar a uva?
Um beijo. Augusto

requiescatinpacem disse...

Agora fiquei com inveja!!!...