quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

Candlemas day

Hoje é Candlemas day.
Um dia comemorado na Escócia há muitos séculos.
Antes do cristianismo era comemorado porque era o ponto intermédio do Inverno, i.e., o dia que fica exactamente a meio caminho entre o dia mais curto do ano e o equinócio da Primavera. Depois da chegada do cristianismo passou a ser comemorado, neste dia, purificação de Maria, quarenta dias após o parto, e a apresentação de Jesus no Templo.
Existem muitas tradições associadas a este dia e eu, que desde pequena sempre me deixei embalar por lendas, lá me levantei de manhã cedo, saí à rua, respirei o ar frio, apesar das dores de garganta e, como fiel neta da Escócia, lá procurei no céu o Candlemas Bull. Devia passar, em forma de nuvem e, de acordo com o seu rumo assim saberiamos como seria este ano.
Não vi o Touro. Nem um farrapo de nuvem! O céu limpo, azul, brilhante.
Mas lá me pus a fazer cálculos, a procurar a direcção exacta do vento e, depois de muitas certificações, lá fiquei a saber a direcção que o Candlemans Bull teria seguido se se tivesse dignado a aparecer. Pois que conste que o ano não vai ser mau; na verdade vai ser um pouco melhor do que a média, mas vai ser atipico e complicado. Pelo menos por aqui! Nem era preciso tanto trabalho para concluir isto, mas enfim...

Também consta que o Inverno ainda virá (esperamos todos que sim!), é que se o dia tivesse nuvens e chuva isso significaria o fim do Inverno.

E também é o dia de acender umas velinhas à noite, de fazer um bolo adequado ao dia, e de tirar as últimas decorações de Natal (sim, ainda tenho algumas - poucas e as mais discretas!).
E também é dia para dedicar algum tempo ao V., não porque é Candlemas day mas... porque eu quero!

4 comentários:

Ana disse...

Que belo dia... eu que estou aqui tao perto da Escócia e nao sabia deste dia (desde já digo que adoro o bocadinho da Escócia que tive oportunidade de visitar, Edinburgo! Adorei!)... aqui existem muitas nuvens mas sem sol... o que quer isto dizer? Ainda tenho esperanca que caia mais um bocadinho de neve...
Beijokas
Ana

PS: Aproveita bem o dia com o V. ;)

C_de_Ciranda disse...

Um beijinho grande, minha querida! Ando meia afastadita mas não me esqueço... E as palavras já foram muitas e acertadas por cá, como já pude constatar... :)

Espero que eleves o espírito e te sintas melhor dentro de pouco - muito pouco - tempo! ;)

Beijinho grande e abraço apertado.

*** Ciranda

Maria Vinagre disse...

Este comentário, não é acerca do post, mas sim sobre o teu blog. Tive ontem a lê-lo desde o princípio e apenas quero dizer-te que foste muito corajosa, por causa do tal rapaz, do filho que perdeste, por essas coisas todas, tens o teu mérito!! Beijinhos :)

Anónimo disse...

a minha querida e saudosa avó dizia que este dia era o dia da senhora das candelárias: se ela risse (sol) o Inverno chuvoso ainda estava para vir, se chorasse, ele já teria acabado. A minha querida avó. Que partiu, num dia de Senhora da Candelária.
Um beijinho enorme e obrigada por nos transmitires tantas coisas bonitas que nos trazem outras à memória.
PS: qd receberes a carta, diz, mas guarda bem o segredo que vai lá dentro ;) (Sofia, Coimbra)