segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Sítios bonitos


A Livraria Lello foi apresentada, pelo The Guardian, como a terceira livraria mais bonita do mundo.
Eu acho que deve ser mesmo.

A Livraria Lello é umas das coisas bonitas do Porto. Um dos seus encantos. E eu gosto do Porto.
Os lugares são um bocadinho como os vinhos, há imensos parâmetros para os avaliar, mas o que nos fica na memória é o final de boca. O Porto tem um final de boca longo e redondo. Aveludado e doce.
Sente-se ao fechar os olhos, quando se passa pela ponte que nos afasta do Douro. Sente-se quando se fecham os olhos, dias, semanas, meses depois. Igual. Intenso.

Pois, o Porto é um vinho tinto. Granada, redondo e frutado, cheio de frutos vermelhos. Com umas notas de baunilha - nem muitas nem poucas - apenas as dadas pelo carvalho da pipa. Com pouca queima.

O Porto não é um mono-varietal. Está cheio de equilibrios e complemantariedades. Os taninos e personalidade da Touriga Nacional, a suavidade da Tinta Roriz, a densidade do Castelão, as notas únicas do Pinot Noir, a elegância do Cabernet (e eu, nos vinhos e nos lotes, já estou como o meu pai, afinal).
O Porto tem a Ribeira e as casas em presépio, tem o passeio à beira Douro, as francesinhas do Capa Negra e as gargalhadas até às lágrimas, tem as lágrimas a sério, tem as noites húmidas, as conversas cumplices até o céu começar a clarear lá fora, tem até o arquivo, tem o mar. Pois... o mar... e o que não se revela.

Mas ia eu dizer que o Porto tem a Livraria Lello, onde me levou a minha prima (li há uns anos que primo, é o melhor dos parentescos porque é o único que nos permite escolher quem incluímos e quem excluímos).
Tem, e é, de facto, um sítio lindo, lindo.
Mais templo que livraria.
Especial pela arquitectura, pelos livros que lá se encontram (muitos antigos e raros), pelo ar que lá se respira. Especial, em suma. Ainda bem que foi reconhecido.

(Sim, devia ter links, mas como estavam a dar erro e eu perdi a paciência... vai sem eles. Até porque eu gosto de escrever é sem ter que me preocupar com a forma: links, notas de rodapé...)

15 comentários:

Clara disse...

A Lello, pois. A única vez que lá fui foi essa, em três anos que lá vivi.

CGM disse...

Eu que ando sempre a aprender a gostar de vinho tinto e que não conheço o Porto achei este post verdadeiramente bonito. É que para mim (que ainda não gosto) o vinho tinto é de um glamour :), tenho então de conhecer o Porto, e a Lello.

gralha disse...

Muito obrigada pelo serviço público prestado :) Se já estava com saudades do Porto, agora arranjei uma óptima razão para lá voltar. Só falta a disponibilidade!

beijinhos

Rui disse...

Fiquei ébrio com a leitura - deve ser do estômago vazio. E agora fiquei a pensar nas francesas do Capa Negra e nos pastéis (ou chamam-se rissóis? nunca sei e engano-me sempre...)

NaRiZiNHo disse...

Adorei esta tua descrição!!!!
Eu estou desejosa por passear novamente pela baixa, aproveitar este sol maravilhoso, que espero que se mantenha para a semana do carnaval!
A Livraria é simplesmente Linda!
:-*

Marcia disse...

Eu sou do Porto :) É um prazer ir à Lello sempre que quero... É um prazer sentir esta cidade.

Eu disse...

A Lello, Serralves, Francesinhas, Ribeira e tantas outras coisas boas/bonitas nesta minha cidade!

Anna^ disse...

O Porto tem tudo isso e muito mais :)

beijinho

Sara MM disse...

UHAU!!!!!
Não fazia ideia!!! Tenho de lá ir...

BJss

Joanissima disse...

Vês porque sou apaixonada pelo Porto, vês?

(um dia destes tens que fazer um post sobre a qualidade da maior parte das pessoas que por lá moram... isso também é de salutar!!)

Um grande beijo.

mixtu disse...

não conhecia a Lello
e quando aqui vim até me pareceu a biblioteca joanina da Universidade,

mas essa dos primos, nunca tinha pensado, quanta verdade...
yayaya

abrazo serrano

Anónimo disse...

A Lello, linda pois. Como a cidade que amo, que para mim também é uma das mais belas do mundo. Ah, é verdade, posso até ser suspeita por viver no Porto mas só quem nunca viu o pôr-do-sol na Ribeira é que pode discordar!
Beijocas

Unknown disse...

Um sítio lindo, sereno, no meio da confusão de uma bela cidade!!!

E eu, felizmente, tenho o privilégio de lá ir sempre que me apetece... trabalho praticamente lá ao lado!!!

É realmente um sítio fascinante. Tal como praticamente toda a cidade...

BIBA O PUORTO!!!!

isa

Jolie disse...

que saudades destes teus posts...

beijos

(e sim, também a mim o Porto me tem conquistado lentamente mas firmemente)

[Ariana Aragão] disse...

A livraria Lello é realmente um tónico para a alma.
Linda, plena de história e de cultura.

um beijo