sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Azul

Devia chamar-lhe O primeiro passo, mas chamei-lhe azul. Porque foi a primeira coisa que me ocorreu e no meu blog mando eu (ao menos nisso).
Azul, límpido e alegre, do céu. Azul, infinito, do mar.

Não me surpreendi com o mail/convite para o lançamento do livro. Sabia que ele iria, mais cedo ou mais tarde, escrever um livro sobre as suas viagens. E sobre as outras viagens que ele, como muitas poucas pessoas, consegue fazer, dentro destas viagens.
Não me surpreendi mas fiquei com um sorriso levemente apatetado, feito de auto-satisfação por ter razão em alguma coisa, e , mais ainda, por ver um amigo seguir o caminho que lhe imaginavamos próprio.

Podia falar do sorriso amável que tem, da sua boa disposição... podia falar do autor, mas não seria por isso que recomedaria o livro a ninguém.
Claro que me agrada poder dizer: aqui está uma das pessoas de quem gosto. Mas isso é comigo.

Durante algum tempo (não me recordo ao certo quanto) ele foi uma janela aberta para mim, onde ia respirar e espraiar os olhos por praias de outros continentes, aldeias perdidas, pessoas únicas... durante esse tempo, que já não me recordo quanto, ele deu-me as asas que não tenho (ou não tenho coragem de usar) e levou-me, a mim e a quem o acompanhou, por continentes diferentes e mundos cheios de emoções, aventuras, sol, areia e salpicos de mar.

Levava-nos com ele, pura e simplesmente. E mostrava-nos o mundo visto pelos seus olhos e pela sua alma.

Durante esse tempo, isso aplacou-me muitas vezes a necessidade de espaços mais amplos e mais longínquos.
Sabia que o Kwan, que é o André, haveria de dar O primeiro passo, nesta viagem também. E recomendo o livro, pois. Recomendo-o sem o embaraço de me sentir a fazer favores, recomendo-o porque ele escreve como sente e nos dá asas, ao levar-nos com ele.

Não vou estar na Fnac do Norte Shopping, no dia 2 de Março. Não vou, porque não posso.
Mas vou comprar o livro aqui e terei tempo suficiente para reclamar o autografo.

9 comentários:

Dani disse...

E com vontade de voar, estamos sempre todos. Nem que seja pelos olhos de alguém. Neste caso, pelas palavras. Fica na lista.

Beijos

CGM disse...

Margarida, é de Marketing? Pois se não é, devia ser. O link para a pena perfeita não está a funcionar, talvez seja do momento. Mas, pelas suas palavras vou gostar, ah pois vou.

Beijinho e bom fim de semana

Ana disse...

Fiquei curiosa, que bom que eh abrir um livro e viajar levados pela mao do autor.
Ana Felpuda

Clara disse...

Ah, mas eu talvez vá estar na Fnac nesse dia (a q horas é?)

André Parente disse...

Bolas... até corei! :)
Obrigado.

Piquinota disse...

És a 2ª pessoa a falar-me deste livro!:)

Bom... curiosa já estou e pode vir a fazer-me companhia nas minhas viagens!:)


Jinhos

gralha disse...

E agora que vou estar uns bons tempos sem poder viajar, é mesmo aquilo de que eu preciso :) Vou "cravar" a alguém no meu aniversário.
Beijinhos

Margarida Atheling disse...

Dani: estamos todos, é verdade! e uns ainda mais do que outros! :)

Carla: não, não sou. nem nada perto disso. mas é tão fácil falarmos do que gostamos, não é?! :)

Ana: e ele escreve assim mesmo, leva-nos pela mão! :)

Clara: tu podes! vai lá por mim!
já te tinha dito ao telefone, mas relembro-te: é às 19:00H. :)

Kwan: tu?! corares?! ó rapaz, o que eu perdi...! ;)
não há nada a agradecer! só disse verdades! :)

Piquinota: ...ora então... estás a ver que é tudo verdade!! ;)
é uma excelente companhia para as tuas viagens, sim! :)

Gralha: boa ideia!
é... por uns tempos só vais poder viajar assim! :)

Tempo de Viajar disse...

Uau! Ler isto uma segunda vez passados estes anos... desta vez não corei, mas quase que chorei. Muito obrigado. André