quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Alecrim

Alecrim, alecrim aos molhos, por causa de ti, choram os meus olhos
Alecrim, alecrim aos molhos, por causa de ti, choram os meus olhos

Ai, meu amor, quem te disse a ti, que a flor do campo era o alecrim?
Ai, meu amor, quem te disse a ti que a flor do campo era o alecrim?

Alecrim, alecrim doirado, que nasce no monte sem ser semeado
Alecrim, alecrim doirado que nasce no monte sem ser semeado

Ai, meu amor, quem te disse a ti, que a flor do campo era o alecrim?
Ai, meu amor, quem te disse a ti, que a flor do campo era o alecrim?

A M., que ainda trabalha cá, embalava-me nos seus braços, dolentemente, enquanto cantava esta canção simples, repetitiva.
Lembro-me do aconchego dos braços dela, da toada da sua voz, do balanço doce com que tentava adormecer-me à sesta. Acho que é por causa disto, por causa destas recordações, por causa dela, que, este ano, tanto tempo depois de deixar de ser pequenina e tanto tempo depois de não haver lugar nem pessoas para isto na minha vida, me soube tão bem, apesar de tudo, voltar a ser embalada.
Mas, aqui entre nós, não é canção que se cante a uma criança pequena.

Hoje, apararam a sebe de alecrim, e eu fiquei assim, com alecrim aos molhos.
Enchi as jarras que existem pela casa e guardei todo o outro, que sobrou, numa casa de apoio do jardim. Agora, que começou a chover, apetecia-me fazer dezenas de saquinhos para o guardar lá dentro e distribuir por todas as gavetas. Apetecia-me, mas o tempo não deixa.

15 comentários:

Anónimo disse...

Sabes, o A. é um sortudo e fica com as avós que ainda são novas e têm a paciência que nem connosco tiveram. E cantam essas músicas. A minha sogra é mais fados, a minha mãe é mais Alecrim. Confesso que tenho a minha fraqueza neste campo e quando o embalo só me saem músicas de quando pertencia aos grupos de jovens da Igreja... Mas ele gosta de todas!

Em relação à vontade de fazer saquinhos de cheiro... lá está, só nos saem rasgos de criatividade na área decorativo-prendada quando temos mais que fazer... Desculpas do inconsciente!...

Vai uma forcinha: adiar os "problemas" só faz com que fiquem maiores...
Beijos

Ana disse...

Realmente nao eh uma cancao de embalar, mas para os miudos dormirem qualquer uma serve. Um dia cantei a minha filha aquela do "Josezito ja te tenho dito que nao eh bonito...", ela assim que ouviu a cancao desatou a chorar, ainda hoje detesta esta cancao, mesmo sem perceber a letra nunca gostou.
Vou esticar o meu braco ate ai e tu colocas-me na minha mao um raminho de alecrim? Humm...que cheirinho!
Ana Felpuda

Piquinota disse...

Pode não embalar, mas o cheirinho do Alecrim é maravilhoso!:)

Jinhos

reborn disse...

O alecrim cheira tão bem :))))

Beijinhossssssssssss

Anónimo disse...

Adoro alecrim! :) A flor, o cheiro, as recordações de Domingo de Ramos da minha meninice...

Anónimo disse...

Que post tão bucólico...

NaRiZiNHo disse...

Que estranho, no bloguelines não é este o último post que tenho do teu blog :S.
Pois é, o beta tem destas coisas.
O cheiro do alecrim é muito bom :), a mim dá-me energia, uma nova vida!
:-*

Dani disse...

Lembro-me de cantar essa música quando era pequeno. Não me lembro bem quem nos punha a cantá-la, nem porquê. Mas sei que a letra não era o importante, pois só muito mais tarde me apercebi que era uma música triste. :)

Beijinhos

Margarida Atheling disse...

Maçanica: pelos vistos, o A. é mesmo um sortudo! :)
estes apelos de menina prendada nesta altura, de facto... no comments! ;)

Ana: um molho grande de alecrim! Segura-o bem! :D

Piquinota: pois é! quando entrei no quarto cheirava tão bem a alecrim... :)

Reborn: um perfume leve, mas persistente. limpo, puro... :)

Clara: são estados de espírito! :)

Narizinho: pois não. porque depois deste post bucólico, escrevi hoje um a praguejar contra a versão nova do blogger!! depois... com mais calma, lá chegamos a um acordo, eu e o blogger, e resolvi retirar os impropérios! ;)
não foi lá um grande acordo... mas foi o possível.

Dani: pois não, a letra não era o importante! acho que era a toada!
também só há pouco tempo reparei que era uma canção triste, mas, ainda assim, há qualquer coisa nela que me faz sentir bem, que me dá uma sensação de aconchego e já dei por mim a embalar a M. da mesma maneira. :)

mixtu disse...

alecrim... e gostava muito da "resineiro é casado, é casado e tem mulher"...
e claro que dá para embalar as crianças... pois não é a musica... é o carinho...

convidada para o carnaval da serra, precisamos de... atrizes para as cegadas... yaya

beijinhose guarda alevrim para mim, e se houver rosmaninho...adoro o seu cheiro

mixtu disse...

tenho de mudar de teclado
yayaya

Xuinha Foguetão disse...

Adoro o cheiro do alecrim!
No jardim da minha avó tb há alecrim...

Beijocas grandes

Margarida Atheling disse...

Mixtu: é realmente o carinho que conta nessas coisas.
quanto ao convite, agradeço sensibilizada mas; primeiro, já tenho coisas combinadas para o Carnaval; segundo, não tenho qualquer vocação para actriz! ;)
Mas posso guardar algum alecrim. :)

Xuinha: é tão bom, não é?! :)
também gosto muito de alfazema, mas isso não tenho!

Sara MM disse...

eeehh!eh!!!

canto tanto tanto essa musica (e outras) à Clara! :oD

e agora tenho-a num CD :o) (sempre é mais afinado! LOL)

adorava qd a minha mae me cantava.. agora aproveito qd a ouço canta-la a ela! :oD

BJss

Margarida Atheling disse...

Ó Sara, de certeza que a Clara prefere que sejas tu a cantá-la! :)

Bjs