segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Manias

Fui apanhada pela minha querida prima Nádia, pela menina Nuvem e pela menina Gracinha, portanto, só me resta confessar cinco das minhas manias.

1- Sempre que a lareira está acesa, levar um livro, sentar-me à frente do lume, abrir o livro, passar horas ali e não ler uma página.

2- Mudar de pronuncia automáticamente, e sem dar por isso, dependendo do sítio onde estou e/ou com quem estou a falar. A saber: no Norte abro as vogais, e chego ao ponto de, em Valença a falar com a L., chamar, naturalmente, almoço ao pequeno-almoço, jantar ao almoço e ceia ao jantar; em Lisboa pronuncio o "o" com o som "u" no fim da palavra Tio, ou rio.
Mas digo sempre "cólinho", "pértinho", ...
Com a pronuncia do Alentejo ou do Algarve, isto não acontece.

3-Tomar banho de imersão sempre que tenho tempo, e sair de lá cerca de hora e meia depois, com os dedos engelhados e sem sensibilidade.

4- Agrupar os amigos por categorias: os amigos da praia, os amigos do colégio, os amigos da família, os amigos da faculdade,...
Um ou outro não cabe em categoria nenhuma, e estes são o cabo dos trabalhos!

5- Se estiver sózinha, ou acompanhada por alguém com quem tenha intimidade, gosto de comer as sandes primeiro à volta e, por fim, a parte do meio.

E pronto. Missão cumprida!
Ah, e não passo a ninguém; considerem uma sexta mania!

16 comentários:

Dani disse...

Ao não passar, chama-se "fuçanguice"! :)
Eu gosto de abrir as bolachas que têm recheio, e comê-lo primeiro.

mixtu disse...

dar-te os parabens por nao passares este virus a ninguem, porra...
jinhos, então já 2 em 3 ;)

mixtu disse...

agora é que vi com calma as tuas manias, cool...

p.s. venha daí o que é beijar ;)

Miguel disse...

E agora?
Comentar as tuas manias?
Isso seria um absurdo. As manias são tuas e tens direito a elas...Acho-lhes graça, revejo-mne em algumas. Isso das sandes merece estudo. :-)
Beijo

Sara MM disse...

adorei essa da sandes!!!
eh!eh! nunca vi em niguem!
o mais parecido que vi foi comer uma pizza à volta do ovo que está no meio... e no fim comer aquele bocado, e o ovo, de uma vez só :ob

BJs e continua com as tuas manias :o)

nelsonmateus disse...

eu posso mudar d pronuncia as vezes k bem entender k o resultado será seeempre o msm ... a very strong french accent com ificuldades com os "r/rr" e os "lh" ... :S

Anónimo disse...

Gosto das tuas manias!
E também tenho a última delas (sexta).
Bjs

zeliaevora disse...

:)
Molhar as bolachas no leite e comer rissois com leite?
Zelia

Jolie disse...

A da pronúncia é mais uma que me esqueci de contabilizar como mania!

Gostei

:)

gralha disse...

Eu digo "cópinho", "cruzeta", "à minha beira"... o bicho do Norte, quando ataca, tem muita força ;)

beijinhos

Unknown disse...

todos temos as nossas manias!!!

Umas mais estranhas que outras.

bjs

Isa e pedrocas

Vilma disse...

Chego à conclusão que eu tenho mesmo manias terríveis... as tuas são tão lindas!!! hehehe

Rui disse...

Há vacina para esta coisa?

Anónimo disse...

Queria só dizer que adorei o teu blog e que já ganhaste uma leitora!... Temos experiências de vida semelhantes, identifiquei-me tanto com as coisas que escreves... Fizeste-me sorrir hoje!

Beijinhos,
Marta.

Margarida Atheling disse...

Obrigada, Marta!
Na aparente impossibilidade de te retribuir, só posso dizer que és muito bem vinda!

tomodoro disse...

na sandes sou igualzinha! :-)