sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Flexibilidade de horário

Gosto muito de ter flexibilidade: de horáro, de trabalho, de obrigações,... até ando com saudades da flexibilidade física que tinha quando praticava ginástica com regularidade, o que me levava a fazer, sem esforço, a esparregata ou a aranha.

Gosto da flexibilidade, mas não lhe dou mau uso. Normalmente associo-a a liberdade, e liberdade a responsabilidade. Donde, se querem que me envolva a sério, que cumpra para além do necessário, que leva a eficácia ao seu real significado, deixem-me livre, e eu cumpro!

Ora a flexibilidade de horário parece-me uma coisa fantástica. Permite-me render muito mais.
Sei que rendo menos se me levantar muito cedo que, se o fizer, independentemente da hora a que me deitei, vou andar cansada todo o dia, a arrastar-me à espera que chegue a noite.
Isso não significa que não existam alturas em que me levento muito cedo, em que venho trabalhar antes de toda a gente. Sim, se for preciso faço-o, mas só se for preciso. Caso contrário, prefiro encurtar o tempo de almoço, sair mais tarde, trabalhar mais depressa, às vezes até fazer serão.

Mas há coisas que me levam a começar a pensar que estou a abusar um bocadinho da dita flexibilidade.

Deixo muitas vezes o telemóvel ligado durante a noite. Nem sei bem porquê, porque detesto falar ao telefone na cama. Bom, até nem é bem isso; até gosto, mas, de algum modo acho que é uma intimidade muito intima.
Se o telemóvel toca e se me decido a atender, normalmente, salto da cama, e isso não me agrada.

Hoje tocou, olhei para o número, olhei para o relógio a achei que, pela hora e pela origem devia atender.
Num salto, sento-me na cama, procuro não me denunciar pela voz, tento rápidamente centrar-me no assunto que se tratava. Avisei que ainda não estava no escritório - mas a outra parte já sabia isso, pois claro! - que estava a falar de memória, mas resolvi o que era para resolver.
No fim, uma leve ironia: Não me leve a mal, mas vou procurar tratar consigo sempre antes das 10. Está com uma voz mais...
Interrompo rápidamente: Ah! É que estou constipada! -mentira.

Não, não me agradou nada!
Acho que estou a abusar da flexibilidade de horário. Vou passar a vir trabalhar mais cedo, quanto mais não seja para não ter que falar com as pessoas em pijama, despenteada e sentada na cama; mesmo que seja por telefone!

18 comentários:

Marta disse...

Também odeio acordar cedo... Posso trabalhar até às 11 da noite, mas levantar cedo custa-me imenso!
Cheguei ao ponto de ter de colocar o despertador a 3m da cama para simplesmente não o desligar e voltar a dormir!

Beijinhos!

reborn disse...

O que interessa é que te sintas bem, com ou sem horário flexível :))

Beijinhos*********

Anónimo disse...

Eu adorava ter flexibilidade de horário mas era para poder trabalhar e sair mais cedo.
E também não gosto que percebam que me acordaram. ;)
Bjs

Anónimo disse...

Eu também tenho essa flexibilidade mas, às vezes, fico a pensar até que ponto consigo/devo gozá-la ou não... como tu!
Beijocas e bom fim-de-semana!

Miguel disse...

Margarida, eles não veem.. e sempre podes dizer que é coisa que te acompanha desde menina: Acordas sempre constipada e vai passando ao longo do dia. Ainda que, por vezes tenha horário flexivel, a tua constipação é normalmente assim.

Tamia disse...

Eles não te podem ver!!! :) E da próxima vez não atendes! Assim continuas a trabalhar quando mais rendes!
Eu também sou assim!

Sara MM disse...

somos duas!!!!


e chegam ao cúmulo de me perguntar se "isso é o barulho do mar?" qd vou no carro....!!!
qd houver telemoveis aquáticos vai ser um desconfianço... :ob

BJs

Anónimo disse...

Também odeio levantar-me cedo! Infelizmente (ou não, depende do ponto de vista) tem de ser... mas acordo cá com um humor! Bjocas e bom fim de semana.

mixtu disse...

lol, uma voz sensual.. tens margarida?
levantar cedo, pode-se apanhar as melhores minhocas, diz a mãe-pássaro para os filhotes.
jinhos

Dani disse...

Já eu adoro levantar-me cedo.
E essa da constipação foi killer! :)

Margarida Atheling disse...

Eu, Mixtu?!
Sei lá! Acho que não; não sei.
Vocês homens... se não as dizem, pensam! Mas normalmente dizem mesmo; é mais forte do que vocês. São sempre os mesmos!
Ai meninos! ;)

Jolie disse...

Desde que a Joana nasceu eu tb tinha essa opinião e para mim entrar às 10h era do melhor. Depois, embora com isenção de horário (que na minha empresa é uma coisa muito estranha porque é e não é ao mesmo tempo...) passei a entrar todos os dias (quando não me atraso :p) às 8 da matina... há tanta coisa que muda em nós com a maternidade!

Beijos!

nelsonmateus disse...

ainda vais a tempo ... va lá ... pleeeease ... :S

39 disse...

Pois eu funciono muitissimo bem da parte da manhã e quanto mais cedo melhor. O meu horário à das 8.30 às 16.30, mas às 7h30 já estou sentada à secretária e acredita que aquela hora sem os telefones a tocar, sem directores a quererem reunir-se comigo, sem colaboradores a colocarem-me questões, corre às mil maravilhas!
Depois é um stress... Mas se me falta essa agitação, falta-me tudo! Adoro o que faço. Embora preferia fazê-lo em Lisboa, como sempre digo. Enfim, quem sabe um dia?!?
Beijinhos, muitos, muitos

gralha disse...

Já trabalhei durante dois anos com flexibilidade de horário e de local de trabalho, o que me tornou super disciplinada e, talvez, até mais cumpridora do que agora. Mas chega uma altura em que sabe bem saber que às 18h estou mesmo despachada e posso fazer planos extra-laborais à vontade... Beijinhos

Rui disse...

Quando os 3G forem a regra é que eu quero... ver.
Nota pessoal: eu não me importo nada de começar cedo; se há coisa que eu gosto é de sair cedo. E sim, não há nada como as flexibilidades.

André Parente disse...

É. Dizem que se nota do outro lado quando se está a sorrir. Ou quando se está de pijama!

Unknown disse...

Eu por acaso, prefiro entrar mais cedo no trabalho e sair mais cedo.
Para mim as tardes de trabalho, parecem intermináveis... e de manhã até rola bem!!!
Mas a da constipação foi de Mestre!!!

eheheh!!!

Bjs e aproveita a flexibilidade...
Isa e Pedrocas