domingo, 5 de dezembro de 2004

A vida e... as couves

Moro no campo. A trinta minutos de Lisboa, mas no campo.
Sempre fui ao médico, fiz compras, estudei, fui a museus, ao café, visitei amigas... em Lisboa. Quando me apetece!
E mesmo quando tinha que lá ir diáriamente, a viagem era tão comuda e rápida que servia para descansar as ideias e pôr um separador entre assuntos.

Mas, ao contrário de mim, há pessoas que, vivendo aqui ao pé, sempre tiveram uma vida diferente e, consequêntemente, diferentes experiências e diferentes formas de pensar e reagir.
São pessoas diferentes que respeito profundamente (e não acho que o que aprendi nos bancos de uma universidade valha mais do que o que eles aprenderam com a vida e o trabalho) e por quem tenho muito carinho, mas que, de vez em quando me brindam com comentários que me deixam um bocadinho... admirada.
Uma destas pessoas que cá trabalha há muito na quinta, homem generoso e dedicado, achando que eu não era agora tão alegre quanto costumava ser, e andando ele preocupado com isso, brindou-me com a seguinte metáfora:
Ó Menina, a vida é assim como as couves!
Um dia as couves estão murchas... depois vem um dia de Sol e... pronto! Ficam bonitas outra vez!!!
Eu percebi a mensagem, e fiquei enternecida com a preocupação quase envergonhada, mas... reparei que se uma couve está murcha e vem um dia de Sol... ela morre!
Enfim... a metáfora não foi a melhor. Nem a mais poética! Mas a intenção não podia ser melhor.
De qualquer modo ficamos a saber que a vida é ...assim como as couves!

1 comentário:

Tia Moky disse...

Olá, Margarida! Tranquiliza-me que esse srº, tão atencioso, esteja preocupado ctg (é sinal de boa pessoa! Viu-te, de certeza, crescer e deve quer o melhor para ti! Fico feliz por teres à tua volta, pessoas q se preocupam ctg!). Para mim, o melhor da frase é q "depois vem 1 dia de Sol"!! É esse pensamento positivo q deves reter!! E esse dia vai chegar na tua vida!! Não feches o teu coração...e o Sol vai novamente brilhar!! Beijos Tia Moky