quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Ainda não foi desta...!

Ontem, ao fim do dia, passei pela faculdade. E quando digo que passei quero dizer extactamente isso. Não fui lá; passei por lá, pela frente, de carro, a caminho de casa.

Nos meus planos para um dia cheio como o de ontem, nunca esteve incluida sequer a intenção de ir à faculdade - por mais que o devesse fazer!
Tantas outras coisas importantes por fazer... O que havia era a intenção de nem me lembrar da faculdade, e da tese, que está a tornar-se um pesadelo que me persegue.
Mas acabei por passar lá à frente.

Já estava escuro, o placard junto à Gulbenkien marcava 18:48, o trânsito estava quase parado e as luzes acesas no interior da torre da faculdade entravam-me pelos olhos, mesmo não querendo olhar.
Queria passar depressa, mas os semáforos e o trânsito de fim de dia não deixavam!
Lá olhei para dentro, quase a medo, talvez inconscientemente, à procura de alguma coisa que ainda me fosse familiar. Procurei distinguir as luzes no 6º andar, as salas que estavam ocupadas, quem estaria lá dentro ainda...
Estavam quase todas apagadas. Já quase não estava ninguém naquele departamento...
Entretanto o trânsito avançou e eu avancei com ele. Saí dali, prestei atenção a uma padaria ainda aberta, ao túnel por onde passei...
Regressei novamente a casa. Não fui à faculdade, não tinha a intenção, não o vou fazer esta semana... mas sinto um peso enorme! Sinto que carrego um fardo pesadissimo. Sei que tenho que ir, que enfrentar pessoas e situações que me vão fazer reviver o pior momento da minha vida , sei que vou ter de falar nele, antes mesmo de falar na tese! Sei que é isso que vai acontecer!
Não era o momento ainda. Não me sinto com força para isso mas, por uma questão de calendário, tenho que o fazer agora, sob pena de perder todo o trabalho. E o não acabar a tese é perpetuar um problema!

4 comentários:

Cláudia disse...

Margarida, essa é também a minha Faculdade. Onde me licenciei. Onde aguardo que me marquem a defesa da tese de mestrado. Onde vou frequentemente porque temos projectos de investigação que aí decorrem. Parece que estamos mais próximas do que pensávamos! ;o) Beijinhos mimados...

Margarida Atheling disse...

Nem acredito! Este mundo é tão pequenino!!!
Que engraçado! Isso faz de nós colegas de faculdade (apesar desta minha ausência!). Só espero poder chegar a dizer o mesmo, i.e, "onde espero que me marquem a defesa da tese"! Ai, ai!!!
Beijos colega!

Anónimo disse...

Olá Margarida.Também fiz o mestrado em Lisboa, mas na Clássica. No entanto, foi na Nova que dei a minha primeira comunicação!

Compreendo que seja difícil falares sobre o que te aconteceu ( eu li o post...), mas pensa que já conseguiste desabafar aqui e compreendes que deves seguir em frente. Isso é tão positivo! Pensa também que deitares fora o trabalho da tua tese seria mais uma tristeza. Enfrentar a situação de ires à faculdade será um momento tenso, mas quando resolveres a situação lá, vai passar. E acredita que ao entregares a tese vais ter uma sensação de alívio e de felicidade por teres sido capaz de a fazer.
Um abraço mesmo grande, "colega"
Sofia (Coimbra)

gracinha, a artista do burlesco disse...

Coragem, Margarida. Transforma essa energia, faz o melhor dos trabalhos. Concordo com a Sofia, dá-te essa alegria. Coragem.
Um grande beijinho
Gracinha