sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Roteiros

Perguntem-me o que visitar em alguns sítios e num ápice arranjo um roteiro completo e atafulhado de coisas a conhecer. Três dias em Santiago de Compostela, dois em Vigo, quatro dias em Veneza, outros quatro em Milão (e não mais porque não gosto da cidade), cinco em Florença, oito em Roma. Cheios. E podiam ser mais, se quiserem.
Dias daqueles de aproveitar todos os minutos, andar a correr de um lado para o outro, comer com tempo cronometrado e chegar à noite a cair para o lado de cansaço (cansaço do bom).

Sim. Podem perguntar-me.
Mas não me perguntem o que fazer em Lisboa.
Não consigo olhar para Lisboa com olhos de visitante, descobri esta semana.
E é uma pena, porque sei bem, e todos sabemos, que Lisboa é uma das cidades mais bonitas da Europa, que está repleta de história e cheia de monumentos (os americanos até a elegeram há pouco tempo, como o terceiro melhor destino turístico do mundo.).

Lisboa é a minha cidade. É linda de morrer, tem uma luz mágica e um encanto só dela, mas não sei o que fazer nela, em tempo de lazer. E tem imensas coisas, pois tem. Tem a maior oferta do país, mas é a única cidade onde eu não sei o que fazer com o tempo disponível.
E não vale a pena pensar na zona do Parque das Nações ou de Belém. Lindas, não são?! Mas essas já me são muito familiares.

Não sei o que fazer em Lisboa.
É ridículo e é irritante, mas é um facto.
Por algum motivo se diz que santos da casa não fazem milagres.

12 comentários:

gosto-muito-de-voce-leozinho disse...

quando eu era pequena adorava ir à capital...aos jeronimos

Unknown disse...

Nós nunca sabemos aproveitar o que temos no nosso local. É um pequeno defeito de qualquer português: sabe aconselhar nas outras cidades mas na dele...

beijinhos

Joanissima disse...

O que mais gosto em Lisboa?
O que mais gosto é dos cheiros dos bairros, da magia de saber que há sete colinas onde a cidade assenta, é a mistura dos cheiros do metro, o barulho das diferentes linguagens e línguas.
E depois há a luz, há o chegar à Portela e ver o Tejo, sentir-lhe a ondulação, abraçar o Cristo Rei em sonhos que continua ali, a olhar para mim, de braços abertos. Sempre meu, sempre à espera de me abraçar.
Há os mercados, com as suas mil cores que se misturam pornograficamente e que excitam todos os meus sentidos.
Há a confusão de uma grande cidade que me faz sentir que estou num País diferente, tão longe da minha sossegada Beira e da quietude do meu Mondego.

O que mais gosto em Lisboa é dos momentos que me atravesam como lâminas e que me fazem sentir que o mundo não é, de facto da minha altura, mas do tamanho do meu ver.

(desculpa, entusiasmei-me...)

Mocas disse...

Um passeio pelas ruas da Graça, visitar a igreja e respectivo convento. Uma ida a pé até a senhora do Monte.

:)

bjs!

Unknown disse...

Pouco conheço de Lisboa...
Farei uma curta visita ao hospital dos lusíadas no próximo 16 e 17 deste mês... mas penso que não vou fugir mt daí... agora, se me falares de Estoril, Cascais e por aí... já conheço uns sítios fantásticos!!!

A expo e pouco mais...

Só de pensar que vou estar basicamente em frente à Luz... urgh... náuseas...

jinhos nortenhos!!!

isa

tomodoro disse...

Pois eu tb nunca sei onde ir... Quando estamos fora queremos ver tudo, tudo tem interesse, agora em casa.. conhecemos-lhe os cantos, os cheiros, e não é novidade, ainda que linda!

andrea disse...

começe a ler a revista TIMEOUT LISBON, excelente para estes dilemas!!!! lisboa vale a pena ser descoberta, principalmente para quem nela vive.

Canephora disse...

finalmente a resposta a pq eu me recuso a voltar a trabalhar em Lisboa... talvezassim, quando lá tenho que ir encontre sempre essa beleza que sabes existir, e todos nós vemos.
É realmente assim, santos da casa não fazem milagres...

gralha disse...

Pois eu andei a turistar pela minha cidade no sábado passado e soube-me tão bem!

(e já andei a fazer visitas guiadas a vários estrangeiros por isso já estou habituada)

Mary disse...

Oi querida

Hoje não posso concordar contigo.

Existe tanto que ver, ainda este fds, estive em Lisboa e foram dias tão cheios.
-As colecções do Hermitage ( palácio Ajuda)
- Exposição Joe Berardo
- Sintra, sempre tão linda
- Chiado, Bairro alto
- Hip-Hop Teatro Maria Vitória
- Aquelas Bifanas do Rossio

Como vês uns dias cheios de coisas tão boas.

Hoje estou cansada, mas renasci uns anitos.

Beijos
Isa

Sara MM disse...

fácil: vais visitar o metro, depois a estação do C. Sodré, depois uma das carragens da linha 2 ou 4, vês o Rio Tejo e o Mar, com muitos barquinhos e com ou sem ondas, e... sais de Lisboa... e então aproveitas à grande: sais do comboio em S. Pedro e lá estão a Sara e a CLara à tua espera!!!! :oD

BJss

Rui disse...

Tens o roteiro dos miradouros. Lisboa vista de cima.