segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Afinidades...

Quando entrei para a faculdade achei que arranjaria colegas mas não amigas. Era daquelas pessoas que pensava que as amizades se criam na adolescência.
Estava enganada. Algumas das minhas amigas conheci-as durante a licenciatura.
Depois, no mestrado, conheci algumas pessoas que julgava virem a ser apenas colegas mas enganei-me mais uma vez; tenho por amigas a minha colega Isabel (hoje já a fazer um doutoramento) e a Paula.
Também conservo amigas do tempo do colégio e das férias de infância passadas em St.ª Cruz.
Mas, ao contrário do que possa parecer, não são muitas; são mesmo muito poucas.
Convivemos com facilidade com muita gente; vestimos o mesmo tipo de roupa, vemos os mesmos filmes, vamos aos mesmos sitios, falamos da mesma maneira... Mas, na realidade, há muito tempo que sinto que não encontrei as pessoas com quem teria mais afinidades.
Não quero dizer que não tenho afinidades com as minhas amigas. Mas convivi de perto com muitas pessoas que tinham a aparência de amigas mas que, reparei depois, a única coisa que tinhamos em comum era termos o mesmo "tipo" (tipo de roupa, corte de cabelo, alguns hábitos originados numa educação semelhante...). Tudo superficial e aparente; nada de intrinseco.
Uma das vantagens da internet é que acaba por facilitar o contacto entre pessoas que, genuinamente, têm alguma coisa que as une. Afinidades reais, sem ter em conta o superficial e a aparência (até porque não nos vemos!).
Eu, dei por mim, para surpresa minha, a visitar babyblogs e afins e a sentir-me confortável aí. Eu que, apesar de adorar crianças e ter como principal objectivo ser mãe, não estou a pensar em engravidar nos próximos tempos (até porque é preciso um pai e eu estou, por agora, a curar as feridas de uma relação terminada) encontrei afinidades justamente nessas pessoas. Ai, ai... acho que o instinto começa a manifestar-se...

1 comentário:

Margarida Atheling disse...

Não.
É Santa Cruz aqui mais para baixo. Uma praia no concelho de Torres Vedras, quarenta e tal quilómetros a Norte de Lisboa.