quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Das palavras

Gosto delas. Gosto muito das palavras.
Tenho andado a pensar nisso, ultimamente, mas assim muito de relance. A observação do Miguel, num comentário ao post anterior, fez-me reparar mais a sério nessa realidade.
Gosto pois. Gosto muito de palavras.

Sempre, desde pequena, fui muito mais de palavras do que de gestos.
Gosto delas porque dão para tudo. Permitem dizer tudo, exprimir todos os estados de espírito, mostrar ou esconder sentimentos e, desde que o façamos com jeito, dão-nos mais defesa do que os gestos.
Nunca fui de festinhas e abraços (Pois! Tu deves estar a pensar que não é bem assim. Mas tu és uma excepção. A isto e a outras coisas. E, se bem te lembras, já te te disse que, da primeira vez que me tocaste fiquei, por instantes, sem saber se te atirava ao mar ou se me atirava a mim.). E isso foi, desde cedo motivo de queixas de pessoas chegadas.
As palavras davam-me mais defesa, mais segurança.

Permitem tudo. Transmitir informação, afecto, antipatias, desagrados, pontos em comum e divergências, diversão, melancolia, coisas concretas e coisas abstractas. Gosto delas, pois gosto.
E gosto, especialmente, de mexer nelas sem ter que as pensar, nem medir. Eu, que tenho de as usar pesando exactamente o seu significado, que tenho (tive, e voltei agora a ter) de escrever com a preocupação do rigor nos conteúdos e na forma, gosto muitíssimo de as poder fazer sair assim, soltas, sem pensar, como se fossem crianças a brincar sem a supervisão dos adultos.
E, também por isso que gosto do blog. Posso não escrever hoje, como escrevia nos primeiros tempos em que não pensava no quanto nos podemos expor assim, e quando pensava que nunca aqui ninguém chegaria. Não, não escrevo da mesma maneira. Às vezes, algumas vezes mesmo, dou já por mim a pensar que é sensato não dizer isto, não mostrar alguma coisa, ou não expor aquilo.
Penso, e tenho pena que as palavras, de que gosto tanto, já não sejam tão livres e expontâneas como o foram antes mas, ainda assim, são-no mais aqui do que em outros lugares.

17 comentários:

reborn disse...

Alguém te feriu gravemente no passado, deduzo...
Quanto às tuas palavras, não temas a reacção dos outros porque os outros sempre serão os outros ;)
Beijinhos******************

Anónimo disse...

Também me sinto mais À vontade com as palavras.. apesar de que tenho aprendido a usar gestos também.

Miguel disse...

Ontem triste, hoje contente por te ter dado o mote para um post assim.
É isso mesmo. Penso como tu na maioria das coisas que acabei de ler.

Apenas, não te esqueças... Só alguns são capazes de gostar das palavras e mesmo esses, brincando com elas, tentam retratar na maioria das vezes emoções, sentires.
Esses sim, são o mais importante que temos. Depois, a forma de os partilhar, varia de pessoa para pessoa, segundo a sua forma de sentir e os seus dotes.

Ou dito de outra forma, ninguém escreve um post como este, se não sentir intensamente a vida. Depois, as nossas (as tuas principalmente) palavras, são as tintas com que pintas o quadro da vida.

Ana disse...

Eu tambem gosto das palavras, gosto do som delas, umas ternas, outras violentas, que ferem, que deixam cicatrizes a quem as ouviu, mas logo veem as outras,as que sao um balsamo para o nosso coracao, as que sao ditas baixinho ao nosso ouvido. Ate mais que as palavras gosto do som delas porque dependendo do tom com que se dizem tudo muda.
Palavras gritadas, revoltam, ameacas susurradas assustam, palavras cantadas alegram-nos e o som da primeira palavra de um bebe faz-nos ficar com os olhos cheios de agua.
Imagina que viviamos num mundo onde as palavras ainda nao tivessem sido inventadas.
Consegues imaginar? Eu nao.......

teresa.com disse...

(sem palavras)
:x

nelsonmateus disse...

eu tbém gosto d palavras, infelizmente nã saem quando keria, nem do jeito k gostava por aprendi a valorizar kem o faça e d 1 coisa é certa.
gostei deste post ... das palavras keria eu dizer. :D

Dani disse...

Também gosto das palavras. De tentar brincar com elas. De me deixar envolver por elas. Acabo por me baralhar com os significados que lhes tento dar e que só mais tarde descubro foram interpretados de forma diferente da que eu lhe dei. E gosto também da forma como mostras as tuas palavras, mais ou menos exposta, mas aparentemente sempre com sentimento.

Beijinhos

Lucia disse...

As palavras permitem-nos por vezes demonstrar aquilo que não temos coragem de fazer ou dizer, também gosto muito das palavras e do poder que elas têm, mas aprendi que os gestos também são muitos importantes em determinadas ocasiões...
Beijinhos

Piquinota disse...

As palavras, para mim, são um grande problema... saem as que não quero, dizem o que não pretendo... Baralham-me, ou eu a elas...:( Não sei... as 2, talvez!

Eu sou muito mais de gestos...

Jinhos

tomodoro disse...

Tb sempre gostei mais de palavras do que gestos. Tenho aprendido a lidar com eles.

Tb eu controlo o que escrevo no blog. Às vezes gostava de não ter que o fazer.

NaRiZiNHo disse...

E o jogo de palavras? Sim, esse que muitas vezes é perigoso e causa danos irreversíveis.
É através delas que consigo trasmitir sentimentos que de outra forma têm sido impossíveis de transmitir, daí a dependência saudavél pelo blog.
Cada vez mais gosto de te ler.
As tuas palavras saiem nas entrelinhas, e eu gosto disso :)
:-*

João Moutinho disse...

Linkei o seu blog, o qual apreciei bastante. Sem desfazer as "palvras" mas gostei em particular o texto, "chamar os bois pelos seus nomes".

gralha disse...

Valem sempre a pena, as palavras. Mesmo quando começamos a ter de pesá-las, medi-las, arriscá-las... Mas não é isso que fazemos sempre, em qualquer circunstância? Não deisto das palavras como não desisto dos meus chocolates preferidos, mesmo que não possa consumi-los sempre e como me apeteça :)

Unknown disse...

Mas por vezes um pequeno gesto, vale mais que mil palavras!!!

No entanto é um facto que a palavra é uma boa arma de defesa!!!

bjs grandes

isa

[Ariana Aragão] disse...

"No princípio era o Verbo..."

Clara disse...

Também gosto das palavras mas, cada vez mais, gosto dos gestos. Não tenho é muito jeito para eles (infelizmente).

Anónimo disse...

Gostei do post... como sempre tens muito jeito para as palavras! :)
Beijinhos e bom fim-de-semana