quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Capitulo 6


Há mais de um ano que não pensava, sequer, no assunto. Há três que não fazia nada de concreto para lhe dar seguimento.
Não fosse o Tratado de Bolonha e o assunto teria permanecido, confortavelmente, nas estantes e nas gavetas ( e sabe Deus, por onde mais andam algumas coisas!) onde descansa em Paz desde essa altura.

Falta de condições pessoais, falta de vontade, falta de tempo ditaram, sucessivamente, este abandono. A falta de coragem, essa, acompanhou-me sempre, ao longo destes três anos.
Mas há momentos em que tem que se decidir se se vai em frente ou se se vira as costas, em definitivo, às coisas.

Decidi acabar o que tinha começado. Decidi, mas...

Ainda no fim do Verão, no meu último dia na praia (na praia, com banho e Sol e essas coisas...), dizia, preguiçosamente, que tinha de passar, na semana seguinte, pela faculdade para saber com o que contava. Passei.
Passei pelos Serviços Académicos e soube o que tinha pela frente e em que condições.
Foi o primeiro gesto concreto, em todo este tempo, que consegui fazer para terminar a tese. Nunca tinha sequer imaginado que custasse tanto voltar a entrar naquela faculdade.

Disse que iria, agora, falar com o meu Orientador. Tinha de ser! Era condição obrigatória para prosseguir. Mas custava mais ainda. E fui. E falei. E custou subir até lá, custou bater-lhe à porta. Mas não custou mais nada!

Agora não custa mesmo mais nada!
Aquele espaço voltou a ser o que era há vários anos atrás. Não dói, não assusta. Pelo contrário, é espaço meu, como o foi antes de tudo.

O tempo é pouco, as dificuldades são algumas, mas isso não importa muito.
Esta sensação, boa, de dia radioso, mesmo com temporal; esta paz de sentir que fiz o que tinha a fazer e de me aperceber que os fantasmas tinham desaparecido de mim e de todo o lado; o sentir que afinal há justiça; o facto de voltar a pegar em assuntos que me eram - e são - tão caros; o desafio bom de ter uma coisa, que me apaixona, a concluir; a segurança e o sorriso com que voltei a pisar aquele espaço... é uma dádiva!

Não, não o fiz sózinha.
Não, não é apenas obra do tal Tratado de Bolonha.
Não, não vou dar mais explicações.
Mas sim, sei que as pessoas a quem isto também é devido, sabem disso.

21 comentários:

Xuinha Foguetão disse...

Yeahhhhhhhhhh!

Boa Margarida.

Bola prá frente.

Beijocas grandes

Miguel disse...

Coragem? - Já vi que não precisas de mais.
Sorte - Não é baseado nesta que se conseguem essas coisas.
Então, que te posso dizer?
Olha, diverte-te a fazer o que gostas, que poucos disso tem oportunidade.

Bj

Clara disse...

Como sabes, acho lindamente, vai ser optimo ter este assunto concluído e pensares um bocado em coisas que te dão gozo fazer.
Bjs

Rui disse...

Gostava de ter essa relação com a minha Faculdade, mas está muito longe de ser assim. É uma grande pena que tenho. Não significou um décimo daquilo que que queria, daquilo que eu pensava que seria.

Eu demorei bastante a entregar a minha, mas consegui. Foi um alivio.
Não sei se lá volto a entrar.

Ana disse...

"O dificil custa muito
E impossivel, um pouco mais"

Vai em frente,as vezes criamos obstaculos que nos impedem de ser felizes.

nelsonmateus disse...

boa malha! agora há k levar isso até ao fim. :)

Jolie disse...

O que eu precisava de me dar a mim própria esse empurrão...

Força!

reborn disse...

O que interessa é que te sintas feliz ao terminar o teu mestrado :)
Beijinhos*********

Smas disse...

Força, Margarida!
Eu fiz a minha depois do meu filho nascer e foi bastante complicado mas também tive muitas ajudas.
Bjs

Piquinota disse...

:) O importante é que conseguiste encontrar um ponto para avançar e terminar!:) E é também importante que te sintas feliz por isso!:)

Jinhos

Anna^ disse...

Parabéns pela decisão!
Agora é só "bola prá frente" :)

Boa sorte :)

beijinho

gralha disse...

Que bom Margarida! :)
Agarra-te a isso com força agora e a alegria será ainda maior quando vires a obra completa. Mãos à obra!
Beijinhos

Clara disse...

É uma questão de "arregaçar as mangas", certo?

nuvem cor de rosa disse...

:-)
coincidência das coincidências!!!
eu telefonei na semana passada pr os serviços académicos pr saber a qtas ando e tbm vou terminar o meu...

mil bjnhos

tomodoro disse...

Em Universos diferentes passei exactamente pelo mesmo o ano passado, mas no meu caso para me re-inscrever para acabar o curso.

Depois de o deixar praticamente a meio, depois de assim ter estado 9 anos, o ano passado resolvi continuar.

Ao início custou e foi difícil, mas a verdade é que já me voltei a habituar, e a verdade é que o ano passado ainda tinha 3 anos pela frente, este ano já só faltam 2!!

Cláudia disse...

Estou quase sempre no B2 (Dep. Sociologia). Passa por lá! ;o)
Beijinhos e boa sorte (vim aqui via Costinhas numa visita relâmpago à blogosfera).

AnaBond disse...

parabéns...
a minha cunhada também vai fazer o último ano... e tem duas filhas, de 17 e 18 anos.
:)
nunca é tarde... desde que se goste.

Margarida Atheling disse...

Cláudia: que bom saber de ti! Andava a interrogar-me acerca do teu desaparecimento (apesar de achar que deve ter a ver apenas com uma opção tua). O certo é que nem imaginas as vezes que pensei em ti enquanto lá estive ( e mesmo depois).
Podes contar com uma visita! Não te livras! :)
Beijinhos, com saudades!

Ana disse...

boa sorte!!! não que precises porque vais arrasar... beijokas

Anónimo disse...

Esse vício de não ler os mails é que é piorzito!
:-)
Bjs ..da prima

Margarida Atheling disse...

Ai! Prima! Deves ter razão!
É um vício de que não me livro. Eu bem tento...
Vou já ver! :)

Beijinhos