quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Generation Gap

Ontem, a seguir a um jantar tardio telefona-me uma menina, sobrinha de uns amigos. Conheço-a desde pequena, mas esqueço-me da idade dela. Achamos sempre que as crianças serão sempre crianças.
Só que crescem. E não só crescem, como nos surpreendem. De repente têm mundos próprios, vontades próprias, certezas próprias... e faz-me muita confusão. Sim, faz-me! Era capaz de jurar que na idade deles era - e eramos todos - bem mais bem comportadinha, bem mais respeitadora dos mais velhos, bem mais muitas coisas e bem menos, mas muito menos, espevitada, ou, leia-se, desembarassada! Em suma, eles, os miúdos de agora, parecem-me bem mais precoses e a diferença entre eles e nós parece-me, estúpidamente, maior do que a diferença entre nós e - até ! - os nossos pais.


M: Sim?!

C: Olá! Estás boa? Sou eu, a C., sobrinha da I.

(...)

C: Pois era isso; é que gostava de experimentar a saltar obstáculos e como sei que a tua égua é boa nisso lembrei-me de te pedir.

M: Sim, mas (lembrei-me, da última vez que a tinha visto a cavalo, e de como me pareceu pouco segura. Demasiado solta em cima da sela. Saltitava demais, especialmente a trote, para ter segurança num salto) ... olha que é perigoso. Ela é uma animal "difícil" e, além disso, é preciso ter muita segurança a cavalo.

C: Sim, eu sei! Não tenho medo!

M: ( Cá está a maldita impetuosidade dos miúdos!) Pois C., mas olha uma coisa: é mesmo preciso ter muita segurança. É preciso que tu e o cavalo formem, de facto, um conjunto, que se harmonizem nos movimentos, que tu e ele sejam o provolongamento dos movimentos do outro. Tens que aprender a absorver os movimentos do cavalo, e não a contrariá-los, senão saltas em cima da sela. Tens que manter o contacto das tuas pernas à volta dele, e tens que absorver o movimento dele com as ancas. Tens que facilitar, tens que te deixar levar pelo movimento e depois manter a zona dos rins flexível e absorver o movimento com as ancas. É a única maneira de te manteres segura na sela. Os dois têm de ser um.

C: ... (depois de um silêncio prolongado) humm... estou a ver! Isso deve ser fantástico na cama!

M:Como?!?!?!

C: Isso deve ser fantástico na cama!

M: ... (desta vez o silêncio prolongado foi meu!)... Olha, C, nunca tinha pensado nisso! Eu estava a falar de equitação!

C: Eu sei, mas aplicado a outras coisas...

M: Ó C, que idade tens?

C: 12! Faço 13 em 2_ de Novembro.

M: Ah... Só por curiosidade!

(...)


Juro, que não estava preparada para isto!
Não; nós, não eramos assim! Se calhar, nem somos mesmo!
E não foi há assim tanto tempo...!

21 comentários:

Anónimo disse...

Podes crer! Tenho dificuldade de ver uma criança de 12 anos, porque o são ainda, a pensar na sexualidade dessa maneira.
Posso calcular como deves ter ficado! Mesmo sendo de mente jovem, abana-nos.. a mim abana!

Clara disse...

Também fico chocada, pela idade dela, deve ser das novelas que vê ou assim. (posto isto, acho que ela até tem alguma razão naquilo que disse).
Bjs

Maria disse...

eu ja sinto uma grande diferença de geração entre a minha idade (17) e essa, quanto mais vocês...demasiado precoce tb a meu ver.
bjnhno

reborn disse...

Hoje em dia, a maioria das «pitas» é assim...

amigona avó e a neta princesa disse...

Passei para deixar saudades...

Lucia disse...

Não eramos assim de certeza absoluta, eu acho que ainda hoje em dia não seria capaz de fazer esse tipo de conversas com os meus país e eu até me considero uma mente aberta e jovem mas há coisas que não consigo mesmo encarar...
Beijinhos

gralha disse...

É muita Morangada!

Piquinota disse...

LOL LOL Podes crer, nós não eramos assim!!
Eu não creio que aos 12 anos soubessemos sequer "pensar" nessas coisas!

Jinhos

NaRiZiNHo disse...

LOLOLOLOLOLOL
LOLOLOLOLOLOL
LOLOLOLOLOLOL
Ainda eu me queixo da minha afilhada!!!
Coisas de pitas
Estas miúdas ;) :-*

florbola disse...

LOLOLL.... Aos 12 anos eu até corava só com a ideia! Realmente essa menina é um bocadinho precoce!!!

Mas não tenhas dúvidas que em poucos anos isto mudou muito mesmo, já para não falar na Morangada há outra coisa que nós não tinhamos, a INTERNET. O acesso fácil à informação...
Só de imaginar daqui a uns anos a minha filhota ( agora com 2 anos )... Deus me livre!!!

Eu sou do tempo em que com essa idade se brincava na rua ao elástico. E não foi assim há tantos anos ; )
Bj.

tomodoro disse...

Fogo! Relamente as miúdas de hoje em dia são mm mto precoces... tb com aquela morangada toda, estaríamos à espera do quê? ... é o que lhes ensinam!

Sara MM disse...

XIÇA!!!!!!!

inesperado mesmo!!
E um bocado ingrato, perante tanta coisa verdadeira e sábia que lhe explicáste...
Mas adiante, né?! Temos mesmo que ser todos diferentes...

BJss

Unknown disse...

Bolas...
Nessa idade e apesar de um namorico aqui outro ali... alguma vez pensava nessas coisas???
Eu queria era bola... basket, futebol, voley... e quando era dos namoricos... até fugíamos para uma beijoca... lol

enfim... cada vez mais precoces!!!

bjs

isa

Xuinha Foguetão disse...

Acho q n são todos assim...

Se são, estou mesmo desactualizada.

:S:S:S

Smas disse...

Realmente muito precoce!
Eu não sabia nada dessas coisas na idade dela!
Bjs

Smas disse...

Realmente muito precoce!
Eu não sabia nada dessas coisas na idade dela!
Bjs

Rui disse...

É bem verdade. E como será com os nossos filhos, daqui a 12 anos? Estaremos preparados para isso?

Ana disse...

Passei por aqui e nao posso deixar de comentar, aonde moro as miudas com 8 anos ja andam com as unhas pintadas de vermelho,com 12 anos ja parecem que tem 18. Cada vez mais ha prostituicao infantil nas escolas, inclusive, soube ha pouco tempo que as miudas no liceu andam com pulseiras de varias cores, cada cor quer dizer "um prato especial o "menu" o que estao dispostas a fazer e a maior parte delas nao e por dinheiro nao, e mesmo por prazer.
E pensar eu com 12 anos o meu sonho era ser beijada na boca pelo Jim Morrison.
Sabia la que o fulano ja tinha morrido ha uma data de anos.

Ana P. disse...

Humm, um bocadinho precoce...

Beijo

teresa.com disse...

mas olha que a miuda tem razao...
LOL!

gracinha, a artista do burlesco disse...

eeeh.. nao... nao éramos assim... mas depois de ter visto ontem na tv uma menina de 11 anos a dizer que tinha falado com um fulano no messenger que 'parecia um homem formado e pai de filhos', parece-me que nós continuámos no inter-cidades... eles apanharam o TGV